Withem: novo álbum agrada mesmo sem ser espetacular
Resenha - Unforgiving Road - Withem
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 21 de junho de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um álbum que figurou n'algumas lista de melhores do metal progressivo em 2013, o Withem volta com seu segundo lançamento The Unforgiving Road. Entre os dois trabalhos, a banda mudou sua configuração: continua sendo um quarteto, mas agora com o baixista português Miguel Pereira e sem o tecladista Ketil Ronold. O teclado substitui o baixo como instrumento relegado a um músico de apoio. De consolo para nós, brasileiro, fica o fato de que o paulista Neemias Teixeira participou de quatro faixas: "The Pain I Collected" "C’est La Vie", "The Eye in ihe Sky" e "In My Will". O restante ficou com Espen Storø (ex-Circus Maximus).
De qualquer forma, a mudança é estranha pela importância do instrumento aqui, ganhando mais destaque que as quatro cordas e tendo mesmo mais protagonismo que no lançamento de estreia. Ao menos o vocalista Ole Aleksander é membro fixo, ele que talvez é o maior destaque da banda e dono de um timbre bastante marcante, que enriquece a obra dos escandinavos.
As faixas de The Unforgiving Road são em geral curtas, porém sofisticadas. Elas trazem aquelo que tem caracterizado as bandas de metal progressivo mais recentes: uma mistura de riffs lentos e grandiosos com jogadas mais velozes e momentos serenos compactados em menos de cinco minutos, com um resultado final que quase os coloca em pé de igualdade com Haken, Special Providence e outras potências emergentes.
Digo "quase" porque, embora não deixe de ser um bom trabalho, The Unforgiving Road não tem nada de espetacular. O amor ao progressivo prenderá sua atenção, mas se você tem um ouvido menos inclinado para este gênero e está apenas caçando bandas aleatórias para conhecer, é improvável que esta ganhe sua admiração com tantas outras opções lançando discaços.
É um bom álbum, mas só. Se você está em busca de bandas novas para conhecer, ouça sem medo, mas não espere este disco próximo, muito menos acima de Affinity ou All That You Fear Is Gone em listas de fim de ano.
Abaixo, o vídeo de "Exit":
Track-list:
1. "...Intro"
2. "Exit"
3. "In the Hands of a God"
4. "The Pain I Collected"
5. "Riven"
6. "C'est la Vie"
7. "The Eye in the Sky"
8. "Arrhythmia"
9. "In My Will"
10. "Unaffected Love"
11. "Outro..."
12. "Mr. Miruz (ao vivo no Progpower USA 2014)" (faixa bônus da edição japonesa)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
O hit que fez Raul Seixas e Paulo Coelho se separarem porque escritor encontrou o diabo
O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos
O álbum dos anos 80 que para Bruce Dickinson é "simplesmente perfeito"



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



