SOH: um álbum que é um verdadeiro documento grind
Resenha - Return to Ashes - Siege of Hate
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Postado em 14 de junho de 2017
A SIEGE OF HATE, também conhecida pelo acrônimo S.O.H, está em vias de completar 20 anos de existência. Nascida como um projeto paralelo e formada por membros das já estabelecidas OBSKURE e INSANITY (hoje extinta), a SIEGE OF HATE lançou sua primeira demo, "Return To Ashes", em 1998 e, a partir daí, passou a definir o seu lugar na história da música extrema brasileira, sendo inclusive muitas vezes citada como um dos maiores nomes do grindcore brasileiro.
Para comemorar a efeméride a banda relançou em edição limitada no formato digipack, sua primeira demo acompanhada de um farto material. Além da demo original, o CD traz a íntegra de um dos primeiros shows, realizado no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no hoje distante 1999 e a gravação de um ensaio de 1997. Um conteúdo que vale como documento, imprescindível na coleção de todo admirador do trabalho da banda. Além de tudo isso, vale a pena adquirir a peça em formato físico, pois o encarte, praticamente um livreto, contém fotos, cartazes e depoimentos dos membros à época: Bruno Gabai (guitarra e voz), Ricarte Neto (baixo), Amaudson Ximenes (guitarra) e Dângelo Feitosa (bateria) (hoje apenas Bruno Gabai permanece na banda, Amaudson seguiu com o OBSKURE, DÂNGELO está no FACADA).
Boa parte das canções saíiu depois no "Subversive By Nature", o primeiro full length da SOH. Apesar do original ser uma demo, o padrão de gravação está alto. Em menos de 20 minutos, nem precisa mais que isso, oito sons da própria banda, mais uma cover do LEPROUS, destilam toda a agressividade e brutalidade da SIEGE OF HATE num som de muita qualidade. Entre riffs e blast beats, as letras confrontam os descaminhos da época e, infelizmente, continuam atuais (só "Misleaders" poderia receber mais alguns nomes, como Dilma, Temer e Aécio). A cover da LEPROUS (que também dá nome à homenageada banda cearense), mais arrastada, é a única que diverge do estilo death/grind que caracteriza a SOH (e que pode ser bem representada pela faixa que também dá nome à SOH, "Siege of Hate").
Logo após o conteúdo da demo, temos um show, gravado em 9 de abril de 1999, cuja diferente da qualidade do som é muito aparente. A gravação da primeira do show, "Nightmares of War", é realmente muito ruim (ressalte-se, o registro, não a música). Mas excluí-la do play poderia tirar a sinceridade da obra. E é possível que este seja o intuito do hoje trio fortalezense. Ao longo do show, aparentemente ajustes foram feitos e as versões ao vivo soam melhor, incluindo também covers de DORSAL ATLÂNTICA e SARCÓFAGO. As paradas para Bruno Gabai se comunicar com o público inclusive ajudam a transportar o ouvinte para aquela noite em 1999. E até mesmo uma alfinetada na SARCÓFAGO pode ser conferida. E a velocidade com que Dângelo ataca a bateria é algo de dar pena (dos bumbos). O músico, ainda um moleque na época, era um prodígio capaz de produzir blast beats ultra-rápidos.
Condensados em uma única faixa, músicas da própria SIEGE OF HATE e covers de ícones do grind (EXTREME NOISE TERROR, NAPALM DEATH) e do hardcore/crossover (GAROTOS PODRES/RATOS DE PORÃO), fecham a obra. A sensação é que Dângelo está batendo na sua cabeça.
Hoje a SOH é formada por Bruno Gabai (voz/guitarra), George Frizzo (baixo) e Saulo Oliveira (bateria).
01. Obscene Truth
02. Self-Defense Contradictions
03. Ridiculous Dignity
04. Subversive by Nature
05. Nightmares of War
06. Siege of Hate
07. Forthcoming Holocaust
08. Misleaders
09. Leprous
10. Nightmares of War (live)
11. Fake (live)
12. Dor (DORSAL ATLÂNTICA) (live)
13. Self-Defense Contradictions (live)
14. Forthcoming Holocaust (live)
15. Leprous (LEPROUS)
16. Hate (SARCÓFAGO) (live)
17. Downfall (live)
18. The Choosen Ones (live)
19. Siege of Hate (live)
20. Misleaders (live)
21. Obscene Truth / Self Defense Contradictions / Bulshit Propaganda (EXTREME NOISE TERROR), / Nightmares of War / Subversive By Nature / Papai Noel (GAROTOS PODRES) / Siege of Hate / Leprous (LEPROUS) / Dor (DORSAL ATLÂNTICA) / Ridiculous Dignity / D-Generation / No Junk (RATOS DE PORÃO) / Misleaders / Control (NAPALM DEATH)
Formação (da gravação da demo)
Bruno Gabai - Vocal, Guitarra
Ricarte Neto - Baixo
Wilker D'Angelo - Bateria
Amaudson Ximenes - Guitarra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O vazio deixado pelo Edguy
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
A honesta visão de Humberto Gessinger sobre saída de Augustinho Licks em 1993
5 discos dos anos 2020 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez
Joe Bonamassa elege o maior guitarrista de rock; "transformou a guitarra em uma arma"



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



