Fifth Angel: o retorno de uma lenda do metal norte-americano
Resenha - Keep It True - Fifth Angel
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2019
O power metal produzido nos Estados Unidos é diferente daquele que vem da Alemanha, a maior produtora de bandas do estilo. Enquanto os germânicos sempre apostaram na velocidade e na melodia, além da aproximação com a música erudita, os americanos historicamente sempre deram mais ênfase para o lado "power" da coisa, com canções mais pesadas e agressivas.
O Fifth Angel é um exemplo dessa diferença. Surgida em Seattle em 1984, a banda gravou dois álbuns cultuados – "Fifth Angel" (1986) e "Time Will Tell" (1989) -, e acabou ficando pelo caminho com a chegada avassaladora do grunge. O retorno só rolou em 2010, com um convite para encabeçar o festival alemão Keep It True. A recepção foi muito positiva, e o grupo voltou para a Alemanha em 2017 para tocar mais uma vez no festival. A Nuclear Blast, principal gravadora de heavy metal do planeta, se mostrou interessada em um material inédito, e ele tomou forma em 2018 com o lançamento de "The Third Secret", que acaba de ganhar edição nacional pela Shinigami Records.
O Fifth Angel atual conta com Kendall Bechtel (vocal e guitarra), John Macko (baixo) e Ken Mary (bateria). A classe continua a mesma, e diria que até mais eficiente com a chegada da experiência e a maturidade que só a idade traz. "The Third Secret" contém dez músicas do clássico metal norte-americano, com riffs em profusão, solos bem construídos e melodiosos, andamentos predominantemente mais cadenciados e a saudável aproximação com o hard rock. A banda entrega sempre boas linhas vocais que levam a refrãos fortes, o que torna a experiência de ouvir o disco algo bem prazeroso.
Bem produzido, "The Third Secret" possui um conjunto de canções bastante desenvolvidas e fortes, onde os destaques vão para a abertura "Stars Are Falling", a imediatamente agradável "We Will Rise", a ótima "Dust to Dust" (a melhor do disco, na minha opinião) e para a balada "Can You Hear Me".
Um bom retorno, que irá agradar não apenas os fãs veteranos, mas também todo fã de um heavy metal bem feito e com pegada tradicional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



