Tangelo: Em 2017, o álbum que faltou para 2016

Resenha - Livre - Tangelo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Flavio Junior
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

2017, ano que já projetava um inicio de ano morno para música e principalmente para o rock nacional. Enganei-me. Ainda bem!

Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaTop 10: Melhores Baixistas de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chegou a mim através de um amigo o primeiro disco da banda paulistana chamada TANGELO. Confesso que nunca tinha ouvido falar e achado o nome bem esquisito. Fui além. Antes de ouvir um artista eu gosto de saber mais da história da banda, carreira e ideais para fazer uma crítica mais embasada e justa com o artista. Se o artista é mainstream e grava disco ruim, pau nele! Se o artista é independente e grava disco ruim, pondero, mas o disco não vai deixar de ser ruim.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pelo o que entendi a (ou o) TANGELO é uma banda 'meiostream'. Apresentações em TV's, rádios, disco lançado via o selo VIVA DISCOS e agenda de médio porte. Não sei nem se ganham dinheiro com a banda, mas isso não imputa qualidade no conceito da banda. Claro que dinheiro soma numa banda, mas se o conceito da banda for ruim, o som obviamente será ruim.

Esse meu amigo que indicou o som é teísta. Ou seja, crê na existência de um Deus. E com isso o levou a ter uma fé cristã. Depois de anos de loucuras e bebedeiras, da qual muito me agrada. Digo isso para sintetizar o estado de choque que fiquei ao ouvir a banda. Não ouço música cristã/gospel/loucuras de meu Deus e essa porra toda aí, mas confesso que mudei (MUITO POUCO) meu conceito em 2017 com essa banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fiquei receoso a ouvir e dizer ao meu amigo que o som é ruim e odeio ouvir 'Jesus, Jesus, Jesus, Jesus' como se a repetição duvidasse da minha capacidade de entender que no primeiro 'Jesus' eu já saberia o que ele representa na canção. Fazer um 'control + C & control + V' da bíblia numa canção (o que mais acontece, pois acredito que é mais fácil de vender e é mais fácil ficar na 'chapa branca' ao invés de impor seu raciocínio e interpretação própria) também é algo que abomino e que acontece com 99,9% dos artistas desse nicho.

Mas tivemos 0,01% que ousou, deu cara, voz, autenticidade e identidade. Esse 0,01% se chama TANGELO. Me 'venderam' Jesus muito melhor que os programas de Tv, rádios e notícias descabidas sobre pastores e suas 'empresas'. E ateu como sou: Isso vale demais!

Vamos ao disco!

01. 'A Falsa Razão' - O primeiro som que ouvi da banda e os riffs são empolgantes, matadores e a letra um belo soco na cara. É assim que se começa um disco! Viu, NX ZERO, FRESNO, MALTA e todas as bandas que falam que é rock e se maquiam muitas vezes com guitarras distorcidas, mas com uma letra digna de LUAN SANTANA.
Uma coisa que esse disco tem muito (e espero que não de forma proposital) são as frases de impactos dignas de tatuagens ou subnicks de Messenger. Frases da música: 'Pois o que habita em mim é bem maior que toda radiodifusão que quer me alienar' e 'Abri meu coração pra enxergar que amar é melhor que questionar'.
Essa segunda frase é o que me vendeu o disco inteiro. Em meio as redes sociais pulsando ódio sob diversos temas, alguns deles seriam mais fáceis adotar esse mantra: Amar é melhor que questionar. Ponto ALTÍSSIMO do disco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

02. 'Eu Sou Capaz' - Um hardcore digno dos tempos áureos de RAIMUNDOS e CHARLIE BROWN JR., mas com uma GRANDE diferença: Não é uma cópia! Tem identidade! Som bastante urbano, rápido, pesado e refrão chiclete. Ótima fórmula! A letra fica abaixo da 'A Falsa Razão', mas nem por isso perde em seu discurso. Frase da música: 'Ao acordar desatei o nó que me prendia pra subtrair'. Ponto alto do disco.

03. 'Respira.ação' - Talvez o som que defina bem o disco e sintetize a proposta do TANGELO. Melhor som do álbum. É pesado e leve ao mesmo tempo. O refrão tem a letra bem básica, mas a música INTEIRA é composta das melhores frases do disco. Com a cara de TANGELO mesmo. Solo de guitarra bem anos 80 e um último verso que ouvi umas 30x pra entender. E quando entendi foi quase como uma revelação de um plot twist. Frase da música: 'A vida é muito mais do que projeta a sua visão' (óbvio!). Ponto ALTÍSSIMO do disco.

04. 'Frequência' - É uma metralhadora de frases de impacto feitas sob medida. CHORAO ficaria feliz de ouvir isso. Mistura CHARLIE BROWN JR. + PLANET HEMP + RODOX = Frequência. Digna de levantar até o público mais 'criterioso' como o do ROCK IN RIO. Frase da música: 'Sintonize mais amor na sua frequência!'. Ponto ALTÍSSIMO do disco.

05. 'Meia Noite' - Que porrada! Riff pesadíssimo e um solo matador. O guitarrista da banda, Fabiano Andrade (me perdoem se errei) faz um trabalho excelente! A letra fica um pouco a baixo das demais. Letra simples, mas acredito que seja um som de show. Frase da música: 'Eu sou quem vai colocar clareza na retina'. Ponto médio do disco.

06. 'Calor da Febre' - Essa música particularmente eu não gostei. Letra e música abaixo. O trabalho de bateria é muito bom, porém um som dispensável do disco. Ponto baixo do disco.

07. 'Baluarte' - Outro som que tem a cara do TANGELO. Tem peso, melodia, um riff matador, tem o rap e um refrão enérgico. Gostei muito do solo de guitarra anos 80 e a parte final do disco com as vozes cantando de peito cheio. Frase da música: 'Quem vende a sua verdade em troca de alguns trocados tem o selo de vendido em sua alma eternizado'. Ponto alto do disco.

08. 'R.E.C' - Outra música dispensável do disco. O Riff é ótimo. Melodia muito boa e um solo simples e competente. Porém, vejo a parte de letra abaixo. 'Entraram na caixa' nessa música. Ótimo som aos 'crentinhos alienados'. Fala tudo o que o roteiro pede. Mas vejo abaixo, pois o TANGELO em si não segue o roteiro. E isso é ótimo! Ponto baixo do disco.

09. 'Equação' - É o som mais forte do disco. Mensagem direta, convincente, tudo se encaixa instrumentalmente e tem 'O Refrão' do CD. Poderia ser a música que representa toda uma nova cena de rock (teísta ou não) para revitalizar o gênero. A letra se expande. É ampla em todos os aspectos. Seja para um relacionamento quanto a um viés teísta. Adoraria ver esse som empurrando uma nova cena de rock cristão até. Fazer a galera acordar que o mundo não gira em torno de OFICINA G3. O problema é que as bandas cristãs independentes temem não agradar. Erro rude. Encaixam-se num roteiro para serem aceitas dentro de suas igrejas. TANGELO não parece querer agradar, e sim, soar verdadeiro. Na contramão. Boa, TANGELO! Frase da música: 'SÓ O AMOR PODE LIBERTAR'. Ponto ALTÍSSIMO do disco.

10. 'Barco a Vela' - Pra quebrar o CD inteiro e esfregar na sua cara que não estão a fim de agradar, fizeram a balada mais tapa na cara da última década. É acústica, vozes em sintonia, é pop e é radiofônico. Porém o diferencial: É pop, mas a letra é espetacular e te põe contra a parede. Na contramão do mercado que produz música pop com conteúdos descartáveis, o cuidado no encaixe da letra que te confronta é o diferencial. Souberam expor um ideal num clima intimista e simplório. NXZERO, MALTA E STRIKE: É assim! Toquem na rádio, mas digam o que de fato importa. Não duvidem da capacidade do público de vocês e possíveis novos fãs. Chega de música para revista Capricho. Ouçam TANGELO. É quase um dever! Frase da música: 'Pois amor não é só o que convém pra ti e sim a forma mais intensa de fazer o outro sorrir'. Termina o disco numa calma, porém numa crescente poética. Machuca ler essa frase, mas é o que falta em nós. Empatia. Parabéns ao compositor da música.

O disco me convenceu. Vendem o conceito junto ao som. Ao bom som. Mesmo ateu, o disco me vendeu mais a fé do que qualquer vez que alguém a tentou me fazer compreender 'a fórceps'.

Ao terminar o disco eu ouvi o EP 'Converse Rubber Tracks' e pensei: 'Porra, porque não incluíram essas e tiraram REC e Calor da Febre do CD?' Mas o TANGELO me ensinou algo além do julgamento: Foi do jeito que 'Deus' quis que fosse.

Parabéns, TANGELO! Sigam além! A frente da fraca cena de rock teísta.
Espero voos mais altos! Que o segundo trabalho veia ainda mais enérgico e com letras que me fazem refletir mais que um capitulo pretencioso de 'Black Mirror'.

Faça os ateus, como eu, engolirem a qualidade do som e perceber que vocês foram além da cópia. Vocês farão surgirem cópias. Azar de quem se arrisca...

Finalmente uma banda teísta que fugiu dos rótulos e clichês do gênero.

1. A Falsa Razão 3:26
2. Eu Sou Capaz 2:35
3. Respira. Ação 3:23
4. Frequência (ft. Alex Andrade) 3:26
5. Meia Noite (ft. Miguel Leonardo & Daniel Rodrigues) 2:18
6. Calor da Febre 2:55
7. Baluarte 3:05
8. R. E. C 3:38
9. Equação 3:37
10. Barco a Vela (ft. Rude Ribeiro & Lucas Braga) 3:28




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tangelo"


Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaHetfield
Egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Top 10: Melhores Baixistas de todos os temposTop 10
Melhores Baixistas de todos os tempos


Sobre José Flavio Junior

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336