Genesis: O EP com material que ficou de fora do Abacab
Resenha - 3x3 - Genesis
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 05 de março de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano seguinte ao lançamento de Abacab, o Genesis resolve lançar o material que ficou de fora do disco, como preparativo para seu lançamento ao vivo, o Three Sides Live.
Este é o segundo extended play, ou EP se preferir, que o Genesis lançou, já como um trio. Tratam-se de canções que ficaram de fora do tracklist que a banda estava elaborando para o álbum Abacab. Ou seja, eles pegaram as sobras do disco, e resolveram lançar com este mini disquinho, porque acharam que o material é muito bom. Certamente os três estavam muito felizes de trabalharem com esse material mais orientado ao pop, como se pode ver no encarte do EP, todos pulando alegremente naquela atmosfera mais camp e soft e... bem, deixa a foto aí do EP dos garotos de Liverpool falar por si mesma! Só avisando vocês: não é um plágio, é uma referência, uma homenagem do Genesis aos Beatles. Vejam que a arte é semelhante demais da conta para contar como plágio.
Já o pessoal que era fã da era Gabriel, bem... digamos que possivelmente estavam sentados em um canto, talvez só quietos, ou talvez chorando, agarrados ao vinil do terceiro disco solo de Peter Gabriel, Melt, vendo a cara do Peter derreter enquanto se derretiam nas letras de "No Self Control", ou "Family Snapshot"; e não me entendam mal, o disco é muito bom, eu adoro o trabalho solo do Gabriel tanto quanto o do Collins; inclusive, o Collins ainda se encontrava com seu amigão Gabriel para umas jams nesses dias, tem umas quatro faixas do Melt que ele toca bateria e percussão! Até por causa dessas colaborações, eu sempre achei injusta essa rivalidade do pessoal mais antigo do Genesis para com o pessoal mais novo. Enfim, de volta ao EP do Genesis.
Três integrantes da banda, três músicas novas. 3x3, a referência do cubo; já pensaram a revolução de formato que seria se os caras tivessem tido a ideia na época de lançarem esse disco numa embalagem que remetesse a um cubo mágico? Já que estavam nessa vibe toda de serem mais populares e "da massa", iria ser um atrativo a mais, e um diferencial bacana em relação a outros artistas! Poderiam até ter pensado em uma obra conceitual, com mais músicas, ou músicas mais longas! Ih, tô sonhando de novo, foco, foco!
A primeira faixa do play, "Paperlate" é a banda assumindo novamente o que já tinham assumido lá atrás: a veia pop, new wave. É uma faixa inteiramente pop, camp, de refrão grudento, de fácil memorização, sem viradas complexas de ritmo ou melodias complicadas como eram na era quinteto. Somente o típico hit pop oitentista e termina por aí. "You Might Recall" também segue por essa linha, muito embora traga algo lá de trás, hora parecendo o Genesis trio mesmo, hora com as melodias e arranjos lembrando a era quarteto, mas em geral, é outra faixa pop muito bem produzida.
Para o fim do play, na faixa "Me and Virgil" resolveram fazer brotar novamente o santo espírito progressivo e fazer algo mais elaborado para vender também entre os fãs mais antigos; e aqui nesta faixa, amigão, se você é daqueles que ama o Genesis progressivo, pode sorrir, porque essa é a faixa com todas as viradas complexas e melodias elaboradas que você estava procurando. Eu mesmo que acho bacana a fase pop deles, chegaria neles pessoalmente e respeitosamente, mas com ares de crítica, perguntaria "ô coleguinhas, por que essa faixa não entrou no Abacab, hein? Podem me explicar?" Não é querer trollar não, é crítica de fã mesmo! Eu tiraria algumas faixas do Abacab (as que eu critiquei na minha resenha do disco, por exemplo) e colocaria esta música tranquilamente! E lhes asseguro que o álbum venderia do mesmo jeito! Mas, passado é passado.
Felizmente, a versão americana de Three Sides Live veio com as três faixas do EP juntas ao show, mais algumas surpresas que eu mencionarei se um dia for falar pra vocês sobre o disco ao vivo. Por conta desse trabalho todo bacana, este EP ganha, proporcionalmente ao disco Abacab, uma nota maior, e eu recomendo a vocês que vão atrás dele, ou então comprem a versão americana de Three Sides Live, e deliciem-se com estas composições ótimas do Genesis.
3x3 (1982)
(Genesis)
Tracklist:
01. Paperlate
02. You Might Recall
03. Me and Virgil
Selo: Charisma
Genesis é:
Phil Collins: voz, bateria
Mike Rutherford: guitarra, baixo
Tony Banks: teclados
Com participação do grupo de sopro Phenix Horns na faixa 1.
Discografia anterior:
- Abacab (1981)
- Duke (1980)
- ...And Then There Were Three... (1978)
- Spot the Pigeon (1977) - EP
- Wind & Wuthering (1976)
- A Trick of the Tail (1976)
- The Lamb Lies Down on Broadway (1974)
- Selling England by the Pound (1973)
- Foxtrot (1972)
- Nursery Cryme (1971)
- Trespass (1970)
- From Genesis to Revelation (1969)
Site oficial:
http://www.genesis-music.com
Para mais informações sobre música, filmes, HQs, livros, games e um monte de tralhas, acesse também meu blog:
http://acienciadaopiniao.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Por que Eric Clapton escolheu ignorar Bob Dylan: "Eu era realmente contra por princípio"
James Hetfield revela o passatempo exótico que tem em comum com Neil Peart
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
A música do Genesis que Steve Hackett prefere na versão ao vivo
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
O disco com o qual o Genesis diz ter antecipado o punk sem querer
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor



