Alice in Chains: EP Jar of Flies fazendo 25 anos
Resenha - Alice in Chains - Jar of Flies
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 22 de fevereiro de 2019
O tempo voa, valendo para os 25 anos do 4º trabalho de estúdio do ALICE IN CHAINS, o EP "Jar of Flies" (janeiro de 1994).
Alice In Chains - Mais Novidades
Reconhecer o aniversário desse disco é uma conquista por si só, já que durou nas mentes de muitos fãs de rock e continua a ser considerado um momento importante na história do rock alternativo - e talvez lhe faz pensar se é o melhor em relação a EP's.
A banda parecia mais confiante de quando gravaram o 1º EP, "Sap" (2º trabalho de estúdio, 1992), provavelmente porque o grupo agora estava saindo das tempestuosas cavernas do álbum "Dirt" (3º trabalho de estúdio, 1992), um disco de enorme sucesso que permitiu alavancar o som da banda para mostrar os outros lados do ALICE IN CHAINS no EP "Jar of Flies".
Em 1994, os fãs e críticos ainda abraçaram todas as voltas e reviravoltas deste magnífico EP, que nos apresentou 07 músicas inéditas!
A canção "Rotten Apple" abre o disco e choca, mas nunca acima dos gemidos suaves de Layne Staley, enquanto ele trabalha a sua dor de maneira diferente neste cenário, fazendo com que o refrão soe como um verdadeiro canto.
A música folk-rock "Nutshell" é, talvez, a melhor melodia de sua carreira e o fantástico riff acústico ajuda muito.
"I Stay Away" é uma canção que usa um belo jogo de cordas para suavizar o golpe, usando o escapismo como uma muleta - além de um pré-refrão fantasmagórico.
"No Excuses" é uma música que poderia se encaixar como um grande rock clássico do passado, apesar da falta das guitarras pesadas.
A instrumental "Whale & Wasp" é trabalhada como um momento experimental da banda, usando o mesmo feedback distorcido que ouvimos em seus discos mais pesados, mas dentro de um contexto mais relaxado.
A canção "Don't Follow" convoca um pouco do lado rock country em sua levada e uma das melhores músicas do ALICE IN CHAINS.
Por fim, a música "Swing on This" usa um ritmo de jazz nos versos que se misturam em um refrão verdadeiramente grunge.
Em uma entrevista para a revista Hit Parader em 1994, Layne Staley havia dito sobre as mudanças musicais no EP "Jar of Flies":
"Para ser sincero, não nos preocupamos com isso. É ótimo se os fãs amam o que fazemos e se os caras da gravadora também gostam, mas o importante é que nós temos que amar isso primeiramente. Nós tínhamos acabado de sair da estrada, onde tínhamos viajado ao redor do mundo e fizemos shows quase que todas as noites. Nós só queríamos ir ao estúdio por alguns dias com as nossas músicas acústicas e ver o que aconteceria. Nós nunca planejamos lançar a música que iríamos gravar naquele estúdio, mas a gravadora ouviu e eles realmente gostaram. Era mais ideia deles lançar aquelas canções do que nós... Para a banda, foi apenas a experiência de 04 caras se juntando no estúdio e criando algumas músicas".
Foi o 1º EP na história do rock a chegar ao topo das paradas da Billboard.
Onde quer que ele realmente esteja classificado (é claro que todos os rankings são subjetivos de qualquer forma), o meu ponto de vista sobre o EP "Jar of Flies" também está no topo mais alto, onde poucas bandas na história do rock conseguiram expandir, aqui neste caso em particular, o som grunge de raiz em novas vertentes musicais.
Em 2017, o site rockinthehead havia publicado outra matéria sobre este EP. Confira abaixo:
Alice in Chains: em 25/01/1994, a banda lançava o disco "Jar of Flies".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
A situação assustadora que originou um dos grandes clássicos do Alice in Chains
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
Layne Staley foi uma grande inspiração para Anders Fridén, vocalista do In Flames
A melhor música do Alice in Chains, segundo a Revolver Magazine
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


