Twilight Force: Clichês do power melódico bem aproveitados

Resenha - Heroes of Migthy Magic - Twilight Force

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8

Todos sabem o quanto o power metal melódico decaiu nos últimos tempos. O subgênero, que era o mais proeminente do metal na década de 90 (com o auge bandas como STRATOVARIUS, EDGUY, RHAPSODY, BLIND GUARDIAN, GAMMA RAY, etc), caiu em um marasmo criativo tenebroso, se estagnando e perdendo o status de outrora. E quem diria que, em pleno 2016, seriamos surpreendidos com o surgimento de uma banda que usa e abusa dos grandes clichês do estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O TWILIGHT FORCE é uma banda relativamente nova, mas nesse seu segundo disco parece que estamos ouvindo uma pérola perdida de duas décadas atrás pois, como dito, todos os clichês estão lá: clima épico e bombástico, riffs cavalgados e solos melódicos em profusão, teclados sinfônicos e utilizado aos montes, vocais agudos, coros de guerra, e aqueles refrões para se sair cantando logo após a primeira audição do material.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disso, a temática abordada também não foge à regrão, como história conceitual que fala de fantasia (em estilo RPG), membros com nome de guerreiros, dragões (que também estão na arte gráfica), guerreiros, aço, e espadas e demais pataquadas do tipo.

Porém, tudo é feito de forma tão redonda, tão inspirada, que não há como quem já foi fã do estilo, como este que vos escreve, não ouvir o álbum com um sentimento nostálgico, curtindo muito cada uma das faixas aqui presentes. E, até por isso, o disco mostra que na verdade o que acabou por mitigar o estilo em questão não foi a manutenção de seus padrões, mas sim na falta de qualidade nesta manutenção.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sem dúvida nenhuma a maior influência dos caras aqui é o RHAPSODY (sim, o original, e não o tal "ON FIRE"), já que o clima épico e sinfônico predomina. Mas são perceptíveis também elementos de outros nomes do passado, como dos primeiros discos do CRYSTAL EYES, que primava pelo excesso de elementos melódicos, mas de forma bem orgânica, sem soar forçado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Batle of Arcane Might" é um belo exemplo de faixa de abertura deste tipo de trabalho, poderosa e com o melhor refrão do material.

Vale ainda mencionar as participações especiais de Fabio Lione (RHAPSODY, VISION DIVINE, ANGRA) e Joakim Brodén (SABATON), em "There Are Back Again" (excelente, e cheia de variações e arranjos riquíssimos, e mais um refrão brilhante) e "Heroes of Mighty Magic" (a mais épica do disco, com quase 10 minutos de duração), respectivamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas nem tudo são flores, pois falta um pouco de peso, há excessos nos citados elementos mais épicos em algumas faixas, e o vocalista Chrileon acaba se esgoelando demais e desnecessariamente em alguns momentos, soando forçado, mas nada que comprometa o resultado final satisfatório do trabalho.

Por isso, meu caro amigo leitor, se você algum dia já curtiu o famigerado power metal melódico, não deixe de conferir este trabalho do TWILIGHT FORCE, que não é nada inovador ou revolucionário, nem irá mudar a vida de ninguém, mas diverte com facilidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Heroes of Migthy Magic - Twilight Force
(2016 - Shinigami Records)

1. Battle of Arcane Might
2. Powerwind
3. Guardian of the Seas
4. Flight of the Sapphire Dragon
5. There and Back Again
6. Riders of the Dawn
7. Keepers of Fate
8. Rise of a Hero
9. To the Stars
10. Heroes of Mighty Magic
11. Epilogue
12. Knights of Twilights Might




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Marilyn Manson: Sou ainda pior fora do palcoMarilyn Manson
"Sou ainda pior fora do palco"

Bruce Dickinson: sua coleção de clássicos do MetallicaBruce Dickinson
Sua coleção de clássicos do Metallica


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliHo Goo336