Green Day: quinze anos de uma obra atemporal
Resenha - American Idiot - Green Day
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de setembro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No início do século, a situação do Green Day não era exatamente das melhores. As vendas do disco "Warning" (2000) não foram grande coisa, os integrantes já não estavam em harmonia e o líder Billie Joe Armstrong passava por um momento conturbado em sua vida pessoal. Era hora de uma mudança. E essa mudança se deu com o lançamento do sétimo disco de estúdio do grupo, "American Idiot", lançado em 20 de setembro de 2004.
O disco causou um grande impacto desde o seu lançamento, mérito das ótimas músicas, que bombardearam tanto a tv quanto estações de rádio. Se a popularidade do grupo estava em baixa, com "American Idiot" as coisas mudaram de figura.
O som da banda continuava com a energia da década anterior, mas estava bem mais lapidado, o que pode ser percebido na ótima e emocionante "Jesus Of Suburbia" (que beira os DEZ minutos de duração e conta e narra a historia do personagem central do disco), na sensacional "Homecoming", em "Boulevard Of Broken Dreams" (excelente balada), na tocante e maravilhosa "Wake Me Up When September Ends" e até mesmo na rápida "Shoplifter". Também vale relembrar a forte "Give Me Novacaine", a rápida "She´s A Rebel" e "Whatsername", que encerra o álbum de maneira competente.
A temática do álbum gira em torno da controversa política dos EUA (na época presidido por George W. Bush) e os efeitos da Guerra do Iraque na sociedade do País. As críticas mais acentuadas ficam por conta de "American Idiot" e "Holiday".
Ao longo de suas 13 faixas e quase uma hora de duração, o que chega a ser uma eternidade para uma banda de pop punk, o Green Day atingiu um nível de excelência anteriormente alcançado apenas no ótimo "Dookie". Através de uma mistura de elementos do passado com toques de música alternativa dos anos 2000, a banda escreveu uma obra atemporal, que figura entre os lançamentos mais icônicos deste início de século.
Ano de lançamento: 2004
Faixas:
"American Idiot"
"Jesus Of Suburbia"
"Holiday"
"Boulevard Of Broken Dreams"
"Are We The Waiting"
"St. Jimmy"
"Give Me Novacaine"
"She´s A Rebel"
"Extraordinary Girl"
"Letterbomb"
"Wake Me Up When September Ends"
"Homecoming"
"Whatsername"
Formação:
Billie Joe Armstrong: vocal/guitarra
Mike Dirnt: baixo/vocais de apoio
Tré Cool: bateria/percussão/vocais de apoio
Outras resenhas de American Idiot - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
Jornalista diz que Guns N' Roses é o "Neymar do rock and roll"
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal

25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


