Matérias Mais Lidas

Timo Tolkki: citando Andre Matos, ele cancela masterclass após vender 5 ingressosTimo Tolkki
Citando Andre Matos, ele cancela masterclass após vender 5 ingressos

Rainbow: o curioso método de teste para entrar na banda de Ritchie BlackmoreRainbow
O curioso método de teste para entrar na banda de Ritchie Blackmore

System of a Down: a música escatológica que gerou briga e quase acabou com a bandaSystem of a Down
A música escatológica que gerou briga e quase acabou com a banda

Greta Van Fleet: Não temos nada a ver com o MetallicaGreta Van Fleet
"Não temos nada a ver com o Metallica"

Charlie Brown Jr: a briga de Chorão com Marcelo Camelo, detalhada por Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
A briga de Chorão com Marcelo Camelo, detalhada por Tadeu Patolla

Supertramp: A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da bandaSupertramp
A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da banda

Metallica: 10 das performances vocais mais subvalorizadas de James HetfieldMetallica
10 das performances vocais mais subvalorizadas de James Hetfield

Iron Maiden: quais eram os discos favoritos de Steve Harris e Adrian Smith em 1985Iron Maiden
Quais eram os discos favoritos de Steve Harris e Adrian Smith em 1985

Iced Earth: após acordo, Jon Schaffer é liberado; veja vídeo da saída do tribunalIced Earth
Após acordo, Jon Schaffer é liberado; veja vídeo da saída do tribunal

Scorpions: a reação de Klaus Meine ao ouvir versões forró para músicas da bandaScorpions
A reação de Klaus Meine ao ouvir versões forró para músicas da banda

Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no BrasilJimmy Page
Quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil

Cannibal Corpse: vocalista não entende interesse dos internautas por seu largo pescoçoCannibal Corpse
Vocalista não entende interesse dos internautas por seu largo pescoço

Megadeth: 5 músicas que os guitarristas precisam ouvir, segundo o MusicRadarMegadeth
5 músicas que os guitarristas precisam ouvir, segundo o MusicRadar

Restart: após uma década, como está garota do meme puta falta de sacanagemRestart
Após uma década, como está garota do meme "puta falta de sacanagem"

AC/DC: casamento de Lady Di e Príncipe Charles inspirou canhõesAC/DC
Casamento de Lady Di e Príncipe Charles inspirou canhões


Señores: Saudade dos tempos em que o rock era de esquerda!

Resenha - Señores - Balões de Ar

Por Paulo Henrique de Assis Faria
Em 30/03/16

Nota: 8

Quando alguém chega e me pergunta: "O Punk Rock brasileiro resiste?", eu digo categoricamente: com certeza! Assim como os manifestantes que ocuparam as escolas públicas pelo país no final de 2015. Secundaristas estes, contrários à privatização do ensino estadual. Um exemplo vivo deste desbravamento contracultural é a banda goiana Señores, que acaba de lançar seu terceiro disco de estúdio. Os caras possuem uma extensa carreira, que já passa dos 15 anos de duração. O novo registro chama-se "Balões de Ar" e conta com letras de cunhos altamente políticos. Destaco abaixo as músicas que mais me chamaram a atenção, dentre as 18 faixas apresentadas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum começa com a animada "Os donos da Atmosfera" que faz alusão aos abusos que a humanidade faz com o proletariado; usando a degradação do meio ambiente como referência. Duas críticas certeiras em uma. A pegada da canção segue a letra e, tem um refrão executado em plenos pulmões pelos vocalistas e irmãos Rafael Saddi (guitarra) e Fred Saddi (baixo). Bom início.

A segunda é a rápida "Me deixa sentir o ar", que segue a temática conceitual lírica. Destaco aqui as referências aos americanos do GREEN DAY. Último grande grupo Punk de qualidade do mainstream mundial. O baterista Maurício "Ramone" mostra a que veio com suas viradas rápidas. A linha de vocal do refrão é bem elaborada e de conteúdo chiclete.

A número três é a intelectual "Quem é esse homem?", que traz claras referências ao pensador anarquista russo Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (1814 - 1876). O trecho: "Se não se produz mais balões de ar/Os ricos também não vão respirar", é excelente e, mostra que a classe trabalhadora é essencial para mantimento da sociedade. Se estas pessoas perceberem seu real valor, não vão deixar os ricos – que gozam do consumismo exacerbado – explorarem seus respectivos empregados com salários baixos e direitos trabalhistas limitados. É uma crítica objetiva ao "Status Quo" e à segregação. Muito boa!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro destaque é a quinta "Teorias Insanas". Esta, aliás, é uma das que mais fazem sucesso no repertório do trio nos shows. Com toques de RAMONES, eles seguem a linha de raciocínio com contestação social. A letra brada para que não desistas dos seus ideais de um mundo melhor e mais justo. Pensamentos revolucionários propagados por Mikhail Bakunin (que novamente é citado).

A décima faixa, intitulada "Ocupem a Cidade!" mostra a qualidade do Señores em criticar. Com refrão pegado – que lembra palavras de ordem contra a repressão do Estado – os caras passam, como poucos, a sua mensagem contra os desmandos dos governantes. Me lembrou as ótimas músicas de "Cabeça Dinossauro" do TITÃS. O instrumental é bem executado, com riffs fortes e precisos de Rafael.

Na sequência temos a forte "Recua Polícia", canção de maior destaque dos caras. A letra remete à ofensiva truculenta e desmedida da Polícia Militar de Goiás contra os catadores de lixo da cidade de Aparecida de Goiânia há dez anos. Os trabalhadores foram impedidos de atuação no lixão local e, um forte protesto foi organizado para resistência. O vocalista Rafael Saddi participou ativamente da manifestação e chegou a compor a letra com os próprios catadores. O caso de repressão me lembrou o do ataque da polícia pra cima dos moradores do "Parque Oeste Industrial", bairro localizado na periferia de Goiânia. O caso teve repercussão nacional e ocorreu em 2005. No embate, os militares visavam retirar do local 3000 famílias que ocupavam o referido terreno. Mesmo atacados por balas de borracha e bombas de efeito moral, os ocupantes resistiram e expulsaram os soldados. Nesta, existe ainda interessantes participações do rapper Natal Daris. A junção de Rap e Punk aqui funcionou muito bem!

O penúltimo destaque é exatamente a penúltima música, "A Rebelião dos Insanos". A composição instrumental mantém a tradicional pegada Punk. A letra é ácida, pois critica atitudes hipócritas de indivíduos existentes em nosso meio social brasileiro. Aqui reconheço a "loucura" citada como "fascismo" que alguns cultuam. É uma verdadeira inversão de valores que culminam, muitas vezes, na barbárie e repressão.

A derradeira "Bakunin", encerra com chave de ouro o registro. Como seu título mesmo conota, é um manifesto de apoio ao pensador – amplamente referendado – Mikhail Bakunin. A letra é a mais profunda de todas. É como se ouvíssemos uma aula histórica, de como tentar compreender os ideias anarquistas e materialistas. Aliás, o vocalista e principal letrista dos goianos, Rafael Saddi, é professor doutor em História da Universidade Federal de Goiás. Isso explica muita coisa, acredito eu. O instrumental é muito bem executado, com destaque para a bateria cheia de variações, riffs pesados e o baixo pegado. A linha de vocal é bem realizada também. Em seus quase setes minutos de duração, a faixa final é a melhor de todas!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Balões de Ar" é um disco conceitual, que mostra como poucos a visão de mundo de um grupo. O Rock nacional deixou de ser comercial. Mas também parou de ser um contestador das mazelas da sociedade. O Señores entrega um trabalho sincero e bem feito. Com arte repleta de ilustrações bem feitas no encarte. Todo esse conceito vem na contramão dessa onda conservadora. As únicas ressalvas que realizo é que algumas músicas são curtas e poderiam ser melhor exploradas. Senti ainda falta de solos de guitarra. No mais é algo novo e fora dos padrões do âmbito roqueiro atual. Ah... que saudade dos tempos em que o rock era de esquerda! Ótimo trabalho deste trio que carrega a bandeira da revolta popular – de fato – em pleno centro-oeste do país. Recomendadíssimo!

Membros:

Vocais e guitarra: Rafael Saddi
Vocais e Baixo: Fred Saddi
Bateria: Maurício "Ramone"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Señores – Balões de Ar (2016 – Independente - Brasil)

01. Os donos da Atmosfera
02. Me deixa sentir o ar
03. Quem é esse homem?
04. A Lei da Gravidade
05. Teorias Insanas
06. Seis Dimensões
07. Um Corpo no Ar
08. Dias Roubados
09. Toda Vez Que Ela Chora
10. Ocupem a Cidade!
11. Recua Polícia
12. O Sopro do Vento Norte
13. Carlos Traiu
14. A Ordem dos Médicos
15. Espero (Introdução)
16. Espero
17. A Rebelião dos Insanos
18. Bakunin

Page da banda:
https://www.facebook.com/bandasenores/?fref=ts

Veja clipe conjunto das músicas "Donos da Atmosfera" e "Me deixa sentir o ar":

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Slipknot
Como são os membros da banda sem as máscaras?

Steven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeasSteven Tyler
Primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas


Sobre Paulo Henrique de Assis Faria

Paulo Henrique de Assis Faria é jornalista e mora em Goiânia. Suas especialidades são o Jornalismo Cultural, sobretudo o Jornalismo de Rock. Já fez parte do programa de televisão "Tribos do Rock" e atualmente é o editor do blog "Crônicas de PH". Fã assíduo de Rock é vocalista de duas bandas goianienses, a Opus Hominis (Power Metal) e Black Griffin (Hard Rock e Heavy Metal).

Mais matérias de Paulo Henrique de Assis Faria no Whiplash.Net.