H.E.A.T: um álbum de 2020 com a sonoridade dos anos oitenta
Resenha - H.E.A.T II - H.E.A.T
Por Maurício M. Trovó
Postado em 23 de fevereiro de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda sueca H.E.A.T lançou em 2020 seu sexto álbum intitulado H.e.a.t II e com ele resgatou uma sonoridade mais próxima de suas origens. Trata-se do segundo disco após o retorno do guitarrista Dave Dalone à banda.
Ressalto que trago a vocês uma resenha faixa à faixa que representa apenas a minha percepção pessoal, que isso fique bem claro.
A primeira faixa "Rock Your Body" traz ao ouvinte uma boa ideia do que esperar do disco: uma boa música com refrões ao modo das bandas do Glam Rock dos anos 80.
A segunda "Dangerous Ground" traz uma base de guitarras mais pesada e puxada para o metal, o solo de guitarra desta música é muito legal e marcante, é uma faixa mais rápida e explosiva ao mesmo tempo.
A terceira "Come Clean", embora um pouco mais simples, traz um refrão bem pegajoso, característico do gênero de música AOR.
Em seguida o álbum apresenta a faixa "Victory", uma das minhas favoritas, a música traz riffs bem trabalhados e refrão que empolgam a um ouvinte que busca uma música boa para ouvir por exemplo correndo.
Em seguida "We Are Gods" traz um refrão, riffs e canto de Erik Grönwall com talvez uma forte influência no KISS.
Em seguida o disco apresenta a faixa "Adrenaline", um ponto alto do disco, essa faixa foi a que eu mais gostei, na hora que a ouvi ela me remeteu diretamente ao bom estilo de músicas do WHITESNAKE com uma pitada mais alegre ao modo do BON JOVI antigo, isso porque traz riffs de guitarra bem palhetados e com backing vocals que viciam na mente, outra faixa que certamente me servirá para usar de trilha na corrida ou malhação.
"One By One" é a próxima faixa e repete a mesma proposta da faixa anterior, o refrão dessa música poderia entrar em um filme típico dos anos oitenta como do Rocky IV. A voz de Erik faz a diferença nesta banda, o vocalista canta de forma simplesmente espetacular.
A próxima "Nothing to Say" é a balada do álbum, apresenta como sempre um bom refrão apesar de ser a faixa mais lenta do disco.
A oitava "Heaven Must Have" traz uma levada mais próxima do gênero AOR e novamente a banda apresenta uma boa faixa que mostra como essa banda se difere de uma verdadeira "baciada" de novos grupos que tentam hoje em dia resgatar a sonoridade dos anos oitenta mas que fazem apenas faixas sempre similares demais, apresentando o mais do mesmo, sem dúvidas os membros do H.E.A.T são compositores versáteis e diferenciados dentro do gênero que a banda propõe.
A penúltima faixa do álbum "Under The Gun" segue a marca do álbum e da banda, Dave Dalone se destaca executando novamente riffs e solos muito bem construídos.
O álbum se encerra com a faixa "Rise" outra música com guitarras e solos marcantes mas que abusa um pouco na repetição de refrão porém apresenta desta vez o teclado característico da banda mesmo que com uma evidência inferior aos discos anteriores.
De forma geral, a banda surpreende com este lançamento, pessoalmente eu achava difícil que essa banda conseguisse compor um novo disco novamente com a grandeza do excelente Address the Nation de 2012 e com esse disco ela conseguiu ou se aproximou de tal proeza. Eu chutaria que a contribuição de Dave Dalone tenha feito certa diferença no disco, mas é apenas um palpite pessoal.
É um disco recomendado para quem gosta do Glam Metal, AOR, lembrando que essa é a proposta musical original desta banda e seus membros a executam com qualidade neste lançamento que a partir deste ponto de vista é bastante superior ao seu disco antecessor Into de Unknown de 2017.
Talvez a banda só tenha pecado em não arriscar tanto com algumas faixas um pouco fora desta proposta, ainda assim um excelente disco de Hard Rock Melódico para quem gosta deste gênero musical.
Álbum H.E.A.T II Tracklist
1. Rock Your Body 4:04
2. Dangerous Ground 4:07
3. Come Clean 3:44
4. Victory 4:28
5. We Are Gods 4:11
6. Adrenaline 4:26
7. One By One 3:47
8. Nothing To Say 4:08
9. Heaven Must Have Won An Angel 4:42
10. Under The Gun 3:25
11. Rise 4:18
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os sete discos essenciais do Grave Digger
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O show que o Queen encerrou pela metade a pedido dos contratantes
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
G.G. Allin: o extremo dos extremos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



