Alice Cooper: Along Came A Spider é concisamente conceitual
Resenha - Along Came A Spider - Alice Cooper
Por Neimar Secco
Postado em 28 de maio de 2019
Sheryl Cooper, a eterna namorada /esposa de Alice abre os trabalhos, narrando a introdução da história do serial killer desse disco conceitual em "Prologue". Along Came A Spider talvez seja o álbum mais concisamente conceitual de Alice desde Welcome To My Nightmare (1975) ou From The Inside (1978); mais que Brutal Planet (2000) ou Dragontown (2001). Este álbum narra a saga de um único personagem, um serial killer que enumera seus feitos, adicionando a cada novo crime , uma nova pata à aranha (spider).
Alice Cooper - Mais Novidades
A expectativa para o lançamento desse álbum foi grande, alimentada tanto pelo próprio Alice, como pelo ótimo vídeo promocional, que a gravadora divulgou semanas antes do lançamento. Tudo indicava que embarcaríamos em um trem-fantasma ao longo de um thriller que causaria fortes arrepios e sustos memoráveis.
Sim, Along Came A Spider tem ótimos momentos: a já citada "Prologue", seguida por "I Know Where You Live" e Vengeance Is Mine" são pesadas e cheias de energia como seus títulos sugerem. O "fiel e dual" escudeiro Eric Singer, talvez o mais emblemático elo entre Alice Cooper e o Kiss garante o peso e ritmo nas baquetas. Slash comparece em "Vengeance Is Mine", também de forma marcante e inconfundível.
Já, "Wake The Dead", co-escrita com Ozzy Osbourne e, dizem, com participação sua tocando harmônica, não tem o mesmo pique, e Alice parece um tanto apagado, cantando essa parte da história, embora o refrão seja marcante. "Catch Me If You Can" é bem parecida com "Wake The Dead" e como o "Wicked Young Man", principalmente no refrão marcante. Alice lembra um pouco os tempos de Brutal Planet e Dragontown nessa faixa. "In Touch With Your Feminine Side" aparentemente aguça o sentido mais primitivo do serial killer em que ele se deleita, imaginando o destino que pretende dar à sua vítima. E é em "Wrapped In Silk", que o personagem/narrador soa mais cruel em suas intenções macabras.
Aqui chegamos a um ponto: será que tem muito mais a ser dito ou cantado sobre uma história em que a intenção de completar a saga de um serial killer parece ser autossuficente? Onde vamos chegar?
É nesse ponto da história que Alice revisita seus melhores tempos de baladas românticas/reflexivas da década de 1970. Nosso personagem "sanguinário" se vê preso na armadilha (teia) do sentimento oposto ao que alimenta seu espírito original. "Killed By Love" o faz questionar (denunciar) que ao ser morto pelo amor, quem mais tem a perder é ele próprio. Não que nesse ponto da história ele se regenere totalmente. Ainda há espaço para seus instintos animalescos em I’m Hungry" e em "The One That Got Away".
Por fim, "Salvation" e "I Am The Spider/Epilogue" fecham os trabalhos. Na primeira, o Alice Cooper cristão, com o qual nos acostumamos, principalmente a partir de The Last Temptation", seu álbum de 1994, ressurge, cheio de arrependimentos e esperando que ainda possa existir salvação para ele.
Se, por um lado, a trama de Along Came A Spider é bem amarrada e a história bem contada, sonoramente falta (ou sobra) algo. Há momentos em que parece que a sequência fica cansativa. Eu, particularmente, sinto a falta de uma sonoridade mais marcante ou destacada do baixo. Não que Danny Saber e Chuck Garric não desempenhem bem suas funções, mas talvez, a mixagem final tenha feito o som de baixo ficar aquém do que constumamos sentir em álbuns anteriores de Alice.
Credits
• Backing Vocals – Bernard Fowler
• Drums – Eric Singer
• Engineer – Jeremy McKenzie
• Executive-Producer – Danny Saber, Greg Hampton
• Executive-Producer, Vocals, Written-By – Alice Cooper (2)
• Guitar, Keyboards, Backing Vocals, Strings – Danny Saber, Greg Hampton
• Mastered By – Eddie Schreyer*
• Mixed By – Danny Saber
• Photography By – Gabrielle Geiselman
Musicians:
• Alice Cooper – lead and backing vocals
• Danny Saber – lead guitar, bass, keyboards, backing vocals
• Greg Hampton – lead guitars, keyboards, backing vocals
• Chuck Garric – bass, backing vocals
• Eric Singer – drums
Guest musicians
• Keri Kelli – guitars (5, 7 and 9)
• Jason Hook – guitars (5)
• Slash – lead guitar (2)
• David Piribauer – drums (8 and 10)
Outras resenhas de Along Came A Spider - Alice Cooper
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
"Marrow Deep", novo disco do Mastodon, é elogiado em resenha da Metal Hammer
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
"O Guns N' Roses não é mais banda que o Barão Vermelho", disse Frejat em 1991
O guitarrista que foi demitido do Megadeth por tentar talaricar Dave Mustaine

O lendário rockstar que já foi babá do ator Keanu Reeves
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O clássico do rock que explodiu no verão de 1972 e volta todo ano na mesma época
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



