Torture Squad: um banho de agressividade
Resenha - Far Beyond Existence - Torture Squad
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 16 de dezembro de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O EP "Return of Evil" (2016) deu início à nova fase do TORTURE SQUAD com formação definida em Mayara "Undead" Puertas (vocal), Rene Simionato (guitarra) e os veteranos Castor (baixo) e Amílcar Christófaro (bateria). O quarteto acrescentou em estúdio e nos palcos uma nova força à sua já conhecida energia que, em 2017, se completa com este "Far Beyond Existence".
O primeiro 'full length' dessa formação além de apresentar doze faixas, incluindo três bônus, ainda traz convidados especialíssimos como David Ingram (Benediction, Bolt Thrower, Hail Of Bullets) nos vocais de "Hate", Edu Lane (Nervochaos) numa narrativa em "Cursed by Disease", Luiz Carlos Louzada (Vulcano, Chamical Disaster) nos vocais de "You Must Proclaim", Alex Camargo (Krisiun) puxando o cover de "Just Got Paid" do ZZ Top e Marcello Schevano (Golpe De Estado, Carro Bomba, Casa Das Máquinas) tocando órgão Hammond na instrumental "Torture in Progress".
Torture Squad - Mais Novidades
Mas todo esse estrelato só serviu para embelezar o poder de fogo do álbum que orquestra em canções como "Don't Cross My Path" uma sinfonia de caos, dor e ódio. Nunca o Death/Thrash Metal ganhou incursões tão velozes como nos riffs e andamentos de "No Fate", mas a banda que também é conhecida pela ótima coordenação sonora, mostra todo peso e cadência em músicas como "Blood Sacrifice" e "Steady Hands".
O álbum possui várias sessões boas para o "mosh" como em "Hero For the Ages", que não poupa a sua cervical. Essa intercalação de peso e velocidade continua por vários momentos, como se confere na faixa título que é um dos destaques do CD.
O que também é destaque e só contemplará quem obtiver o produto físico em mãos, é a embalagem com dois encartes onde o primeiro, em formato de livreto, traz as músicas no idioma inglês e outro, em formato pôster, traz fotos da banda e todas as letras traduzidas para o português, sem falar que a caixa acrílica é engavetada por uma capa dura onde expõe a arte do disco.
O álbum que teve capa desenhada por Rafael Tavares (Chaos Synopsis, Coldblood, Queiron e outros) foi produzido pela dupla Wagner Mineirinho e Tiago Assolini e pela própria banda. A sonoridade um pouco crua não prejudica os predicados dos músicos e ainda mostra com simplicidade a violência dos riffs e pancadaria, diminuindo sons abafados e revelando limpidez no resultado final.
Este é mais um dever cumprido desta banda que, apesar de mudanças sofridas em seu 'lineup' conseguiu se manter firme e competente no que faz, sendo uma das principais representantes do metal brasileiro. "Far Beyond Existence", o álbum, é uma das maravilhas acontecidas em 2017 e que, com certeza, é apenas o primeiro fruto dessa nova fase.
Formação:
Mayara "Undead" Puertas – Vocais
Rene Simionato – Guitarras
Castor – Baixo
Amilcar Christófaro – Bateria
Tracklist:
1. Don't Cross My Path
2. No Fate
3. Blood Sacrifice
4. Steady Hands
5. Hate
6. Hero for the Ages
7. Far Beyond Existence
8. Cursed by Desease
9. You Must Proclaim
Bônus:
10. Just Got Paid (ZZ Top cover)
11. Torture in Progress
12. Unknow Abyss
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Quem é o Jack citado na música "Jumpin' Jack Flash", dos Rolling Stones?
A canção da "era Ozzy" no Black Sabbath que foi a preferida de Ronnie James Dio
Gene Simmons, do Kiss, diz que passou dos 70 anos por nunca ter bebido ou usado drogas


Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira



