Woslom: Mantendo-se no topo do thrash metal contemporâneo
Resenha - A Near Life Experience - Woslom
Por Junior Frascá
Postado em 14 de abril de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após lançarem um dos melhores discos de thrash metal nacional de todos os tempos, o espetacular "Evolustruction", o WOSLOM manteve-se ativo, com tours pelo Brasil e exterior, e o lançamento do DVD "DestrucTVsion". E agora os caras retornam com seu terceiro trabalho, desta vez com o suporte de uma grande gravadora no mercado nacional, a Shinigami Records, mostrando novamente todo o seu poder de fogo.

Mesmo com uma importante baixa em sua formação (a saída do baixista Francisco Stanich), a banda manteve toda sua essência, e conseguiu novamente trazer um trabalho diferenciado, e cheio de qualidade.
Se no disco anterior era perceptível um lado mais melódico, dessa vez o thrash metal energético e visceral retorna com tudo, e temos aqui o trabalho mais pesado do WOSLOM, sem sombra de dúvidas. As duas faixas que abrem o CD, "Underworld of Agression" e "A Near Life Experience", são totalmente insanas e brutais, com um peso avassalador, assim como "Lords of War", com trechos inclusive de death metal, muita velocidade, e riffs fantásticos.
Alias, nesse ponto, não há como não citar o trabalho excepcional de Rafael Iak, o principal compositor da banda, que é uma verdadeira máquina de criar riffs absurdos, pois todas as faixas possuem uma quantidade enorme deles. E neste ponto também é acompanhado Silvano Aguilera, outro destaque, com um dos vocais mais marcantes do estilo atualmente.

A cozinha também dá um show a parte, com ótimas variações, com o monstro Fernando Oster quebrando tudo, e o novo baixista, André Mellado mostrando muita técnica, e agregando ainda mais peso à sonoridade da banda.
No geral, todas as faixas são bem trabalhadas, com muitas variações de andamento. Ou seja, esqueça aquele thrash "retão", pois aqui os caras buscam por composições mais técnicas, com uma preocupação constante com cada arranjo, cada variação, cada melodia. Escutem, por exemplo, "Redemption", na qual são claramente perceptíveis essas características, com um clima caótico que a permeia por completo, mesmo sendo a faixa mais melódica do disco, com um refrão dos mais marcantes.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Ou seja, essa preocupação de tornar as músicas agradáveis, com boas melodias, mesmo diante do total brutalidade, continua sendo um dos grandes diferenciais da banda, e a chave para o seu destaque na cena.
Ah, e vale lembrar que a versão nacional traz um excelente cover para "Thrashers Return", do BYWAR.
O único ponto que talvez possa ser mencionado como negativo em relação ao disco anterior, mas que não interfere em nada no resultado final do trabalho, é que as letras dessa vez seguiram um pouco mais os clichês do thrash, tratando de temas como violência urbana, agressividade, ode ao thrash (o título da faixa "Total Speed Thrash" já reflete bem isso...) e outros, enquanto no trabalho anterior as letras abordavam temas mais introspectivos e diferenciados.

Todavia, trata-se de um disco tão bom quanto "Evolustruction", e mantém o WOSLOM no topo do estilo.
Por isso, podem se orgulhar, caros amigos leitores, pois mesmo diante de todas as mazelas desse país, e das dificuldades de se tocar um estilo tão underground por aqui, a melhor banda do thrash metal contemporâneo é nossa! E, inclusive, os medalhões do estilo vão ter que suar sangue para conseguirem superar este como o melhor disco do estilo em 2016.

A Near Life Experience - Woslom
(Shinigami Records - 2016)
1. Underworld of Aggression
2. A Near Life Experience
3. Brokenbones
4. Lapses of Sin
5. Redemption
6. Unleash Your Violence
7. Lords of War
8. Total Speed Thrash
9. Thrasher s Return
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
Van Halen disponibiliza show "Live Without a Net" na íntegra online
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
System of a Down emplaca terceira música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
As músicas que Brian May mais gostaria que Freddie Mercury tivesse cantado ao vivo
Os 10 países onde o Sepultura mais fez shows ao longo de sua carreira
Mike Portnoy confessa que não curte nenhum álbum do Iron Maiden após década de 1980

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

