Prophets of Rage: estreia do supergrupo poderia render mais
Resenha - Prophets of Rage - Prophets of Rage
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 28 de junho de 2019
O Prophets of Rage é a união dos instrumentistas do Rage Against the Machine - o guitarrista Tom Morello, o baixista Tim Commerford e o baterista Brad Wilk - com os rappers B-Real (do Cypress Hill) e Chuck D (do Public Enamy), mais o DJ Lord (também do Public Enemy). Ou seja: sai o discurso de Zack de la Rocha e entra a poesia igualmente contestadora de Chuck e Real. Musicalmente, o que sai das caixas é a sonoridade de uma das mais importantes e originais bandas dos anos 1990 turbinada pelos versos de duas das das mais lendárias vozes do rap.
Prophets of Rage - Mais Novidades
Logicamente, tudo isso faz com que o auto-intitulado primeiro disco da banda tenha a política como tema principal das letras, ainda mais por ter sido lançado em 2017, logo após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O álbum, que foi ignorado pelas gravadoras brasileiras, finalmente chegou ao mercado nacional em uma iniciativa digna de elogios da Hellion Records, que foi atrás de um título que a representando brasileira da Fantasy Records não teve interesse em disponibilizar por aqui.
O CD vem com doze faixas e foi produzido por Brendan O’Brien (Pearl Jam, Bob Dylan, AC/DC). Há momentos em que a herança do Rage Against the Machine ganha destaque, como em "Living on the 110", e outros onde a banda parece querer fugir da identidade sonora de outrora. Isso faz com que algumas canções acabem perdendo força e vaguem por um caminho sem muito foco, como fica claro no trio de faixas que abre o disco - "Radical Eyes", "Unfuck the World" e "Legalize Me". Essas faixas não trazem a raiva e a indignação nas interpretações vocais que se esperaria de uma união entre forças artísticas tão provocadoras.
Muito dessa sensação vem da abordagem que Morello adotou na guitarra. Ele não utiliza as notas marcantes dos tempos do RATM, onde a sua guitarra era quase percussiva e os acordes despejavam uma espécie de rap faiscante, e tampouco trilha caminho semelhante ao Audioslave, onde alternou momentos de peso explosivo com outros de puro lirismo. É louvável, e perfeitamente entendível, que um instrumentista do calibre de Morello não queira se repetir, no entanto a maneira como ele coloca a sua guitarra na maioria das canções deste primeiro álbum do Prophets of Rage deixa a sensação de que a coisa poderia render muito mais do que efetivamente rendeu.
Independente desses aspectos, o fato é que trata-se de um trabalho marcante e até mesmo histórico por reunir músicos que sempre tiveram um discurso semelhante e que aqui juntaram forças para expressar o que sentem em relação ao momento atual do mundo.
Outras resenhas de Prophets of Rage - Prophets of Rage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Iron Maiden: as 20 melhores músicas da "Era de Ouro"
Como a morte violenta do namorado bem na sua frente mudou a vida de Rob Halford
Robert Trujillo fala da promessa feita para Cliff Burton, e diz que nunca pisará na bola


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



