Alter Bridge: voando alto com o seu hard rock
Resenha - Last Hero - Alter Bridge
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2019
Este é o primeiro CD do Alter Bridge que tenho na minha coleção. Recebi da Hellion Records, que lançou o disco aqui no Brasil. É o quarto álbum da banda e saiu lá fora em 2016. O vocalista é o Myles Kennedy, que conheci pelo trabalho que ele faz com o Slash nos discos solo do guitarrista do Guns N’ Roses. Gosto do timbre do Myles, e aqui ele canta pra caramba. O restante da banda todo mundo conhece, mesmo sem saber: tratam-se de Mark Tremonti (guitarra), Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria), que fizeram um enorme sucesso em todo o mundo com o Creed entre o final dos anos 1990 e o início da década de 2000.
O som do Alter Bridge é um hard rock bem pesado, com destaque para as guitarras de Tremonti. O trabalho dele aqui não tem muito a ver com o que ele fez no Creed, já que as guitarras exploram riffs e andamentos bastante próximos ao heavy metal em diversos momentos, sempre utilizando timbres contemporâneos e com uma abordagem bem atual. O lado hard rock do Alter Bridge se manifesta muito pela onipresença de melodias e pelos refrãos, que sempre convidam o ouvinte a cantar junto. É pesado e acessível na medida certa, além de muito bem feito, com um exemplar trabalho de composição. Não à toa, a banda cresceu bastante em todo o mundo e esse disco em especial recebeu reviews muito positivos, além de se destacar nas paradas dos Estados Unidos e Inglaterra - oitavo e terceiro lugares, respectivamente.
Ao todo temos quatorze músicas, sendo que uma delas é bônus - "Last of Our Kind". A produção, feita por Michael Baskette (Slash, Trivium) é muito boa, e ressalta a pegada moderna da banda. O peso é um destaque certo, e funciona muito bem em músicas como "The Other Side", por exemplo. O contraste entre a agressividade das guitarras e a acessibilidade dos vocais de Myles é um dos trunfos da fórmula do Alter Bridge, e uma característica que a banda sabe explorar muito bem. A radiofônica e certeira "My Champion" é um exemplo perfeito disso.
É admirável a capacidade criativa do trio Tremonti, Marshall e Phillips, liderados pelo guitarrista, em conseguir se descolar do Creed (que muita gente critica, mas que vendeu milhões de discos e foi uma das maiores bandas do início dos anos 2000) e desenvolvendo uma nova sonoridade que traz pouquíssimas lembranças do passado.
Ainda que a duração e a quantidade de faixas soe um pouco excessiva, o Alter Bridge entregou um trabalho certeiro em "The Last Hero". O disco é o álbum mais maduro do quarteto norte-americano e o passaporte perfeito para a banda crescer ainda mais mundo afora.
Outras resenhas de Last Hero - Alter Bridge
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) acredita que a IA dominará tudo em breve
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


