H.E.A.T: um álbum de 2020 com a sonoridade dos anos oitenta
Resenha - H.E.A.T II - H.E.A.T
Por Maurício M. Trovó
Postado em 23 de fevereiro de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda sueca H.E.A.T lançou em 2020 seu sexto álbum intitulado H.e.a.t II e com ele resgatou uma sonoridade mais próxima de suas origens. Trata-se do segundo disco após o retorno do guitarrista Dave Dalone à banda.
Ressalto que trago a vocês uma resenha faixa à faixa que representa apenas a minha percepção pessoal, que isso fique bem claro.
A primeira faixa "Rock Your Body" traz ao ouvinte uma boa ideia do que esperar do disco: uma boa música com refrões ao modo das bandas do Glam Rock dos anos 80.
A segunda "Dangerous Ground" traz uma base de guitarras mais pesada e puxada para o metal, o solo de guitarra desta música é muito legal e marcante, é uma faixa mais rápida e explosiva ao mesmo tempo.
A terceira "Come Clean", embora um pouco mais simples, traz um refrão bem pegajoso, característico do gênero de música AOR.
Em seguida o álbum apresenta a faixa "Victory", uma das minhas favoritas, a música traz riffs bem trabalhados e refrão que empolgam a um ouvinte que busca uma música boa para ouvir por exemplo correndo.
Em seguida "We Are Gods" traz um refrão, riffs e canto de Erik Grönwall com talvez uma forte influência no KISS.
Em seguida o disco apresenta a faixa "Adrenaline", um ponto alto do disco, essa faixa foi a que eu mais gostei, na hora que a ouvi ela me remeteu diretamente ao bom estilo de músicas do WHITESNAKE com uma pitada mais alegre ao modo do BON JOVI antigo, isso porque traz riffs de guitarra bem palhetados e com backing vocals que viciam na mente, outra faixa que certamente me servirá para usar de trilha na corrida ou malhação.
"One By One" é a próxima faixa e repete a mesma proposta da faixa anterior, o refrão dessa música poderia entrar em um filme típico dos anos oitenta como do Rocky IV. A voz de Erik faz a diferença nesta banda, o vocalista canta de forma simplesmente espetacular.
A próxima "Nothing to Say" é a balada do álbum, apresenta como sempre um bom refrão apesar de ser a faixa mais lenta do disco.
A oitava "Heaven Must Have" traz uma levada mais próxima do gênero AOR e novamente a banda apresenta uma boa faixa que mostra como essa banda se difere de uma verdadeira "baciada" de novos grupos que tentam hoje em dia resgatar a sonoridade dos anos oitenta mas que fazem apenas faixas sempre similares demais, apresentando o mais do mesmo, sem dúvidas os membros do H.E.A.T são compositores versáteis e diferenciados dentro do gênero que a banda propõe.
A penúltima faixa do álbum "Under The Gun" segue a marca do álbum e da banda, Dave Dalone se destaca executando novamente riffs e solos muito bem construídos.
O álbum se encerra com a faixa "Rise" outra música com guitarras e solos marcantes mas que abusa um pouco na repetição de refrão porém apresenta desta vez o teclado característico da banda mesmo que com uma evidência inferior aos discos anteriores.
De forma geral, a banda surpreende com este lançamento, pessoalmente eu achava difícil que essa banda conseguisse compor um novo disco novamente com a grandeza do excelente Address the Nation de 2012 e com esse disco ela conseguiu ou se aproximou de tal proeza. Eu chutaria que a contribuição de Dave Dalone tenha feito certa diferença no disco, mas é apenas um palpite pessoal.
É um disco recomendado para quem gosta do Glam Metal, AOR, lembrando que essa é a proposta musical original desta banda e seus membros a executam com qualidade neste lançamento que a partir deste ponto de vista é bastante superior ao seu disco antecessor Into de Unknown de 2017.
Talvez a banda só tenha pecado em não arriscar tanto com algumas faixas um pouco fora desta proposta, ainda assim um excelente disco de Hard Rock Melódico para quem gosta deste gênero musical.
Álbum H.E.A.T II Tracklist
1. Rock Your Body 4:04
2. Dangerous Ground 4:07
3. Come Clean 3:44
4. Victory 4:28
5. We Are Gods 4:11
6. Adrenaline 4:26
7. One By One 3:47
8. Nothing To Say 4:08
9. Heaven Must Have Won An Angel 4:42
10. Under The Gun 3:25
11. Rise 4:18
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde


"Erik Gronwall é incrível e ainda faz parte do H.E.A.T", diz vocalista Kenny Leckremo
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


