Lacrimosa: "Einsamkeit", a obra prima da tristeza
Resenha - Einsamkeit - Lacrimosa
Por Rafael Lemos
Postado em 31 de maio de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento do fantástico debut "Angst", Tilo Wolf lança seu segundo trabalho, "Einsamkeit", na minha opinião o melhor de toda a carreira da banda. Pode-se dizer que é uma continuação natural do trabalho anterior, pois a sonoridade sombria é muito parecida entre eles, assim como a produção, estética musical e letras, desta vez conduzidas pelo tema que intitula o álbum, a solidão. Se trata de uma verdadeira obra prima da arte gótica e darkwave alemã, um trabalho que cheguei a viciar a ponto de ouvir repetidamente todos os dias por horas a fio.
Pela primeira vez, o Lacrimosa se tornou uma banda de verdade, pois no álbum anterior Tilo Wolff era quem tocava todos os instrumentos. As composições melancólicas, no entanto, continuaram sendo totalmente de sua autoria. A banda contava, além dele, com Philippe Alioth no piano e teclado (função que dividia com Tilo), Roland Thaler na guitarra, Stelio Diamantopoulos no baixo e Eric the Phantom no violino, além do uso de sintetizadores e bateria eletrônica programados por Tilo. Data da época desse álbum as primeiras apresentações da banda.
Um piano triste e muito bem executado inicia o disco com "Tränen der Sehnsucht - Part I and II", assemelhando ao som de uma caixinha de música, que abruptamente é substituído por ruídos e por um baixo marcante. A voz assombrosa de Tilo vem em seguida, elevando a música a um desespero aterrorizante.
"Reißende Bircke" é a melhor música do disco, com um som grave de teclado que preenche o cômodo no qual se ouve a música. A bateria é hipnótica, em ritmo constante. Tilo tem uma das mais brilhantes interpretações nesta música, abrindo sua alma à canção com sua voz cavernosa.
Uma música de um circo decadente inicia a faixa título, uma das melhores letras da banda, abordando de maneira poética poética solidão. Em relação à letra, "Diener eines Geistes" não fica muito atrás, abordando o conflito maniqueísta entre o bem e o mal que existe no interior de cada um de nós. Musicalmente, esta música é aquele gótico mais dançante, típico do final dos anos 80 na Alemanha, com um baixo tocado em volume alto e com andamento muito bem marcado.
Ruídos e sussurrose lamentos compõem "Loblied auf die Zweisamkeit", uma música de ritmo lento que segue com sombrias preces próximas ao seu final.
A última música é a belíssima"Bresso", que narra a despedida amorosa em um leito de morte. Embalada por um piano, encerra com um choro de Tilo Wolff.
A edição em cd de 2002 conta com a bônus "Ruin", que segue o estilo decadente do disco. A edição em cd, em digipack, possui encarte com desenhos, fotos, letras e informações técnicas.
Se você nunca ouviu o início do Lacrimosa, este trabalho se faz obrigatório, pois ele sintetizou todo o desespero que Tilo Wolff sentia e quis passar com a sua arte.
Faixas:
1- Tränen der Sehnsucht - Part I and II
2- Reißende Bircke
3- Einsamkeit
4- Diener eines Geistes
5- Loblied auf die Zweisamkeit
6- Bresso
7- Ruin (bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify

Anne Nurmi se recupera e já tem data para voltar ao Lacrimosa



