Cellar Darling: Mistério e beleza em primeiro álbum
Resenha - This is the Sound - Cellar Darling
Por Vitor Sobreira
Postado em 08 de agosto de 2017
Após a baixa de três integrantes da formação do conhecido grupo Folk Eluveitie em 2016, os músicos suíços Anne Murphy, Ivo Henzi e Merlin Sutter não perderam tempo, e no mesmo ano formaram o Cellar Darling. Fazendo um som moderno e que pouco se assemelha à antiga banda, apostaram em elementos diversos, como o Progressivo, momentos mais acessíveis – até comerciais – e alguns outros um pouco mais pesados e intrincados, em uma aura mística e misteriosa.
Alguns ‘singles’ foram sendo lançados, no canal do Youtube, até que foi anunciado oficialmente em maio deste ano, o lançamento deste debute ‘This is the Sound’, pela Nuclear Blast. Como dito acima, a sonoridade diferenciada, e mesmo complicada de se tentar especificar, chama logo a atenção de quem quer conhecer algo novo e de qualidade, onde o uso do ‘hurdy-gurdy’ (cujo som lembra a fusão entre um violino e uma gaita de foles) dá um toque especial nas 14 trabalhadas composições. A bela arte de capa, também chama muito a atenção.
Apesar de não ser uma música ruim, a abertura por conta de "Avalanch" não foi acertada, pois não mostrou o melhor que a banda pode oferecer, além de deixar um gosto amargo e comercial na boca. Mas isso logo é sanado com a ótima "Black Moon" – agraciada com um clipe muito bem feito – mostrando que a proposta dos músicos, é manter a diversidade presente em toda a audição. "Challenge" aborda a veia mais melódica, "The Hermit" surpreende pelos seguintes pontos: começa rápida e caí em um refrão bem cativante, sem mencionar os riffs bastante interessantes. As demais, também merecem o devido destaque, pelos bons momentos que nos proporcionam, nessa verdadeira e curiosa viagem sonora, regada a muito ‘feeling’ e uma produção respeitável.
Bom, certamente "This is the Sound" não possuí musicas descartáveis, mas fica naquela de composições muito boas, que apesar da diversificação elaborada, acabam seguindo um certo padrão entre si. Entretando, por mais extenso que possa ser, a compensação é poder se surpreender com o que cada música nos reserva.
Melódico, envolvente e sofisticado… Enfim, uma ótima estréia, e que mais álbuns sejam lançados no futuro. E você, leitor, ficou curioso? Pode ter certeza, que vale a pena conferir!
Formação:
Anna Murphy (vocais e hurdy-gurdy)
Ivo Henzi (guitarra e baixo)
Merlin Sutter (bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Wacken Metal Battle volta a acontecer no Brasil
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers
Paul McCartney relembra seu emocionante último encontro com George Harrison
Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



