Withem: novo álbum agrada mesmo sem ser espetacular
Resenha - Unforgiving Road - Withem
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 21 de junho de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um álbum que figurou n'algumas lista de melhores do metal progressivo em 2013, o Withem volta com seu segundo lançamento The Unforgiving Road. Entre os dois trabalhos, a banda mudou sua configuração: continua sendo um quarteto, mas agora com o baixista português Miguel Pereira e sem o tecladista Ketil Ronold. O teclado substitui o baixo como instrumento relegado a um músico de apoio. De consolo para nós, brasileiro, fica o fato de que o paulista Neemias Teixeira participou de quatro faixas: "The Pain I Collected" "C’est La Vie", "The Eye in ihe Sky" e "In My Will". O restante ficou com Espen Storø (ex-Circus Maximus).
De qualquer forma, a mudança é estranha pela importância do instrumento aqui, ganhando mais destaque que as quatro cordas e tendo mesmo mais protagonismo que no lançamento de estreia. Ao menos o vocalista Ole Aleksander é membro fixo, ele que talvez é o maior destaque da banda e dono de um timbre bastante marcante, que enriquece a obra dos escandinavos.
As faixas de The Unforgiving Road são em geral curtas, porém sofisticadas. Elas trazem aquelo que tem caracterizado as bandas de metal progressivo mais recentes: uma mistura de riffs lentos e grandiosos com jogadas mais velozes e momentos serenos compactados em menos de cinco minutos, com um resultado final que quase os coloca em pé de igualdade com Haken, Special Providence e outras potências emergentes.
Digo "quase" porque, embora não deixe de ser um bom trabalho, The Unforgiving Road não tem nada de espetacular. O amor ao progressivo prenderá sua atenção, mas se você tem um ouvido menos inclinado para este gênero e está apenas caçando bandas aleatórias para conhecer, é improvável que esta ganhe sua admiração com tantas outras opções lançando discaços.
É um bom álbum, mas só. Se você está em busca de bandas novas para conhecer, ouça sem medo, mas não espere este disco próximo, muito menos acima de Affinity ou All That You Fear Is Gone em listas de fim de ano.
Abaixo, o vídeo de "Exit":
Track-list:
1. "...Intro"
2. "Exit"
3. "In the Hands of a God"
4. "The Pain I Collected"
5. "Riven"
6. "C'est la Vie"
7. "The Eye in the Sky"
8. "Arrhythmia"
9. "In My Will"
10. "Unaffected Love"
11. "Outro..."
12. "Mr. Miruz (ao vivo no Progpower USA 2014)" (faixa bônus da edição japonesa)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
A banda clássica de rock que Angus Young criticou: "Pobres imitadores do The Who"
A dura opinião de Kerry King sobre os discos mais recentes do Iron Maiden
Pitty: Segundo a cantora, 2013 foi o pior ano de sua vida

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



