Haken: Sons eletrônicos marcam mais um grande trabalho
Resenha - Affinity - Haken
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 03 de maio de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após lançarem seu aclamado terceiro álbum The Mountain, e saírem em turnês ao lado de outros grupos progressivos, o sexteto britânico de metal progressivo Haken entrou em estúdio com a difícil missão de criar um trabalho tão bom quanto o anterior. A divulgação do sucessor, intitulado Affinity, foi inusitada e envolveu um site que imitava um computador dos anos 1980 e simulava um programa sendo rodado. O site da banda, inclusive, adota neste momento um layout que mimetiza essa interface.

Essa vibe eletrônica dita a atmosfera do álbum, que trata de temas mais científicos e diretos do que as letras introspectivas do lançamento anterior, o que combinou com o som menos orgânico e mais artificial. São letras sobre a relação de seres humanos com máquinas e sobre a inteligência artificial, por exemplo.
A breve introdução eletrônica "affinity.exe" só confirma o que eu disse acima. Sua sequência, "Initiate", tem aquela cara mais recente do Haken, meio pop. Mas se você é muito conservador, espere até os 2:30, quando uma sequência de riffs matadores chega com tudo. Vem então "1985", uma das melhores, com teclados de uma cristalina influência de Jordan Rudess, do Dream Theater, com quem o tecladista Diego Tejeida andou brincando em turnês recentes. Na quarta faixa, "Lapse", ele arrisca até alguns solos bem técnicos, incomuns para ele.

A épica "The Architect" impressiona menos que outras épicas do sexteto e demora mais para agradar, mas logo se mostra mais um destaque do álbum. Sua introdução de três minutos resgata vários aspectos de álbuns anteriores, como a fritação de "Pareidolia" e a orquestração de "Celestial Elixir" (respectivamente, dos álbuns The Mountain e Aquarius). A faixa conta ainda com a participação de Einar Solberg, vocalista e tecladista do ótimo grupo norueguês Leprous, que aparece para mandar uns guturais.
"Earthrise" é mais ou menos o que aconteceria se os compatriotas do Codlplay rumassem para o metal progressivo (que eles nunca tentem isso, pelamor)."Red Giant", por sua vez, leva a calmaria a outro nível, resultando numa faixa pouco empolgante e que apenas complementa o conceito do disco.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "The Endless Knot", que ganhou um lyric video, é a consumação da proposta mais eletrônica do álbum, com um ótimo breakdown meio dubstep seguido de mais competentes solos de guitarra. Talvez o vídeo tenha sido criado por conta disso, porque a faixa é uma opção de cartão de visitas para Affinity.
Encerrando a jornada, temos "Bound By Gravity", tão serena quanto "Red Giant" mas duas vezes mais longa e com um trabalho vocal que lembra Maroon 5. Parece até que estou pedindo para você pular a faixa, mas não, estou apenas descrevendo-a como é. Ela encerra tudo de maneira leve, aliviante, mas sem a chatice de "Red Giant".
Os dois últimos álbuns do Haken trazem propostas musicais opostas: primeiro, um disco de sons mais orgânicos, depois, um disco de sons eletrônicos. E para manejar esta roupagem, um membro foi fundamental: Diego Tejeida. Ele aparece em destaque ao longo de quase todo o álbum e foi absolutamente determinante para o direcionamento da banda aqui. Ele cita os anos 1980 como influência, pois a década foi marcada pelo abuso de teclados, o que levou alguns a torcerem o nariz. A ideia do mexicano-inglês era justamente subverter essa lógica de que sintetizadores demais estragam a música.

Não posso encerrar a resenha sem falar de outro cara: o baixista e Connor Green, que faz aqui sua estreia na banda (sem contar o EP Restoration). O vocalista Ross Jennings definiu o colega assim em entrevista ao The Prog Mind: "Tom (baixista anterior) era um guitarrista preso num corpo de um baixista, enquanto que Connor vive e respira o baixo". É uma descrição de impacto, mas a verdade é que sua participação ainda é tímida e burocrática demais para ousar comparações.
É interessante comparar Affinity com The Mountain musicalmente, mas tentar colocá-los em disputa é bobagem. São como aqueles lançamentos quase simultâneos e propositalmente diferentes, como Flight of the Migrator e The Dream Sequencer do Ayreon: um complementa o outro. Os dois, juntos, mostram o quanto a banda cresceu depois de Aquarius e Visions - que já são ótimos.

Abaixo, o vídeo de "Initiate":
Track-list:
1. "affinity.exe"
2. "Initiate"
3. "1985"
4. "Lapse"
5. "The Architect"
6. "Earthrise"
7. "Red Giant"
8. "The Endless Knot"
9. "Bound By Gravity"

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos
A lista definitiva das músicas favoritas de Paul McCartney, segundo a Far Out
O disco que saiu das apresentações ao vivo do Iron Maiden em 2011 e nunca mais voltou

Cruise to the Edge fecha lineup da edição de 10 anos com 33 atrações do mundo prog
Haken anuncia a saída do guitarrista Charlie Griffiths e do baixista Conner Green
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

