Unlocking the Truth: Garotos novaiorquinos começam com pé direito
Resenha - Chaos - Unlocking the Truth
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 24 de junho de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você que mora em São Paulo já deve ter aproveitado um domingo para passear na Avenida Paulista fechada para carros, e provavelmente deve ter testemunhado um punhado de artistas anônimos de diversos estilos se apresentando para o público. Você põe fé que algum deles vai ser chamado por alguma grande gravadora?
Bem, fato é que isto deu certo para um jovem grupo de adolescentes do Brooklyn, Nova Iorque. Ainda na pré-adolescência, Malcolm Brickhouse (guitarra, vocais) e Jarad Dawkins (bateria) começaram a se apresentar nas ruas, antes mesmo de conhecerem o baixista Alec Atkins. Logo, vídeos das apresentações deles na Times Square bombavam no YouTube. A Sony moveu seus pauzinhos e acenou para eles com um contrato de quase US$ 2 milhões, que foi firmado e pouco depois reincidido pelos garotos, que alegaram sentirem-se sufocados. Eles seguiram em frente e fecharam com uma gravadora menor, a TuneCore.
Mas falemos da música, enfim. O álbum atende às expetativas de quem acreditava nos meninos? Com certeza. Não é uma obra estupenda de músicos mirins superdotados, longe disso, mas tem mais atitude que muita banda adulta, e coloca essas promessas definitivamente no mapa.
Misturando influências como Megadeth, Metallica e Deftones, o trio entrega uma série de onze faixas pesadas, maduras e profissionais, que você jamais diria serem de adolescentes se não conhecesse a banda. Mesmo que você não se apaixone à primeira ouvida, não será leviano em desprezar o material. Destaque para "A Tide", "Take Control" e a faixa-título.
Analisando o trabalho instrumental e as letras, chego à mesma conclusão que cheguei ao analisar os adolescentes do Next to None (banda de metal progressivo com o filho do Mike Portnoy): não é nada espetacular, mas ganha pontos por vir de um time de músicos pouco experientes e com muito caminho pra percorrer ainda. O vocal merece um comentário a parte: não chega a decepcionar, mas soa burocrático, pouco marcante. Seria interessante investir num quarto membro mais talentoso, afinal, estamos falando de uma banda seriamente candidata a assumir o posto dos medalhões em vias de aposentadoria.
O começo do Unlocking the Truth é promissor e faz jus à antecipação gerada pelo anúncio de Chaos. A beleza dos garotos não ficou restrita apenas à sua história (quantas bandas afro-americanas dos subúrbios você conhece? E bandas que saíram da rua e chegaram a uma grande gravadora?). E por fazerem um metal bastante padrão, sem nada de peculiar, podem montar sua comunidade de fãs com facilidade - uma facilidade inexistente para o já mencionado Next to None, por exemplo.
Chaos convence e consolida o Unlocking the Truth como promessa do metal atual. O futuro dos garotos é promissor, e só resta torcer para que deem certo - Iron Maiden e Metallica não vão existir pra sempre, sabe?
Abaixo, o lyric video de "Take Control":
1. "Chaos"
2. "Monster"
3. "A Tide"
4. "Help Me"
5. "Other Side"
6. "Numbing"
7. "Made of Stone"
8. "Ravens"
9. "Escape"
10. "FAYWB"
11. "Take Control"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Como filme de Cazuza produzido pela Globo distorceu o Barão Vermelho, segundo Goffi
O álbum do Iron Maiden com Bruce Dickinson que Paul Di'Anno achou incrível
A resposta de Rafael Bittencourt ao ser questionado se prefere Shaman ou Almah



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



