Spacetime Ripples: primeiro álbum da banda mineira chega com força
Resenha - Legend of Creation - Spacetime Ripples
Por César Rezende
Postado em 20 de abril de 2018
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os mineiros da banda The Spacetime Ripples compuseram um álbum que inicia-se com a faixa que dá nome ao novo trabalho - "Legend os Creation" -, propiciando ao ouvinte uma introdução intensa, arrastada e pesada como um belo exemplo de doom metal. O contrabaixo é o instrumento de destaque desta música, visto que as cordas de alto calibre em baixa afinação trastejam ferozmente aumentando a intensidade da música.
Logo em seguida a faixa "I Got Music" traz consigo o riff matador de guitarra abrindo os trabalhos de forma análoga ao Zakk Wylde nos tempos primórdios de sua atuação ao lado de Ozzy Osbourne. A música apresenta também uma pegada de rock psicodélico, que repentinamente, interrompe-se e retorna com o empolgante refrão. O destaque dessa faixa vai para as 6 cordas pela pegada firme, passagens de nota com trechos de escalas bem executados e criatividade.
A terceira canção - "Freedom Fight" - segue a linha instrumental de sua antecessora, porém com um show a parte de vocalização e técnicas de canto que vão além do tradicional trabalho realizado costumeiramente por bandas que tocam o estilo stoner rock. Nota-se claramente influências de Robert Plant pois é utilizada técnica de drive de voz nos aumentos de tom de vocalização enquanto, ao descer o tom para acompanhar os momentos da banda, o vocalista expressa-se com uma voz limpa. Tal técnica exige estudo e dedicação, visto que executar tal recurso de forma inversa é mais fácil.
"Against The Wall" segue uma linha mais voltada para o post-grunge porém, sem perder no quesito qualidade. Novamente o vocal mostra-se como ponto forte da canção.
O ouvinte então, ao desfrutar a quinta faixa, depara-se com teclado utilizando sintetizador e efeitos nos vocais que fazendo com que soem de forma semelhante aos gravados na década de 40. Tal aspecto torna a música "So Alive" uma peça fundamental num álbum que mostra-se stoner, alternativo e psicodélico.
"High All The Time" é, em primeiro momento, um exemplo de post-grunge empolgante e evolui para uma mistura instrumental com influências de heavy metal e new metal, acompanhado por um vocal grunge que relembra as bandas de Seattle do início dos anos 90.
A bateria pulsante, com chimbal e bumbo soando concomitantemente, acompanhada pela guitarra psicodélica e baixo bem marcado engrandecem a música "Don't Mind" e dá sequencia ao disco mantendo-o coeso e coerente com a proposta da banda.
A penúltima faixa " Single Day" possui uma pegada new metal em compasso lento lembrando bastante o trabalho grandioso de bandas como por exemplo o Limp Bizkit.
O álbum chega ao fim com um belo riff de guitarra, bem ao estilo stoner rock, acompanhado de um vocal vibrante, bateria bem marcada e contrabaixo realizando as passagens com oitavas. O drive de guitarra utilizado foi uma feliz escolha para a música de encerramento deste belo disco - "Fool On Fire".
Track-list do CD:
1. Legend of Creation
2. I Got Music
3. Freedom Fight
4. Against The Wall
5. So Alive
6. High All The Time
7. Don't Mind
8. Single Day
9. Fool On Fire
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



