Pink Floyd: Como começou um amor intenso pela banda
Resenha - Atom Heart Mother - Pink Floyd
Por Ricardo Bellucci
Postado em 03 de março de 2018
Mudar de cidade, bairro nem sempre é fácil para um adolescente, mesmo em uma cidade grande como Sampa. No início tudo é estranho, perdemos nossas referências, amizades, locais favoritos, mudança de escola, enfim, o cenário no qual escrevemos a história de nossas vidas muda completamente.
Passei por essa experiência no final da década de setenta. Bairro novo, vida nova. Uma das primeiras iniciativas era explorar os arredores!! A futura escola do Estado foi à primeira visita! Depois fui a um pequeno shopping a umas cinco quadradas de casa, fazer compras para minha avó. Compras feitas na lojinha de material de costura, vamos explorar as demais lojas. No meio do processo investigativo eis que descubro uma pequena loja de discos, a WAVE. Loja pequena.
Bem, lá vamos nós explorar os seus domínios! Álbuns dos "Beatles", Roberto Carlos, Erasmo, "Yes", "Supertramp", "Black Sabbath", Julio Iglesias, enfim de um pouco havia muito. No meio das minhas "escavações" entre os LP’S, eis que encontro um LP com uma "Vaca" na capa. Vamos olhar. Eis que lá estava o quinto álbum do "Pink Floyd", "Atom Heart Mother". Já tinha escutado material da banda em rádios e em fitas cassete emprestadas pelos amigos. Curioso comprei! A mesada do mês foi embora!"Durango", mas empolgado voltei para casa.
Entreguei o material de costura para minha avó e corri para o pequeno toca discos CCE, localizado estrategicamente em meu quarto. Abri o plástico que protegia a capa (quem já fez isso sabe a emoção que se sente!) e tirei com extremo cuidado o LP. Pronto! Música rolando e eu explorando ainda a capa de visual único!
Listadas uma a uma estavam lá:
1. "Atom Heart Mother" (abrindo o LP)
2. "IF"
3. "Summer 68’’"
4. "Fat Old Sun"
5. "Alan Psicodelhic Breakfast"
Fiquei impressionado com o material! A primeira faixa tinha incríveis 23 minutos. Começava com o som de uma moto e algo que lembrava uma orquestra de sopro! Fantástico! A abertura começava com uma alquimia de sons! O ritmo psicodélico da faixa alternava os tempos! Um longo vocal feminino na altura dos seis minutos da faixa era uma viagem!
A segunda faixa era uma canção leve, ao som de um violão melódico, a voz rasgada de "Waters" era uma característica central na faixa. A letra não tratava de nenhum assunto em específico, era mais uma mescla de versos unidos, e alinhavados sobre questionamentos existenciais. Já a terceira faixa era uma canção mais alegre, com uma linha de baixo simples, suave, mas marcante. A letra descrevia o amor de um dia de verão por uma garota. Algo nada pretensioso.
A quarta faixa, "Fat Old Sun" versava sobre um o entardecer em um doce dia no verão. A última faixa era a viagem mais psicodélica do LP. Piano, violão, sons ao fundo compunham a longa faixa de 13 minutos. A letra era uma viagem total descrevendo o café macrobiótico de Allan.
O amor intenso e profundo pelo "Pink Floyd" começou com esse LP. Muitos outros viriam depois. Mas a experiência daquela tarde ficou marcada para sempre na memória.
Outras resenhas de Atom Heart Mother - Pink Floyd
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
O único guitarrista do mundo que realmente impressionou Yngwie Malmsteen
O guitarrista que sacaneou Eric Clapton no meio de um solo: "Ele me ferrou totalmente!"
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle

"Atom Heart Mother", o início de um novo Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



