Green Day: quinze anos de uma obra atemporal
Resenha - American Idiot - Green Day
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No início do século, a situação do Green Day não era exatamente das melhores. As vendas do disco "Warning" (2000) não foram grande coisa, os integrantes já não estavam em harmonia e o líder Billie Joe Armstrong passava por um momento conturbado em sua vida pessoal. Era hora de uma mudança. E essa mudança se deu com o lançamento do sétimo disco de estúdio do grupo, "American Idiot", lançado em 20 de setembro de 2004.
O disco causou um grande impacto desde o seu lançamento, mérito das ótimas músicas, que bombardearam tanto a tv quanto estações de rádio. Se a popularidade do grupo estava em baixa, com "American Idiot" as coisas mudaram de figura.
O som da banda continuava com a energia da década anterior, mas estava bem mais lapidado, o que pode ser percebido na ótima e emocionante "Jesus Of Suburbia" (que beira os DEZ minutos de duração e conta e narra a historia do personagem central do disco), na sensacional "Homecoming", em "Boulevard Of Broken Dreams" (excelente balada), na tocante e maravilhosa "Wake Me Up When September Ends" e até mesmo na rápida "Shoplifter". Também vale relembrar a forte "Give Me Novacaine", a rápida "She´s A Rebel" e "Whatsername", que encerra o álbum de maneira competente.
A temática do álbum gira em torno da controversa política dos EUA (na época presidido por George W. Bush) e os efeitos da Guerra do Iraque na sociedade do País. As críticas mais acentuadas ficam por conta de "American Idiot" e "Holiday".
Ao longo de suas 13 faixas e quase uma hora de duração, o que chega a ser uma eternidade para uma banda de pop punk, o Green Day atingiu um nível de excelência anteriormente alcançado apenas no ótimo "Dookie". Através de uma mistura de elementos do passado com toques de música alternativa dos anos 2000, a banda escreveu uma obra atemporal, que figura entre os lançamentos mais icônicos deste início de século.
Ano de lançamento: 2004
Faixas:
"American Idiot"
"Jesus Of Suburbia"
"Holiday"
"Boulevard Of Broken Dreams"
"Are We The Waiting"
"St. Jimmy"
"Give Me Novacaine"
"She´s A Rebel"
"Extraordinary Girl"
"Letterbomb"
"Wake Me Up When September Ends"
"Homecoming"
"Whatsername"
Formação:
Billie Joe Armstrong: vocal/guitarra
Mike Dirnt: baixo/vocais de apoio
Tré Cool: bateria/percussão/vocais de apoio
Outras resenhas de American Idiot - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas

O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


