Rotten Filthy: a fé, espiritualidade e os cultos aos orixás
Resenha - Hierophant - Rotten Filthy
Por Vitor Franceschini
Postado em 08 de abril de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foram três anos de espera, desde o excelente trabalho "Inhuman Sovereign", lançado em 2015 e que, como debut, abriu o caminho do Rotten Filthy no cenário nacional. O disco, que já mostrava a versatilidade da banda, possibilitou que tocassem em seu estado (Rio Grande do Sul), São Paulo e Rio de Janeiro, além de repercutir musicalmente bem.
"The Hierophant" conta com a estreia do vocalista James Pugens em estúdio e, acima de tudo, mantém as características da banda que é focada no Thrash/Death Metal. Porém, é nítido o objetivo do quarteto em expandir sua música, e o que encontramos no novo disco é ainda mais versátil.
A variação está praticamente em tudo, desde os riffs intrincados, passando pelas linhas duras e complexas de baixo, além de uma bateria que procura explorar ao máximo o possível o seu espaço. Isso gera uma música pesada, quebrada e com viradas insanas. O novo vocal acompanha essa versatilidade, ora gritando com êxito, ora pendendo para o gutural, mas principalmente colocando bastante sentimento nas músicas.
Os temas de "The Hierophant" abordam a fé, espiritualidade e os cultos aos orixás, e mesmo diante do peso das composições, a banda consegue transmitir emoção em sua sonoridade, que inclusive é complexa. Mas não pense que as composições soam cansativas, pois são objetivas acima de tudo.
A produção de Bollet (Hecatombe) deixou a sonoridade mais aguda, dando um ar ainda mais abrangente ao Metal do Rotten Filthy, mas poderia ter deixado o timbre da guitarra mais sujo, para dar mais peso, porém é uma visão individual. No mais, ouça composições como Freezing Desolation, Monarchy of Bliss, Into a Sacred Rite e Tyet, seja feliz.
Facebook:
https://www.facebook.com/rottenfilthyofficial/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os 19 músicos que já estiveram no Slipknot na ordem de entrada na banda
O solo de guitarra gravado por Kirk Hammett que o assombrou por quase 20 anos
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



