Withem: novo álbum agrada mesmo sem ser espetacular
Resenha - Unforgiving Road - Withem
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 21 de junho de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um álbum que figurou n'algumas lista de melhores do metal progressivo em 2013, o Withem volta com seu segundo lançamento The Unforgiving Road. Entre os dois trabalhos, a banda mudou sua configuração: continua sendo um quarteto, mas agora com o baixista português Miguel Pereira e sem o tecladista Ketil Ronold. O teclado substitui o baixo como instrumento relegado a um músico de apoio. De consolo para nós, brasileiro, fica o fato de que o paulista Neemias Teixeira participou de quatro faixas: "The Pain I Collected" "C’est La Vie", "The Eye in ihe Sky" e "In My Will". O restante ficou com Espen Storø (ex-Circus Maximus).
De qualquer forma, a mudança é estranha pela importância do instrumento aqui, ganhando mais destaque que as quatro cordas e tendo mesmo mais protagonismo que no lançamento de estreia. Ao menos o vocalista Ole Aleksander é membro fixo, ele que talvez é o maior destaque da banda e dono de um timbre bastante marcante, que enriquece a obra dos escandinavos.
As faixas de The Unforgiving Road são em geral curtas, porém sofisticadas. Elas trazem aquelo que tem caracterizado as bandas de metal progressivo mais recentes: uma mistura de riffs lentos e grandiosos com jogadas mais velozes e momentos serenos compactados em menos de cinco minutos, com um resultado final que quase os coloca em pé de igualdade com Haken, Special Providence e outras potências emergentes.
Digo "quase" porque, embora não deixe de ser um bom trabalho, The Unforgiving Road não tem nada de espetacular. O amor ao progressivo prenderá sua atenção, mas se você tem um ouvido menos inclinado para este gênero e está apenas caçando bandas aleatórias para conhecer, é improvável que esta ganhe sua admiração com tantas outras opções lançando discaços.
É um bom álbum, mas só. Se você está em busca de bandas novas para conhecer, ouça sem medo, mas não espere este disco próximo, muito menos acima de Affinity ou All That You Fear Is Gone em listas de fim de ano.
Abaixo, o vídeo de "Exit":
Track-list:
1. "...Intro"
2. "Exit"
3. "In the Hands of a God"
4. "The Pain I Collected"
5. "Riven"
6. "C'est la Vie"
7. "The Eye in the Sky"
8. "Arrhythmia"
9. "In My Will"
10. "Unaffected Love"
11. "Outro..."
12. "Mr. Miruz (ao vivo no Progpower USA 2014)" (faixa bônus da edição japonesa)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica
A música do Megadeth que Teemu Mäntysaari considera uma obra-prima de Marty Friedman
R.E.M. é dona da faixa que mais faz o homem chorar
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



