Korzus: Em 1996, um álbum que trouxe grandes aprendizados
Resenha - KZS - Korzus
Por Ricardo Cunha
Postado em 20 de julho de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O grupo surgiu em meados de 1983. Sua primeira aparição data de outubro daquele ano, quando a formação trazia Marcello Pompeu (vocal), Marcello Nicastro (guitarra), Silvio Golfetti (baixo) e Luiz Maurício S. Oliveira "Brian" (bateria). O primeiro nome da banda foi Hand Of Doom, tirado de uma música da lendária banda Black Sabbath. Porém, logo mudaram para Korzus, que foi tirado literalmente da porta do armário da casa do baterista Zema, – era uma espécie de pichação feita pelo guitarrista Marcos Kekas (Ethan). Dois anos depois, já contando com Silvio, Dick e Pompeu, além de Eduardo Toperman (guitarra) e Maurício "Brian" (bateria), fizeram sua estreia fonográfica com as faixas Guerreiros do Metal e Príncipe da Escuridão na famosa coletânea "SP Metal 2.
KZS foi o primeiro disco que ouvi do Korzus e devo confessar: não fiquei impressionado com aquele thrash metal na linha Biohazard. O som era agressivo e cheio de quebradas legais, mas eu esperava algo na linha dos trabalhos anteriores. Do ponto de vista de um banger inexperiente e radical, claramente, a banda decidiu fazer um mais mais comercial com vista a (talvez) alcançar um público maior, e na ocasião (1996), não aceitei isso muito bem. Aliás, naquela época era muito comum os grupos nacionais buscarem inspiração no som de bandas como Biohazard, Prong e Pantera, ou seja, no que estava na moda. Então, o que temos aqui não é algo, exatamente original, mas cumpriu uma função muito importante na trajetória desta banda. O referido álbum não foi bem aceito pela base de fãs conservadores (na qual me incluía) da banda e, talvez, isso tenha dificultado um pouco as coisas para a banda, pois só vieram a lançar o próximo, Ties of Blood (do qual falaremos em breve) quase 1o anos depois. Ocorre que a banda já demonstrava visão de negócio, além da visão musical que toda banda deve ter. E, fazendo as parcerias certas, a banda voltou em 2004 com discos absolutamente matadores. Todavia, se KZS não é um dos melhores momentos, ele proporcionou lições importantes para a banda (serviu como marco de autocrítica e aprendizado), e para os fãs (mostrou que nenhuma banda pode sobreviver por muito tempo somente de ideais).
A formação que gravou o disco contava como Marcello Pompeu (vocal), Silvio Golfetti (guitarra), Marcelo Nejem (guitarra), Dick Siebert (baixo) e Fernando Schaefer (bateria).
CURIOSIDADE:
Uma das coisas mais legais sobre esse disco é que durante os trabalhos de divulgação, a banda foi convidada para fazer um comercial de biscoitos (cuja marca não lembro), e apareceu nas TVs do Brasil inteiro pagando mico de ator(es). Mas, na prática, foi divertido ver marmanjos com cara de mau se derretendo com os deliciosos biscoitos levados pela vovó. Internally, que era a música de trabalho, foi usada na propaganda e o resultado foi bem interessante.
FONTE: Esteriltipo Blog
https://wp.me/p16vjm-6W1
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
Belchior compôs "Como Nossos Pais" e mostrou para Elis na casa de integrante do Viper
A música que Roger Waters quis tocar com o Pink Floyd no Live 8, mas David Gilmour vetou
Vocalista do DevilDriver manda a real para Bruce Dickinson sobre maconha em shows
Jéssica Falchi comenta sua entrada no Korzus; "É muito especial contribuir nesta nova fase"
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



