Hellish War: Os defensores do True Metal
Resenha - Defender of Metal - Hellish War
Por Vicente Reckziegel
Postado em 27 de junho de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seus mais de 20 anos de carreira, o Hellish War já lançou álbuns que marcaram seu nome no panteão da música pesada no Brasil, e ainda continuam na estrada defendendo o tradicional Heavy Metal.
Mas aqui vamos resenhar o seu primeiro registro, "Defender of Metal", que, na comemoração de seus 15 anos de lançamento, foi relançado e a banda também fez alguns shows especiais em celebração a data.
A capa e a produção do álbum remetem a década de 80, o auge do Metal no mundo, algo que é sentido na própria sonoridade da banda, tudo feito de forma deliberada pelos seus integrantes na época.
Já na música em si, "Defender of Metal" conta com três faixas instrumentais, sendo que a mais bem sucedida delas foi "Feeling of Warriors", com riffs pesados e um ótimo solo. Algumas faixas contidas aqui já receberam a denominação de clássicas, como a contagiante "Hellish War", "We Are Living the Metal", que tem um clima parecido com o trabalho realizado nos primórdios do Helloween, enquanto a faixa-título tem algumas nuances de Judas Priest em sua sonoridade. Já "The Sign" tem um estilo mais cadenciado, criando um clima diferente que ficou bem bacana. "Sacred Sword" é total Maiden, com baixo galopante e riffs/solos bem ao estilo da trupe de Steve Harris em seus primeiros registros. Impossível deixar de citar igualmente a bela "Memories of Metal", que em sua metade possui alguns elementos, inclusive vocais, do mestre King Diamond.
De ponto negativo, podemos citar as letras, pois trazem uma ode demasiada ao Metal, o que faz com que as mesmas fiquem na fronteira entre a defesa de um estilo musical e o caricato, ao melhor estilo Massacration (que nem era conhecido na época). E a própria sonoridade, propositalmente oitentista, mas que nos dias atuais pode soar um pouco defasada. Mas são "senões" que não tiram o brilho da obra.
No caso especifico de "Defender of Metal", ao invés de um relançamento, seria interessante ter uma regravação do mesmo, talvez assim alcançando um resultado ainda melhor do que o contido aqui. De qualquer maneira, um bom registro que faz parte da historia do Metal nacional.
Formação:
Roger Hammer – vocais
Vulcano – guitarra
Daniel Job – guitarra
Gustavo Gostautas – baixo
Jayr Costa – bateria
11 Faixas – 73:12
Tracklist:
1 - Into The Battle
2 - Hellish War
3 - We Are Living For The Metal
4 - Defender Of Metal
5 - The Sign
6 - Gladiator
7 - Into The Valhalla
8 - Sacred Sword
9 - Memories Of A Metal
10 - Feeling Of Warriors
11 - The Law Of The Blade
Outras resenhas de Defender of Metal - Hellish War
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil
Brian Johnson não teve coragem de ver Axl Rose no palco com o AC/DC
Engenheiros do Hawaii: análise da música "Somos quem podemos ser"
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



