Pink Floyd: 50 anos de "Meddle", disco que virou uma década e uma página importante
Resenha - Meddle - Pink Floyd
Por Eduardo Silva
Postado em 08 de janeiro de 2021
Certa dose de paciência e "apego à regra" me fariam postergar o registro das minhas impressões até o aniversário deste lançamento, que veio ao mundo em outubro de 1971. Porém, o ano acabou de começar e já me peguei pensando que, há exatos 50 anos, Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason provavelmente estavam trabalhando em ajustes finais de arranjos e se preparando para entrar em estúdio. "Meddle" estava por vir e dar o tom daquilo que Pink Floyd se tornaria anos mais tarde.
A virada de década chegou acompanhada de um grupo menos psicodélico e etéreo que aquele observado sob a influência de Syd Barrett anos antes. "Meddle" traz o Pink Floyd de volta ao solo após uma longa jornada, como se buscassem referências em novas paisagens capazes de mostrar um novo caminho por terra. Algumas raízes desta postura se mostram presentes na predominância de violões e pegadas líricas que indicavam recados mais objetivos ao público.
Ao lado A, "A Pillow of Winds" e "Fearless" são exemplos desse teor descritivo e contemplativo de uma vida simples, idealizada e vivida à luz do dia. "One of These Days", por sua vez, traz peso e acidez em sua apresentação "quase-instrumental" (se não fosse a sutil e ameaçadora frase proferida ao minuto 03:36 da faixa). Mesmo diante de tanta surpresa, o grande elemento desafiador do disco está abrigado do outro lado do LP.
"Echoes" soa arrebatadora em todos aspectos possíveis de serem analisados. Pouco mais de 23 minutos de uma viagem que poderia ser convertida em centenas de curta-metragens e exposições de artes plásticas, dada a carga artística ali sintetizada. Uma peça ambiciosa, mas longe de soar pretensiosa ou inacessível a todo e qualquer ouvido. O fechamento perfeito de um começo de década avassalador para a música e para o próprio Pink Floyd.
Há quem defina este disco como o precursor estético de "The Dark Side of the Moon", lançado dois anos depois. Não refuto a tese de imediato, mas sempre que ouço "Meddle" procuro me deter no universo particular de um disco que, se observado à parte da discografia, seria suficiente para explicar a importância de Pink Floyd na cultura pop mundial. Este ano, completamos 50 anos deste verdadeiro presente, dado por quatro britânicos que souberam onde podiam [e ainda podem] nos levar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Morrissey e Johnny Marr deixam guerra de lado para algo relacionado ao The Smiths
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock



Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A música do Pink Floyd de 1969 que David Gilmour diz nunca mais ter ouvido
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


