Carbônica: incendiando nossos ouvidos com urgências urbanas e pessoais
Resenha - Carbônica - Carbônica
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 21 de outubro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi necessário mais de uma década de shows, EPs e iniciativas culturais dignas de nota até que o power trio guarulhense Carbônica finalmente lançasse seu primeiro disco cheio, autointitulado.
Seria um tanto injusto dizer que ele coloca os rapazes no mapa do rock nacional porque uma banda que protagoniza projetos como o selo CLAM, as intervenções culturais CLAMdestino e a festa Noites Inflamáveis evidentemente é uma banda que respira, come e caga música já há algum tempo, dispensando a necessidade de um trabalho "formal" para cravar seu nome em algum lugar. E essa dedicação toda se reflete na intensidade deste trabalho.
Ele reúne algumas pérolas que foram lançadas anteriormente nos três primeiros EPs do grupo: "Se a Cidade Parar", do Rock Puro e Sem Gelo; "Agora Eu Te Bebo", "Você Quer Pecar" e "Até no Caos", do Inflamável; e "Augusta", do TR3S. E olha que muita coisa boa ainda ficou de fora...
A boa notícia é que essas faixas "rejeitadas" deram espaço para outras maravilhas: nomeadamente, "Inflamável", "Sangue", "Quem Nunca", "Lama" e "Loucura".
As dez canções ora dialogam diretamente com as urgências do cidadão médio paulistano ("Se a Cidade Parar", "Quem Nunca" (com uma linha de baixo que deixaria Adam Clayton com um sorriso no rosto), "Até no Caos"), ora versam sobre questões mais pessoais ("Inflamável", "Agora Eu Te Bebo", "Você Quer Pecar", "Loucura").
"Augusta", com uma letra dúbia que pode estar se referindo tanto à famosa rua boêmia paulistana quanto a uma moça qualquer, traça uma interessante ponte entre esses universos temáticos do Carbônica.
A faixa mais surpreendente talvez seja "Lama". A letra é recheada de críticas sociopolíticas, mas o nome parece ter também inspirado uma roupagem com aromas de manguebeat - aquele estilo consagrado no clássico absoluto Da Lama ao Caos, de Chico Science & Nação Zumbi.
O álbum Carbônica faz jus à sua proposta. E quando falo "proposta", refiro-me ao projeto como um todo e sua vibe incendiária. Desde a capa até o último acorde, o trio se propõe a colocar fogo em nossos ouvidos e mentes com música de qualidade e letras com as quais você provavelmente se identificará, em maior ou menor grau.
Abaixo, o clipe de "Até no Caos":
Track-list:
1. "Inflamável"
2. "Se a Cidade Parar"
3. "Sangue"
4. "Agora Eu Te Bebo"
5. "Quem Nunca"
6. "Augusta"
7. "Você Quer Pecar"
8. "Lama"
9. "Loucura"
10. "Até no Caos"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/carbônica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Baterista Pete Sandoval (Terrorizer, ex-Morbid Angel) revela diagnóstico de autismo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
João Gordo relembra quando visitou Elke Maravilha e se impressionou com cachaça
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



