Basttardos: Rock Pesado Sem Fronteiras!
Resenha - Dois Contra o Mundo - Basttardos
Por Vitor Sobreira
Postado em 08 de março de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Realmente, fazer algo que nos agrade, não tem preço, ainda por cima, se for bem feito e verdadeiro, sem se importar com opiniões negativas e olhares tortos. Assim acontece com a banda carioca Basttardos e sua mais do que interessante sonoridade, que não se deixa aprisionar pelas fronteiras da limitação, buscando elementos em diversas ramificações do Rock Pesado e do Metal. Sendo um trio, é impressionante notar igualmente a força que emana de suas composições, logo em seu primeiro registro, conhecido como ‘Dois Contra o Mundo’, lançado em abril de 2013, de maneira independente.
Antes de tudo, aos desavisados, deixo apenas uma "advertência": não se preocupem em tentar rotular o som destes caras, pois será uma tarefa árdua, e sem previsões de sucesso... Ou seja, apenas curta, em alto e bom som, e repare nas referencias de Rock´n´Roll, Stoner, Hard Rock, Metal, Alternativo, discretas pitadas de Hardcore, temas relacionados ao "Velho Oeste" (principalmente pela arte de capa), Terror e muito mais, com peso, modernidade e atitude!
Em formato ‘digipack’, o material agrada logo na primeira audição pela criatividade e por nos apresentar faixas demasiadamente trabalhadas, que esbanjam muitos detalhes e com uma boa qualidade de gravação, sendo que a cada apreciação, se torna uma agradável aventura musical - conduzida por músicos, que tocaram com muito ‘feeling’.
Por ser de curta duração - com menos de 25 minutos, em um total de 6 faixas, fica muito fácil manter o ‘repeat’ ativado, e principalmente com músicas tão bacanas, como a potente abertura "Sua Cama", a primeira que conheci, e que inclusive recebeu um vídeo clipe, seguida por "Nem Agoniza" que sempre me lembra um pouco o Black Sabbath, por causa dos riffs e do clima sorumbático, e, "Presencio Tua Ausência", que transita entre uma espécie de balada e momentos introspectivos. Apesar do título e de seus segundos iniciais com aquela conhecida musiquinha de antigas caixinhas de jóias (onde se abria a tampa, e surgia uma bailarina), "Fake", não é cantada em inglês, muito menos abre mão do peso e agressividade, juntamente com a título "Dois Contra o Mundo", que encerra este primeiro capítulo de uma história bastardamente original, mantendo em alta, o pique de todas as faixas citadas, e deixando explicito que mais coisas boas, viriam pela frente.
É importante registrar ainda, que o CD, contou também com a colaboração e participação especial de Patrick Dias (teclado, na faixa 3), Igor Santos (baixo, nas faixas 2 e 4), Melchiades Martins (guitarra solo e Slide final, também na faixa 3) e Affonso Velasquez (baixo), que deram uma grande força aos seus parceiros. Além do mais, o integrante/personagem Terceiro Elemento, ainda gera muita curiosidade, pelo mistério de sua identidade e caracterização, baseada em famosos assassinos de filmes de terror. Afinal de contas, qual seria sua origem? Bom... Isso, com certeza, são apenas os próprios músicos da banda quem sabem explicar, mas logicamente guardam este segredo, a sete chaves. Confira o som, sem medo!!
Formação:
Alex Campos (vocal, guitarra, violão, slide e backing vocal)
‘Terceiro Elemento’ (baixo)
Bernardo Martins (bateria)
Faixas:
01 – Sua Cama
02 – Nem Agoniza
03 – Presencio Tua Ausência
04 – Olhos Negros
05 – Fake
06 – Dois Contra o Mundo
Outras resenhas de Dois Contra o Mundo - Basttardos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A frase do Pink Floyd que é uma das mais famosas do rock, conforme Roger Waters
O guitarrista que mesmo numa noite ruim é melhor que Eric Clapton, de acordo com Angus Young
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



