Carbônica: incendiando nossos ouvidos com urgências urbanas e pessoais
Resenha - Carbônica - Carbônica
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 21 de outubro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi necessário mais de uma década de shows, EPs e iniciativas culturais dignas de nota até que o power trio guarulhense Carbônica finalmente lançasse seu primeiro disco cheio, autointitulado.

Seria um tanto injusto dizer que ele coloca os rapazes no mapa do rock nacional porque uma banda que protagoniza projetos como o selo CLAM, as intervenções culturais CLAMdestino e a festa Noites Inflamáveis evidentemente é uma banda que respira, come e caga música já há algum tempo, dispensando a necessidade de um trabalho "formal" para cravar seu nome em algum lugar. E essa dedicação toda se reflete na intensidade deste trabalho.
Ele reúne algumas pérolas que foram lançadas anteriormente nos três primeiros EPs do grupo: "Se a Cidade Parar", do Rock Puro e Sem Gelo; "Agora Eu Te Bebo", "Você Quer Pecar" e "Até no Caos", do Inflamável; e "Augusta", do TR3S. E olha que muita coisa boa ainda ficou de fora...
A boa notícia é que essas faixas "rejeitadas" deram espaço para outras maravilhas: nomeadamente, "Inflamável", "Sangue", "Quem Nunca", "Lama" e "Loucura".
As dez canções ora dialogam diretamente com as urgências do cidadão médio paulistano ("Se a Cidade Parar", "Quem Nunca" (com uma linha de baixo que deixaria Adam Clayton com um sorriso no rosto), "Até no Caos"), ora versam sobre questões mais pessoais ("Inflamável", "Agora Eu Te Bebo", "Você Quer Pecar", "Loucura").
"Augusta", com uma letra dúbia que pode estar se referindo tanto à famosa rua boêmia paulistana quanto a uma moça qualquer, traça uma interessante ponte entre esses universos temáticos do Carbônica.
A faixa mais surpreendente talvez seja "Lama". A letra é recheada de críticas sociopolíticas, mas o nome parece ter também inspirado uma roupagem com aromas de manguebeat - aquele estilo consagrado no clássico absoluto Da Lama ao Caos, de Chico Science & Nação Zumbi.
O álbum Carbônica faz jus à sua proposta. E quando falo "proposta", refiro-me ao projeto como um todo e sua vibe incendiária. Desde a capa até o último acorde, o trio se propõe a colocar fogo em nossos ouvidos e mentes com música de qualidade e letras com as quais você provavelmente se identificará, em maior ou menor grau.
Abaixo, o clipe de "Até no Caos":
Track-list:
1. "Inflamável"
2. "Se a Cidade Parar"
3. "Sangue"
4. "Agora Eu Te Bebo"
5. "Quem Nunca"
6. "Augusta"
7. "Você Quer Pecar"
8. "Lama"
9. "Loucura"
10. "Até no Caos"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/carbônica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
"Acho que o brasileiro se odeia, aqui parece que o cara só pode chegar a um certo nível"
A reação de Charles Gavin, dos Titãs, ao encontrar seu grande ídolo do rock inglês
O disco de "rock cafona" que iludiu Max e Iggor Cavalera pela capa macabra



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



