Facing Fear: Heavy Metal carioca sobre lenda maranhense

Resenha - Ana Jansen - Facing Fear

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo M. Brauna
Enviar correções  |  Ver Acessos

O single "Enfrentando o Medo" (2017) marcou a estreia da Facing Fear em estúdio, mas foi com o EP "Lutaremos pelo Metal" (2017) que "Terry Painkiller" (vocal), Raphael Dantas (guitarra e backing vocal), Nathalia Souza (baixo e backing vocal) e Vall Maranhão (bateria e backing vocal) chamaram a atenção do público que, em 2019, aplaudiu o lançamento do primeiro álbum completo, "Ana Jansen".

Facing Fear: veja execução da nova música "We Will Arrive" no Fofinho Rock ClubDave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O CD foi alvo de várias críticas e comparações devido ao som e ilustração da capa, muitos até passaram a associar a banda ao movimento New Wave Of Traditional Heavy Metal (NWOTHM). De fato, temos aqui uma Facing Fear detalhista não só pela parte sonora com palhetadas firmes, andamentos alternados, solos penetrantes, melodia refinada e vocal agudo, como pela estética cheia de cores e couro. Existe coisa mais oitentista?

Todas as músicas de "Ana Jansen" foram compostas ou têm o dedo de Raphael, incluindo o single "Hell's Killer" que divulgou o álbum. A canção que abre o play traz a habitual energia da Facing Fear ampliada pela produção arrojada de Luke D. Couto (Fire Strike), que adicionou teclados em alguns trechos. O músico e produtor paulista, por possuir habilidades com bandas como a Facing Fear, acertou em cheio no feeling que este disco exigia.

Entre as dez faixas do álbum está "I Wanna Play the Sound" que é uma das mais conhecidas pelo público, da qual a versão original está em "Lutaremos pelo Metal". A versão do full-length ganhou uma pegada mais pesada, graças à cozinha de Val e Nathalia que ficou bem mais agressiva.

Se existe uma coisa bem anos oitenta são aquelas baladas que arrancam no seu decorrer. Quem não se lembra da famosa "Fade to Black" do Metallica ou "Children of the Damned" do Iron Maiden? O refrão desta última, por exemplo, parece ter servido de molde ao de "Calling Me", que possui um solo eletrizante.

Falando em influências, no encarte do álbum a banda menciona várias referências como Raven, Judas Priest, Picture e até Secos e Molhados, porém, a lembrança do Accept que está presente em quase todo o álbum, seja nos refrãos ou no estilo de Terry cantar em "Snow Witch (Yuki-Onna)", não é mencionada, aliás, esta música e a seguinte "We Are Facing Fear", levam sua coautoria.

O CD se encerra com a enigmática história de "Ana Jansen", uma mulher poderosa de São Luís (MA) que ficou conhecida pela crueldade com escravos. A música é uma das mais ricas em melodia, e para o clima harmonizar melhor com a proposta, a letra é cantada em português.

O álbum "Ana Jansen" é um salto na qualidade de estúdio da Facing Fear, são canções ótimas, produção lapidada e ilustrações perfeitas partindo da capa de Eduardo Untura ao design de Júlio César. Não resta dúvida de que este quarteto carioca nasceu para escrever seu nome na história do metal brasileiro.

Track list:

01 Hell's Killer
02 Tragedy / The Lonely Soldier
03 Until The End
04 I Wanna Play The Sound
05 Run For My Life
06 Calling Me
07 War of Lies
08 Snow Witch (Yuki-onna)
09 We Are Facing Fear
10 Ana Jansen


Outras resenhas de Ana Jansen - Facing Fear

Facing Fear: Uma das melhores coisas feitas por bandas do gênero este




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Facing Fear"


Facing Fear: veja execução da nova música "We Will Arrive" no Fofinho Rock ClubFacing Fear: Uma das melhores coisas feitas por bandas do gênero esteFacing Fear: novo álbum Ana Jansen pelo selo digital Roadie MetalFacing Fear: é chegado o lançamento de Ana JansenFacing Fear: série de vídeos e informações sobre o álbum Ana JansenTank, Facing Fear e Dancing Flame: lançamentos pela Classic Metal RecordsFacing Fear: Fãs e amigos de Raphael Dantas se mobilizamFacing Fear: Metal tradicional aos moldes do que foi feito nos 80sFacing Fear: banda solta single como pré-lançamento de álbumFacing Fear: EP Lutaremos pelo Metal disponibilizado para streaming

Dave Mustaine: Kiko é o primeiro que me intimida desde FriedmanDave Mustaine
"Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"

Fotos de Infância: Amy Lee, do Evanescence, muito antes da famaFotos de Infância
Amy Lee, do Evanescence, muito antes da fama


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

adGoo336