Mutantes: Explosão radioativa musical em Tudo Foi Feito Pelo Sol
Resenha - Tudo Foi Feito Pelo Sol - Mutantes
Por Rafael Lemos
Postado em 02 de maio de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Tudo foi feito pelo Sol" coroou os Mutantes como um grupo capaz de elaborar complexas passagens musicais, sendo um dos melhores discos do gênero progressivo nacional.
Após as gravações de "O A e o Z", trabalho que marcou a estréia do grupo no Rock Progressivo, Os Mutantes mudou o nome pra somente Mutantes começou a passar por brigas internas, que culminou com a saída de quase todos os integrantes da banda. Restando somente Sérgio Dias (voz, guitarra e cítara), este reformulou a banda com músicos cariocas: Ruy Mota (bateria), Antônio Pedro de Medeiros (baixo) e Tulio Mourão (órgão, o único careta da banda). O resultado foi outro disco tão explosivo como o anterior, gravado nos mesmos moldes: a base de LSD.
Sérgio Dias está tocando melhor ainda guitarra do que no disco anterior, extremamente afiado, o que já pode ser sentido nos primeiros solos de "Deixe entrar um pouco d'água no quintal".
Um dos destaques está na instrumental "Pitágoras", onde Tulio Mourão nos brinda com belas passagens de piano.
Até o final do disco, temos músicas mais serenas, como "Desanuviar" e outras mais Rock and Roll, como "O contrário de nada é nada", outras com solos de órgão ("Cidadão da Terra"), além da belíssima faixa título, totalmente contemplativa, onde o baixista Antônio Pedro dá um show a parte.
A luxuosa edição em CD que saiu em 2006 em digipack contém, como bônus, o ep "Cavaleiros negros", onde de longe, se destaca a faixa título, uma das melhores músicas da banda. A capa é ótima, onde podemos ver várias coisas: um cálice? Uma pessoa rindo? Um sol?
Uma pena muitos desconhecerem essa fase progressiva dos Mutantes. Podemos dizer que Sérgio Dias foi o grande salvador do grupo, que viria a passar por várias outras mudanças de integrantes, gravação de um álbum ao vivo até o seu final.
Faixas:
01- Deixe entrar um pouco d'água no quintal
02- Pitágoras
03- Desanuviar
04- Eu só penso em te ajudar
05- Cidadão da Terra
06- O contrário de nada é nada
07- Tudo foi feito pelo Sol
Bônus:
08- Cavaleiros negros
09- Tudo bem
10- Balada do amigo
Um dos poucos registros em vídeo dessa fase:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Mutantes não tocavam no Brasil todo nos anos 1970?
A banda de rock que se afastou e Tim Maia ficou com saudades do convívio
A banda dos anos 1990 que Sérgio Dias dos Mutantes adorou: "Deu canja e não saia do palco"
A curiosa letra original no feminino de "Balada do Louco" que Rita Lee compôs
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


