Chris Cornell: "Higher Truth, seu mais recente álbum
Resenha - Higher truth - Chris Cornell
Por Raphael Oliveira
Postado em 15 de abril de 2016
Para quem conhece esse grande vocalista, que já foi frontman de grandes bandas como Soundgarden e Audioslave, pode se surpreender com esse ótimo disco, mesmo sem as guitarras pesadas e melancólicas do grunge e até sem os efeitos e riffs marcantes que o guitarrista Tom Morello entregava de bandeja para nós fãs na época do Audioslave.
Tive uma grande surpresa ao ouvir um disco praticamente acústico, praticamente um disco Folk, mas não esses "folks" moderninhos e sim ótimos violões, timbres e um pouco do seu vocal super potente, lógico um pouco mais comedido.
As três músicas do início são o cartão de visita pois entregam lindas melodias, principalmente a faixa que abre o disco, Nearly Forgot My Broken Heart, que inicia com um uma introdução tocada no banjo e que ganha arranjos de cordas de muito bom gosto.
Outro destaque positivo é a faixa Worried Moon, não sei se é porque sou muito fã, mas me lembrou bastante canções como Blackbird e Jenny Wren do mestre Paul Mccartney. Com um refrão marcante e mais uma vez destaque para o ótimo desempenho vocal do já veterano Chris Cornell.
Esse disco me lembrou bastante um disco de outro ícone da música Grunge, que é o Eddie Vedder. O vocalista do Pearl Jam também lançou discos mais voltados para essa sonoridade Folk, que são os discos, Ukulele Songs (2011) e o disco que é trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem (2007), ótimos discos e que também remete a um outro lado de um grande vocalista que ficou conhecido por uma sonoridade diferente do que é apresentado.
Outro destaque é a música Josephine, estilo voz e violão, onde as linhas vocais são muito bem exploradas, e mais uma vez o arranjo de cordas ganha destaque do meio para o final da música.
A faixa que dá nome ao disco, Higher Truth tem um arranjo mais voltado para o piano, mas também não deixa de trazer belas melodias, e é impressionante como ele consegue sair de um ponto comum nos seus arranjos, sempre vem um acorde inesperado e apesar de ter uma cara mais pop, a música cumpre o seu papel e pela primeira vez no álbum ouvimos uma guitarra distorcida.
Mas não se empolgue, logo voltamos para uma linha mais acústica que permeia todo o disco. Circling é mais uma música acústica que ganha tons "eletrônicos" mas nem tanto, no meio da canção, mas ainda assim o senhor Cornell consegue nos surpreender com certos acordes inesperados no meio da canção.
Esses são os destaques deste ótimo disco, vemos uma outra faceta de um grande vocalista, que consegue caminhar em várias estradas e estilos e manter um ótimo nível nas suas canções. Ficamos por aqui com essa breve análise com uma música do Higher Truth que se chama Misery Chain, que esteve presente na trilha sonora do filme 12 anos de Escravidão. Até a próxima!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses lança duas novas canções
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Eloy Casagrande é um "Mestre Jedi da bateria", afirma guitarrista do Slipknot
Os 10 melhores discos do rock dos anos 90, segundo o Rate Your Music
Paralamas do Sucesso: a desilusão amorosa de Herbert Vianna que inspirou "Meu Erro"


O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



