Siod: Muito ódio entranhado
Resenha - esSIODio - Siod
Por Victor Freire
Fonte: Rock'N'Prosa
Postado em 25 de outubro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que chamou a atenção de cara no álbum do Siod é o nome. Derivado de "esse ódio", a banda formada por Umberto Buldrini (vocal e guitarra), Fabiano Gil (baixo) e André Silva (bateria) lançou recentemente o seu álbum de estréia, esSIODio (2016). Assim como o nome diz, a banda promete muito ódio em suas composições, mas isso não é sinônimo de um som "brutal". Pelo contrário, eles adotam linhas melódicas dentro do heavy metal, só que sem soar monótono.
Maldade é a primeira faixa e inicia logo com um excelente instrumental. Os riffs variam ao longo da música, que ainda conta com uma pequena parte cantada. Traumatismo Moral continua na mesma linha pesada, abrindo espaço para uma alternância entre vocais limpos e pouco guturais do Umberto – casou muito bem com a melodia. A faixa-título, esSIODio, vem logo em seguida, trazendo um puro heavy metal. Destaque para a letra carregada de ódio. Foi aí que entendi o título de "poetas do ódio", que a banda recebeu.
Paranoia e Buraco da Fé dão continuidade ao álbum. Esta última possui maiores variações na melodia, mas dentro da proposta de peso e ataques em acordes dissonantes que vinha sendo adotada nas outras músicas. Não Tira Não inicia com muito peso, mas abre espaço para muitas quebras de tempo. A bateria, inclusive, segue essa quebra, o que deu toda uma cara progressiva à música. O que chamou a atenção nela foi o espaço que a banda abriu para a criatividade. As músicas até aqui seguiam uma proposta mais "linear", por assim dizer – metal com ataques em acordes dissonantes. Mas, essa música mostrou o lado mais criativo da banda e ousado também. A sequência instrumental da música é realmente muito boa. Ela chama a atenção para o que a banda pode produzir daqui para frente. Tudo o que falei dessa música pode estendido para Cercado de Vermes. Boa sequência instrumental, com algumas variações na melodia.
O álbum, por ser o primeiro trabalho da banda, deve mostrar as reais intenções da banda, ou seja, mostrar a linha que ela quer seguir nos próximos trabalhos. Ouvindo esSIODio (2016) deu para entender muito bem o que o Siod quer e melhor, podemos perceber que a banda não se prende necessariamente ao estilo e está aberta a inclusão de novos elementos à sua música.
Tracklist:
1.Maldade
2.Traumatismo Moral
3.esSIODio
4.Paranoia
5.Buraco da Fé
6.Coragem Amigo
7.Não Tira Não
8.Cercado de Vermes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
Baterista afirma ter orgulho do álbum "Native Tongue", do Poison
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
A música do Genesis que Steve Hackett prefere na versão ao vivo
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Fates Warning - FWX é uma aula de metal progressivo
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
A banda de metal progressivo cujo vocalista participou do programa "Sai de Baixo"
O rockstar com quem Slash diz ser impossível de trabalhar; "Por que raios eu fui chamado"
A famosa cantora de Metal Sinfônico que é a "musa" do escritor Paulo Coelho



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



