Leaden Fumes: Doom dos Alpes em Abandon Ship
Resenha - Abandon Ship - Leaden Fumes
Por Marcelo Rocha Nasser Hissa
Postado em 27 de abril de 2020
Nota: 8
Quando se pensa em celeiros de grandes bandas a Suíça nunca é lembrada, e se formos direcionar ao Doom metal então nem se fale. Contudo se adentrarmos alguns centímetros mais à fundo dos Alpes descobrimos que daquelas entranhas montanhosas surgiram bandas do calibre de Samael, Eluveitie, Triptykon e principalmente Celtic Frost.
O trio suíço Leaden Fume suga das fontes e pratica o Doom Metal descomplicado, apoiado em um baixo compassado, cerceado por guitarras de riffs arrastados e vocais ecoados. Desde os primeiro acordes que abrem o disco Abandon Ship não demonstra pressa, abre mão da velocidade para abraçar o envolvimento. A faixa (Let Burn The) Temple Within é a prova que a banda toma todo o tempo necessário para deixar a música crescer e se desenvolver. Iniciada apenas por samples de voz retiradas sabe-se-lá-de-onde dá passagem ao vocalista Chris Sigdell usar toda sua potência vocal para ancorar a música, evitando que voe para o ar progressivo, principalmente por suas mudanças de andamento nos mais de 9 minutos que duram. Ruthless até cria momentos em que aguça os vocais e aumenta a velocidade, experimentando uma pitada do tempero death-black metal, mas não consegue corromper a receita original. Craving que fecha o álbum abraça a sujeira sludge, contrastando com algumas passagens mais cristalinas.
Sem o atrevimento de querer comparar Leaden Fumes ao panteão de deuses do metal suíço, a banda dá inicio ao seu legado no Doom Metal. O início promissor não propicia garantias de uma carreia brilhante, mas já é o primeiro passo.
Tracklist
1. Abandon Ship 06:52
2. Let Burn the) Temple Within 09:46
3. Ruthless 05:01
4. Asphyxia 05:14
5. Chromophobia 05:26
6. This Bleeding Cavity 04:21
7. Cavity 05:18
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps