Diego Mascate: segunda parte de trilogia estabelece cantor na cena underground
Resenha - Na Estrada, Antes da Curva - Diego Mascate
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 18 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Para lançar seu segundo disco solo, o cantor e compositor goiano Diego de Moraes se travestiu de sua alcunha Diego Mascate e marcou 2019 com Na Estrada, Antes da Curva, a segunda parte de sua trilogia iniciada em 2014 com A. C..
Dividida em duas metades, uma rock (acompanhada pela banda de apoio batizada com o sugestivo nome... "Banda de Apoio") e outra folk (Bringing It All Back Home, é você?) sustentada por Diego sozinho, a obra contrapõe suas duas facetas da música, que envolvem a pegada rock e crua e aquele "quê" mais folk e pé (descalço) no chão.
Abrimos com o meio samba, meio rock "Escroto Visionário", com letras ácidas e sarcásticas sobre o panorama sociopolítico nacional. A acidez é reproduzida na alternativa "Fraldas Descartáveis" e na punk "Punk Rico".
Uma dupla completa a primeira metade do trabalho. Uma das faixas é o indie "Iludido", apoteoticamente aberto com um trecho do Hino da Independência do Brasil e encerrado com o riff de "Seventh Nation Army", dos The White Stripes (em referência ao início da carreira de Diego, quando tocava violão acompanhado pela irmã na bateria).
A outra é o rock interiorano "Confusão", cuja pegada country faz o elo perfeito com a segunda metade, toda folk e acústica.
E ela já abre com a novamente sarcástica e de humor negro "Já Pensei", seguida da progressivamente nua e crua "Um Não Vive Sem o Outro", a crítica da pós-verdade "Mentira" e o "Sambinha Redentor" (estilisticamente autoexplicativo).
Mas o charme desta segunda metade é o encerramento "Vida e Morte de Diego de Moraes": uma biografia musicada com toques de Bob Dylan, Raul Seixas, Xangai, João Bosco e outros, onde tudo fica muito bem explicadinho, inclusive a origem da alcunha "Diego Mascate".
Na Estrada, Antes da Curva confirma Diego como nome que vale a pena na cena underground brasileira - a rural e ao mesmo tempo a urbana. O que será que a conclusão da trilogia nos reservará?
Abaixo, o lyric video de "Fraldas Descartáveis":
Track-list:
1. "Escroto Visionário"
2. "Iludido"
3. "Fraldas Descartáveis"
4. "Punk Rico"
5. "Confusão"
6. "Já Pensei"
7. "Um Não Vive Sem o Outro"
8. "Mentira"
9. "Sambinha Redenção"
10. "Vida e Morte de Diego de Moraes"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/diegomascate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A melhor banda que Paul Stanley, vocalista do Kiss, já viu ao vivo
O clássico do Angra gravado por Andre Matos que é difícil de cantar, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que ficaram bem maiores do que o esperado, segundo o Reddit


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



