Alter Bridge: voando alto com o seu hard rock

Resenha - Last Hero - Alter Bridge

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Este é o primeiro CD do Alter Bridge que tenho na minha coleção. Recebi da Hellion Records, que lançou o disco aqui no Brasil. É o quarto álbum da banda e saiu lá fora em 2016. O vocalista é o Myles Kennedy, que conheci pelo trabalho que ele faz com o Slash nos discos solo do guitarrista do Guns N' Roses. Gosto do timbre do Myles, e aqui ele canta pra caramba. O restante da banda todo mundo conhece, mesmo sem saber: tratam-se de Mark Tremonti (guitarra), Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria), que fizeram um enorme sucesso em todo o mundo com o Creed entre o final dos anos 1990 e o início da década de 2000.

Alter Bridge: confira "Take The Crown", nova música com lyric videoUltimate Classic Rock: as filhas mais belas dos rockstars

O som do Alter Bridge é um hard rock bem pesado, com destaque para as guitarras de Tremonti. O trabalho dele aqui não tem muito a ver com o que ele fez no Creed, já que as guitarras exploram riffs e andamentos bastante próximos ao heavy metal em diversos momentos, sempre utilizando timbres contemporâneos e com uma abordagem bem atual. O lado hard rock do Alter Bridge se manifesta muito pela onipresença de melodias e pelos refrãos, que sempre convidam o ouvinte a cantar junto. É pesado e acessível na medida certa, além de muito bem feito, com um exemplar trabalho de composição. Não à toa, a banda cresceu bastante em todo o mundo e esse disco em especial recebeu reviews muito positivos, além de se destacar nas paradas dos Estados Unidos e Inglaterra - oitavo e terceiro lugares, respectivamente.

Ao todo temos quatorze músicas, sendo que uma delas é bônus - "Last of Our Kind". A produção, feita por Michael Baskette (Slash, Trivium) é muito boa, e ressalta a pegada moderna da banda. O peso é um destaque certo, e funciona muito bem em músicas como "The Other Side", por exemplo. O contraste entre a agressividade das guitarras e a acessibilidade dos vocais de Myles é um dos trunfos da fórmula do Alter Bridge, e uma característica que a banda sabe explorar muito bem. A radiofônica e certeira "My Champion" é um exemplo perfeito disso.

É admirável a capacidade criativa do trio Tremonti, Marshall e Phillips, liderados pelo guitarrista, em conseguir se descolar do Creed (que muita gente critica, mas que vendeu milhões de discos e foi uma das maiores bandas do início dos anos 2000) e desenvolvendo uma nova sonoridade que traz pouquíssimas lembranças do passado.

Ainda que a duração e a quantidade de faixas soe um pouco excessiva, o Alter Bridge entregou um trabalho certeiro em "The Last Hero". O disco é o álbum mais maduro do quarteto norte-americano e o passaporte perfeito para a banda crescer ainda mais mundo afora.


Outras resenhas de Last Hero - Alter Bridge

Alter Bridge: The Last Hero é dos melhores álbuns dos últimos anosAlter Bridge: Um dos melhores discos de 2016Alter Bridge: entregando aos fãs mais uma épica viagem musicalAlter Bridge: Álbum eleva o nível musical da aclamada bandaAlter Bridge: Mais melódico e surpreendente em "The Last Hero"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alter Bridge"


Alter Bridge: confira "Take The Crown", nova música com lyric videoAlter Bridge: ouça "Pay No Mind", mais uma nova música da bandaAlter Bridge: álbum Walk Tke Sky será lançado em edição nacional

Myles Kennedy: os 10 discos que mudaram a vida deleMyles Kennedy
Os 10 discos que mudaram a vida dele

Estreias: 20 ótimas músicas que abrem discografiasEstreias
20 ótimas músicas que abrem discografias

Separados no nascimento: Kevin Bacon e Myles KennedySeparados no nascimento
Kevin Bacon e Myles Kennedy


Ultimate Classic Rock: as filhas mais belas dos rockstarsUltimate Classic Rock
As filhas mais belas dos rockstars

Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião deleSteve Vai
As 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Guitarristas: 15 músicos que provavelmente você não conheceMusas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmenteThe Walking Dead: ouça a música tema em ótima versão metalMonsters Of Rock 2015: conheça a loira que "deu um show" com o Steel Panther

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336