Harpago: Metal revolucionário para headbangers subversivos!
Resenha - Submundo Metálico - Harpago
Por Willba Dissidente
Postado em 23 de março de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chegando ao seu quarto registro, o primeiro em CD e não em vinil, o power trio paulista continua em sua resistência ao comercialismo lançando agora um EP. Ainda que o nome da banda seja um referência direta ao som instrumental do primeiro EP do HARPPIA, o HARPAGO é uma banda que superou suas influencias originais desenvolvendo sonoridade própria na fronteira (ou linha de chegada) que separa e une o Heavy ao Speed Metal clássico. Dedicando o disco aos desajustados sociais e repudiando racismo, homofobia, xenofobia e conservadorismo, venha juntar-se à resistência underground do HARPAGO acompanhando a resenha!
Ainda que o power trio paulista ainda não tenha gravado um full-length, não obstante os já nove anos de carreira, eles sempre trouxeram músicas inéditas a cada a novo título e o "Submundo Metálico" não é diferente. Começando com uma introdução em que o Heavy cadenciado segue a leitura de um poema muito atual (ou de qualquer outro tempo), e antecede o Speed Metal da faíxa título "Submundo Metálico", o novo EP marca a entrada do guitarrista Leandro Wild (do VINGANÇA SUPREMA), renovando e mantendo as características do HARPAGO, sem a tornar uma banda de Thrash Metal. O vocal de Claudio segue com influência de DORSAL ATLÂNTICA, ainda que mais fixo e sem se aventurar nos agudos e graves de Carlos Vândalo; poderia ser chamado de um vocalista preguiçoso, ou que conhece e sabe bem os limites de sua própria voz para nunca fazer feio.
O baixo segue eficaz fazendo a cama para a bateria pesada de viradas criativas de Igor. Com clima de gravação ao vivo na retomada após o solo e no fim, a "Submundo" desemboca em "Dimensão Além". Com começo também cadenciado, esse som é ótimo Speed Metal e um excelente cartão de visita do trabalho. Não obstante o título sugerir uma viagem espacial, a canção fala de um indivíduo que rompeu com os dogmas religiosos e descobriu um novo mundo, uma nova dimensão. Se "Dimensão" tem a linha de baixo mais criativa, as guitarras mais bem sacadas estão em "Ao Cair da Guilhotina"; faixa que aborda a Revolução Francesa com enfase na interpretação jacobina (inclusive com narração em francês ao final).
A única faixa não inédita no disco é a regravação de "Portal do Inferno" do ALTA TENSÃO, com participação do próprio Adilson "Big" Fernandes, o vocalista original do grupo mato-grossense. O HARPAGO teve ideia de fazer uma divisão de vocais, incluindo frases, backing vocals e jograis. Na teoria funcionaria muito bem, porém o vocalista original gravou sua voz muito aguda, o que a fez soar desconexa; faltando o punch / agressividade que sua garganta registrou originalmente em 1986. No mais a execução instrumental foi feita nota a nota.
Além do áudio, a parte gráfica de "Portal Do Inferno", assinada por Thiago Boller, é suprema, incluindo fotos e cenários não só de extremo bom gosto, mas total condizentes com a proposta de revolução e insurreição popular contra o conservadorismo e notadamente antagônicos à igreja, que é marca característica do HARPAGO. O encarte de oito páginas ainda inclui as letras (haverá quem dirá que é um encarte muito produzido meramente para um EP!). A produção feita no Duna estúdio é a mais bem acertada pelo conjunto até então, ainda que timbres mais rasgados nas cordas talvez casassem melhor com a proposta do grupo.
Resultado final, qual o Sisifo, citado na música "Dimensão Além", que lembra que os mortais para viverem em plenitude devem se concentrar na atividades cotidianas e serem criativos, o HARPAGO é inventivo sem sair das fronteiras da sonoridade oitentista, evitando assim que o disco caia na repetição e monotonia. "Submundo Metálico" é indicado aos headbangers sem preconceitos sociais e pelas melhorias nas composições e, principalmente, na produção, deve agradar até quem não curtiu o trampos anteriores. E que venham nos próximos!
HARPAGO:
Cláudio - Baixo e Voz
Leandro - Guitarra
Igor - Bateria
Discografia:
Futuro Decadente (Demo / Split, digital, 2012)
Libertação (Single, Vinil, 2013)
Harpago / Antroforce (EP / Split, vinil, 2015)
Submundo Metálico (EP, Cd, 2016)
Submundo Metálico - 2016 - 19:17 - Nacional - Anti-Herói Records.
01 . Prólogo (01:59)
02 . Submundo Metálico (05:43)
03 . Dimensão Além (03:57)
04 . Ao cair da Guilhotina (03:43)
05 . Portal do Inferno (03:54)
Site relacionado:
http://www.facebook.com/pages/Harpago/250835968355326?fref=ts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


