Siod: Muito ódio entranhado
Resenha - esSIODio - Siod
Por Victor Freire
Fonte: Rock'N'Prosa
Postado em 25 de outubro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que chamou a atenção de cara no álbum do Siod é o nome. Derivado de "esse ódio", a banda formada por Umberto Buldrini (vocal e guitarra), Fabiano Gil (baixo) e André Silva (bateria) lançou recentemente o seu álbum de estréia, esSIODio (2016). Assim como o nome diz, a banda promete muito ódio em suas composições, mas isso não é sinônimo de um som "brutal". Pelo contrário, eles adotam linhas melódicas dentro do heavy metal, só que sem soar monótono.
Maldade é a primeira faixa e inicia logo com um excelente instrumental. Os riffs variam ao longo da música, que ainda conta com uma pequena parte cantada. Traumatismo Moral continua na mesma linha pesada, abrindo espaço para uma alternância entre vocais limpos e pouco guturais do Umberto – casou muito bem com a melodia. A faixa-título, esSIODio, vem logo em seguida, trazendo um puro heavy metal. Destaque para a letra carregada de ódio. Foi aí que entendi o título de "poetas do ódio", que a banda recebeu.
Paranoia e Buraco da Fé dão continuidade ao álbum. Esta última possui maiores variações na melodia, mas dentro da proposta de peso e ataques em acordes dissonantes que vinha sendo adotada nas outras músicas. Não Tira Não inicia com muito peso, mas abre espaço para muitas quebras de tempo. A bateria, inclusive, segue essa quebra, o que deu toda uma cara progressiva à música. O que chamou a atenção nela foi o espaço que a banda abriu para a criatividade. As músicas até aqui seguiam uma proposta mais "linear", por assim dizer – metal com ataques em acordes dissonantes. Mas, essa música mostrou o lado mais criativo da banda e ousado também. A sequência instrumental da música é realmente muito boa. Ela chama a atenção para o que a banda pode produzir daqui para frente. Tudo o que falei dessa música pode estendido para Cercado de Vermes. Boa sequência instrumental, com algumas variações na melodia.
O álbum, por ser o primeiro trabalho da banda, deve mostrar as reais intenções da banda, ou seja, mostrar a linha que ela quer seguir nos próximos trabalhos. Ouvindo esSIODio (2016) deu para entender muito bem o que o Siod quer e melhor, podemos perceber que a banda não se prende necessariamente ao estilo e está aberta a inclusão de novos elementos à sua música.
Tracklist:
1.Maldade
2.Traumatismo Moral
3.esSIODio
4.Paranoia
5.Buraco da Fé
6.Coragem Amigo
7.Não Tira Não
8.Cercado de Vermes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Três bandas de heavy metal que não possuem nenhum membro fundador em suas formações
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?
Iron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



