Genesis: O EP com material que ficou de fora do Abacab

Resenha - 3x3 - Genesis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Enviar Correções  

9

No ano seguinte ao lançamento de Abacab, o Genesis resolve lançar o material que ficou de fora do disco, como preparativo para seu lançamento ao vivo, o Three Sides Live.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Este é o segundo extended play, ou EP se preferir, que o Genesis lançou, já como um trio. Tratam-se de canções que ficaram de fora do tracklist que a banda estava elaborando para o álbum Abacab. Ou seja, eles pegaram as sobras do disco, e resolveram lançar com este mini disquinho, porque acharam que o material é muito bom. Certamente os três estavam muito felizes de trabalharem com esse material mais orientado ao pop, como se pode ver no encarte do EP, todos pulando alegremente naquela atmosfera mais camp e soft e... bem, deixa a foto aí do EP dos garotos de Liverpool falar por si mesma! Só avisando vocês: não é um plágio, é uma referência, uma homenagem do Genesis aos Beatles. Vejam que a arte é semelhante demais da conta para contar como plágio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já o pessoal que era fã da era Gabriel, bem... digamos que possivelmente estavam sentados em um canto, talvez só quietos, ou talvez chorando, agarrados ao vinil do terceiro disco solo de Peter Gabriel, Melt, vendo a cara do Peter derreter enquanto se derretiam nas letras de "No Self Control", ou "Family Snapshot"; e não me entendam mal, o disco é muito bom, eu adoro o trabalho solo do Gabriel tanto quanto o do Collins; inclusive, o Collins ainda se encontrava com seu amigão Gabriel para umas jams nesses dias, tem umas quatro faixas do Melt que ele toca bateria e percussão! Até por causa dessas colaborações, eu sempre achei injusta essa rivalidade do pessoal mais antigo do Genesis para com o pessoal mais novo. Enfim, de volta ao EP do Genesis.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Três integrantes da banda, três músicas novas. 3x3, a referência do cubo; já pensaram a revolução de formato que seria se os caras tivessem tido a ideia na época de lançarem esse disco numa embalagem que remetesse a um cubo mágico? Já que estavam nessa vibe toda de serem mais populares e "da massa", iria ser um atrativo a mais, e um diferencial bacana em relação a outros artistas! Poderiam até ter pensado em uma obra conceitual, com mais músicas, ou músicas mais longas! Ih, tô sonhando de novo, foco, foco!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira faixa do play, "Paperlate" é a banda assumindo novamente o que já tinham assumido lá atrás: a veia pop, new wave. É uma faixa inteiramente pop, camp, de refrão grudento, de fácil memorização, sem viradas complexas de ritmo ou melodias complicadas como eram na era quinteto. Somente o típico hit pop oitentista e termina por aí. "You Might Recall" também segue por essa linha, muito embora traga algo lá de trás, hora parecendo o Genesis trio mesmo, hora com as melodias e arranjos lembrando a era quarteto, mas em geral, é outra faixa pop muito bem produzida.

publicidade

Para o fim do play, na faixa "Me and Virgil" resolveram fazer brotar novamente o santo espírito progressivo e fazer algo mais elaborado para vender também entre os fãs mais antigos; e aqui nesta faixa, amigão, se você é daqueles que ama o Genesis progressivo, pode sorrir, porque essa é a faixa com todas as viradas complexas e melodias elaboradas que você estava procurando. Eu mesmo que acho bacana a fase pop deles, chegaria neles pessoalmente e respeitosamente, mas com ares de crítica, perguntaria "ô coleguinhas, por que essa faixa não entrou no Abacab, hein? Podem me explicar?" Não é querer trollar não, é crítica de fã mesmo! Eu tiraria algumas faixas do Abacab (as que eu critiquei na minha resenha do disco, por exemplo) e colocaria esta música tranquilamente! E lhes asseguro que o álbum venderia do mesmo jeito! Mas, passado é passado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Felizmente, a versão americana de Three Sides Live veio com as três faixas do EP juntas ao show, mais algumas surpresas que eu mencionarei se um dia for falar pra vocês sobre o disco ao vivo. Por conta desse trabalho todo bacana, este EP ganha, proporcionalmente ao disco Abacab, uma nota maior, e eu recomendo a vocês que vão atrás dele, ou então comprem a versão americana de Three Sides Live, e deliciem-se com estas composições ótimas do Genesis.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3x3 (1982)
(Genesis)

Tracklist:
01. Paperlate
02. You Might Recall
03. Me and Virgil

Selo: Charisma

Genesis é:
Phil Collins: voz, bateria
Mike Rutherford: guitarra, baixo
Tony Banks: teclados

Com participação do grupo de sopro Phenix Horns na faixa 1.

Discografia anterior:
- Abacab (1981)
- Duke (1980)
- ...And Then There Were Three... (1978)
- Spot the Pigeon (1977) - EP
- Wind & Wuthering (1976)
- A Trick of the Tail (1976)
- The Lamb Lies Down on Broadway (1974)
- Selling England by the Pound (1973)
- Foxtrot (1972)
- Nursery Cryme (1971)
- Trespass (1970)
- From Genesis to Revelation (1969)

Site oficial:
http://www.genesis-music.com

Para mais informações sobre música, filmes, HQs, livros, games e um monte de tralhas, acesse também meu blog:
http://acienciadaopiniao.blogspot.com.br

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Phil Collins: ex-esposa que não quer devolver casa diz que ele parou de tomar banhoPhil Collins
Ex-esposa que não quer devolver casa diz que ele parou de tomar banho

Yes: Steve Howe admite que banda era muito competitiva com Genesis e ELPYes
Steve Howe admite que banda era muito competitiva com Genesis e ELP

Genesis: fotos de bastidores mostram ensaios para turnê de reuniãoGenesis
Fotos de bastidores mostram ensaios para turnê de reunião

Phil Collins: In The Air Tonight fora do ar para TrumpPhil Collins
In The Air Tonight fora do ar para Trump

Phil Collins: ex-esposa que não quer devolver casa terminou com ele por mensagemPhil Collins
Ex-esposa que não quer devolver casa terminou com ele por mensagem

Phil Collins: Trocado por mais jovem e impedido de entrar em casaPhil Collins
Trocado por mais jovem e impedido de entrar em casa

Phil Collins: tentando despejar ex-esposa após ela se casar em segredo com outroPhil Collins
Tentando despejar ex-esposa após ela se casar em segredo com outro

Mike And The Mechanics: Vocalista lança álbum-solo (vídeo)

Ryan Hendry: Jovem progger homenageia o Genesis


Bayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandasBayley, Wilson e Cherone
Grandes erros na história de grandes bandas

Compridas: As músicas mais longas de grandes bandasCompridas
As músicas mais longas de grandes bandas


Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debateDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate

Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da bandaGuns N' Roses
Os 10 melhores não-clássicos da banda


Sobre Ricardo Pagliaro Thomaz

Roqueiro e apreciador da boa música desde os 9 anos de idade, quando mamãe me dizia para "parar de miar que nem gato" quando tentava cantarolar "Sweet Child O'Mine" ou "Paradise City". Primeiro disco de rock que ganhei: RPM - Rádio Pirata ao Vivo, e por mais que isso possa soar galhofa hoje em dia, escolhi o disco justamente por causa da caveira da capa e sim, hoje me envergonho disso! Sou também grande apreciador do hardão dos anos 70 e de rock progressivo, com algumas incursões na música pop de qualidade. Também aprecio o bom metal, embora minhas raízes roqueiras sejam mais calcadas no blues. Considero Freddie Mercury o cantor supremo que habita o cosmos do universo e não acredito que há a mínima possibilidade de alguém superá-lo um dia, pelo menos até o dia em que o Planeta Terra derreter e virar uma massa cinzenta sem vida.

Mais matérias de Ricardo Pagliaro Thomaz no Whiplash.Net.

CliHo Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336 Cli336 Cli336