Cracked Skull: Levante contra a besta fascista e porradaria
Resenha - Social Disruption - Cracked Skull
Por Durr Campos
Postado em 25 de março de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com o tempo aprendemos a valorizar os que estão de fato do nosso lado. Ouvir e LER o que uma banda como o Cracked Skull tem a dizer é de um prazer indescritível, assim como renova a esperança em dias melhores ao nosso país tão castigado pelo golpe de Estado recente e o fantasma do fascismo à espreita.
"Social Disruption" é mais que necessário, o vejo como um tratado da música pesada sul-americana em prol do coletivo, realizado pelas mãos experientes de músicos conhecidos do underground brasileiro. Lembram de Túlio Constantin, exímio baterista responsável pelos tambores no clássico "Punishment at Dawn" [1993], da lenda Headhunter D.C.? Pois ele está aqui, assim como Clênio de Souza Faria (ex-DEADLINESS, nas vozes e baixo) e Tarciso Guimarães (ex-CALVARY DEATH, nas seis cordas). Aliás, nunca tive a chance de agradecer a este último pelo que fez em "Jesus, Intense Weeping" [1994]. Quase furei meu vinil na época.
Creio que a segurança e confiança no material fez com que o trio já chegasse chegando, porque não há nada que requeira correção em "Social Disruption". Pegue o que há de melhor em bandas como Morbid Angel, Death, Atheist, Cynic, Nuclear Assault, adicione melodias NWOBHM e forje uma coleção de trovas repletas de bom caráter e ódio ao que há de pior na sociedade moderna.
'Dark 1964' não nos deixa esquecer dos anos de tortura sob uma das mais vis e violentas ditaduras militares que se tem notícia. Sempre importante relembrar para que não repitamos os erros do passado, ainda mais quando temos no Palácio do Planalto um ser que idolatra assassinos e prega o retorno a uma dos piores períodos de nossa História. E o que vem de uma tenebrosa era cuja extrema-direita parece querer sair do esgoto e assumir algum protagonismo? Luta e resistência! Sendo assim, coloque para tocar 'Rise Up Revolution' e inspire-se! Aliás, esta também consta na compilação "Satan Smashes Fascism".
As riquezas sonoras e líricas de 'A Flame in the Dark Ages', assim como da longa e magnífica 'Misery of Mind' unem o começo mais, digamos, tradicional ao lado experimental do 'full-length'. Não consigo parar de ouvir, coladinhas como devem ser, as maravilhosas 'Fascism' e minha favorita 'Selfish Gene'. O que Tarciso fez nelas é para estudo, mas isso só foi possível pela cozinha absurda de Clênio e Túlio. Vou deixar o link com o álbum na íntegra ao final deste texto, mas só faço isto porque levarei o caro leitor ao canal oficial da banda no YouTube.
O encarte merece destaque pelo esmero e bom gosto. As doze páginas foram desenhadas à mão, sendo que em cada uma delas a arte criada ilustra seu respectivo texto, isto é, a letra de cada canção. Mesmo que você não se importe com política ou não dê a mínima para o que está acontecendo lá fora, vale ouvir o que esses caras tem a dizer, ou pelo menos escutar sua música. Temos tantas bandas boas no Brasil e em toda América Latina, basta pesquisar. Comece por esta aqui, garanto que vai se impressionar.
Origem: Itaúna, Minas Gerais
Anos ativa: 2014 - presente
Line-up:
Clênio de Souza Faria (ex-DEADLINESS) - Vocal e baixo
Tarciso Guimarães (ex-CALVARY DEATH) - guitarra
Túlio Constantin (ex-CALVARY DEATH, TUMÚLO DE FERRO, HEADHUNTER D.C.) - bateria
Faixas:
01 . Intro - Forge the Fury
02 . Dark 1964
03 . Rise Up Revolution
04 . A Flame in the Dark Ages
05 . Misery of Mind
06 . Fascism
07 . Selfish Gene
08 . Time of Ignorance
09 . Terrorism
Outras resenhas de Social Disruption - Cracked Skull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Engenheiros do Hawaii não era uma banda amiga da galera, diz ex-baterista
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



