Fifth Angel: o retorno de uma lenda do metal norte-americano
Resenha - Keep It True - Fifth Angel
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2019
O power metal produzido nos Estados Unidos é diferente daquele que vem da Alemanha, a maior produtora de bandas do estilo. Enquanto os germânicos sempre apostaram na velocidade e na melodia, além da aproximação com a música erudita, os americanos historicamente sempre deram mais ênfase para o lado "power" da coisa, com canções mais pesadas e agressivas.
O Fifth Angel é um exemplo dessa diferença. Surgida em Seattle em 1984, a banda gravou dois álbuns cultuados – "Fifth Angel" (1986) e "Time Will Tell" (1989) -, e acabou ficando pelo caminho com a chegada avassaladora do grunge. O retorno só rolou em 2010, com um convite para encabeçar o festival alemão Keep It True. A recepção foi muito positiva, e o grupo voltou para a Alemanha em 2017 para tocar mais uma vez no festival. A Nuclear Blast, principal gravadora de heavy metal do planeta, se mostrou interessada em um material inédito, e ele tomou forma em 2018 com o lançamento de "The Third Secret", que acaba de ganhar edição nacional pela Shinigami Records.
O Fifth Angel atual conta com Kendall Bechtel (vocal e guitarra), John Macko (baixo) e Ken Mary (bateria). A classe continua a mesma, e diria que até mais eficiente com a chegada da experiência e a maturidade que só a idade traz. "The Third Secret" contém dez músicas do clássico metal norte-americano, com riffs em profusão, solos bem construídos e melodiosos, andamentos predominantemente mais cadenciados e a saudável aproximação com o hard rock. A banda entrega sempre boas linhas vocais que levam a refrãos fortes, o que torna a experiência de ouvir o disco algo bem prazeroso.
Bem produzido, "The Third Secret" possui um conjunto de canções bastante desenvolvidas e fortes, onde os destaques vão para a abertura "Stars Are Falling", a imediatamente agradável "We Will Rise", a ótima "Dust to Dust" (a melhor do disco, na minha opinião) e para a balada "Can You Hear Me".
Um bom retorno, que irá agradar não apenas os fãs veteranos, mas também todo fã de um heavy metal bem feito e com pegada tradicional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Alter Bridge, um novo recomeço
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
A melhor música que George Harrison compôs para os Beatles, segundo George Martin
Bruce Dickinson passou a se chamar assim pois seu nome original é igual ao de Paul Di'Anno
O que faria Humberto Gessinger voltar com os Engenheiros do Hawaii, segundo jornalista


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho



