Unlocking the Truth: Garotos novaiorquinos começam com pé direito
Resenha - Chaos - Unlocking the Truth
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 24 de junho de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você que mora em São Paulo já deve ter aproveitado um domingo para passear na Avenida Paulista fechada para carros, e provavelmente deve ter testemunhado um punhado de artistas anônimos de diversos estilos se apresentando para o público. Você põe fé que algum deles vai ser chamado por alguma grande gravadora?
Bem, fato é que isto deu certo para um jovem grupo de adolescentes do Brooklyn, Nova Iorque. Ainda na pré-adolescência, Malcolm Brickhouse (guitarra, vocais) e Jarad Dawkins (bateria) começaram a se apresentar nas ruas, antes mesmo de conhecerem o baixista Alec Atkins. Logo, vídeos das apresentações deles na Times Square bombavam no YouTube. A Sony moveu seus pauzinhos e acenou para eles com um contrato de quase US$ 2 milhões, que foi firmado e pouco depois reincidido pelos garotos, que alegaram sentirem-se sufocados. Eles seguiram em frente e fecharam com uma gravadora menor, a TuneCore.
Mas falemos da música, enfim. O álbum atende às expetativas de quem acreditava nos meninos? Com certeza. Não é uma obra estupenda de músicos mirins superdotados, longe disso, mas tem mais atitude que muita banda adulta, e coloca essas promessas definitivamente no mapa.
Misturando influências como Megadeth, Metallica e Deftones, o trio entrega uma série de onze faixas pesadas, maduras e profissionais, que você jamais diria serem de adolescentes se não conhecesse a banda. Mesmo que você não se apaixone à primeira ouvida, não será leviano em desprezar o material. Destaque para "A Tide", "Take Control" e a faixa-título.
Analisando o trabalho instrumental e as letras, chego à mesma conclusão que cheguei ao analisar os adolescentes do Next to None (banda de metal progressivo com o filho do Mike Portnoy): não é nada espetacular, mas ganha pontos por vir de um time de músicos pouco experientes e com muito caminho pra percorrer ainda. O vocal merece um comentário a parte: não chega a decepcionar, mas soa burocrático, pouco marcante. Seria interessante investir num quarto membro mais talentoso, afinal, estamos falando de uma banda seriamente candidata a assumir o posto dos medalhões em vias de aposentadoria.
O começo do Unlocking the Truth é promissor e faz jus à antecipação gerada pelo anúncio de Chaos. A beleza dos garotos não ficou restrita apenas à sua história (quantas bandas afro-americanas dos subúrbios você conhece? E bandas que saíram da rua e chegaram a uma grande gravadora?). E por fazerem um metal bastante padrão, sem nada de peculiar, podem montar sua comunidade de fãs com facilidade - uma facilidade inexistente para o já mencionado Next to None, por exemplo.
Chaos convence e consolida o Unlocking the Truth como promessa do metal atual. O futuro dos garotos é promissor, e só resta torcer para que deem certo - Iron Maiden e Metallica não vão existir pra sempre, sabe?
Abaixo, o lyric video de "Take Control":
1. "Chaos"
2. "Monster"
3. "A Tide"
4. "Help Me"
5. "Other Side"
6. "Numbing"
7. "Made of Stone"
8. "Ravens"
9. "Escape"
10. "FAYWB"
11. "Take Control"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?
Paul McCartney revela solo de guitarra dos Beatles onde ele tentou soar como Hendrix
As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



