Brutallian: Sonoridade clássica e moderna
Resenha - Blow On The Eye - Brutallian
Por Victor Freire
Fonte: Rock'N'Prosa
Postado em 01 de março de 2017
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O som de raiz do heavy metal, como aquele praticado pelo Judas Priest e pelo Accept, foi sempre algo que atraiu minha atenção. Ultimamente não me deparei com bandas assim no mercado, mas eis que surge, direto de São Luiz/MA, o Brutallian.
A banda formada por Pablo Barros (vocal), Lex Wave (guitarra), Rayan Oliveira (bateria) e Fabio Matta (baixo) lançou o seu debut, o Blow on the Eye (2015), respeitando todos esses elementos, fazendo um som clássico com uma cara nova. Isso tudo é observado em Blow on the Eye. A faixa-título abre o álbum da melhor forma possível, com um refrão em coro que dá vontade de cantar junto. Black Karma continua na mesma linha com uma introdução bastante forte — riff bem clássico. Além dos coros e dos riffs na guitarra, destaco as linhas vocais das músicas — achei muito bem escritas, variando entre graves e agudos.
I, the Scoundrel se diferencia um pouco das outras, arrisco a dizer que possui uma sonoridade mais "moderna". O riff inicial foca mais no peso e deixa os elementos clássicos um pouco de lado. Além de curtir a música, gostei da presença dela no álbum para mostrar que a banda não se limita em uma linha apenas. Quando ouço músicas assim já penso nos trabalhos futuros da banda e quais novos elementos eles podem explorar para enriquecer seu trabalho. Para encerrar o álbum, voltando com a sonoridade clássica, temos Pain Masterpiece.
O Blow on the Eye (2015) conseguiu cumprir seu papel, que é o de apresentar a sonoridade do Brutallian. As músicas seguem mais ou menos a mesma linha — não estou aqui dizendo que são iguais, são de estilos parecidos, por assim dizer –, mas conseguem ser distintas entre si. O álbum possui músicas que focam mais no peso e são seguradas por riffs excelentes como Primal Sigh e Hell Is Coming With Me; e músicas que são mais velozes como You Can’t Deny Hate. Todas juntas definem bem a proposta da banda, e isso para um álbum debut é o que importa. Além dessa parte, as músicas são muito bem construídas e a qualidade da gravação está excelente.
#Tracklist:
1.A Prelude to Agression
2.Blow on the Eye
3.Black Karma
4.Primal Sigh
5.Psycho Excuse
6.You Can’t Deny Hate
7.Hell is Coming with Me
8.I, the Scoundrel
9.Pain Masterpiece
Outras resenhas de Blow On The Eye - Brutallian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "The Final Countdown" do Europe
Quando Ronnie James Dio revelou sua canção favorita do Pink Floyd; "bem diferente"
Como Rita Lee descobriu o câncer e o passo a passo do tratamento, segundo autobiografia


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



