Chrome Over Brass: Rock instrumental de alto nível
Resenha - Chrome Over Brass - Chrome Over Brass
Por Mário Pescada
Postado em 08 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Multi-instrumentista resolve montar um projeto solo para gravar um disco completo onde tocará todos os instrumentos, fará a gravação e a produção em seu próprio estúdio, tudo por sua conta. O que poderia ser coisa de quem sofre de megalomania ou um registro monótono com intermináveis experimentações e demonstrações do seu talento, termina como um ótimo disco de rock!
Chrome Over Brass (COB) é a banda de Alex Garcia-Rivera, baterista, técnico de bateria e engenheiro de gravação residente em Boston/EUA. Músico multi-instrumentista, já tocou, gravou e excursionou com diversas bandas da cena underground punk/hardcore norte-americana como SHELTER, CONVERGE, MADBALL, COLISEUM, etc., além de também ser o baterista da banda punk/hardcore GIVE UP THE GHOST, conhecida anteriormente como AMERICAN NIGHTMARE (tiveram de mudar de nome devido a um processo judicial movido por uma banda que alegou ser a dona do nome).
Apesar de toda essa bagagem punk/hardcore, o som do disco é um rock instrumental pesado com forte apoio na bateria (nem poderia ser diferente), mas que não foi feito exclusivamente aos amantes desse instrumento. É justamente aí que está o grande mérito do disco, na sua capacidade de agradar ouvintes de várias vertentes do rock. Dá para identificar toques dos anos 60/70, post-rock, metal, progressivo e até uso de sintetizadores Moog.
O disco foi todo gravado em um processo 100% analógico em fitas de 2 polegadas, sem nenhuma edição digital e lançado em vinil de 12 polegadas. Todos os instrumentos foram gravados em takes únicos, uma verdadeira raridade no processo atual que é de colar e copiar as melhores partes de diversos takes formando uma única faixa. Ponto para ele!
Apesar do bom nível geral do disco, destaco Elephants Never Forget com sua pegada tribal, Bear Attack, Fighting With Tooth And Nailgun, Moogs For Moderns cheia de viradas, baixo distorcido e efeitos Moog, Jeeps On Safari e One Night In St. Regis. O serviço de streaming da Apple elegeu o disco como um dos melhores álbuns de metal de 2015 (apesar dele extrapolar o estilo).
Nas suas apresentações ao vivo, Alex toca bateria tendo de fundo uma gravação com os demais instrumentos, no melhor estilo workshop.
Confira a faixa Bear Attack
Ouça o disco na íntegra
Faixas:
01 - Elephants Never Forget
02 - Bear Attack
03 - Crush On The Derbyshire
04 - Here Come The Stukas (lançada originalmente como single em 2014 sob o nome de Stukas In The Wind)
05 - Black Rainbow
06 - Fighting With Tooth And Nailgun
07 - Moogs For Moderns
08 - Jeeps On Safari
09 - One Night In St. Regis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Resenha - Ten Years After - Marenna
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
Com 174 shows, Wacken Open Air 2026 vende todos os ingressos
"O Angra foi formado com escolhas estéticas, não tinha mocorongo ali", diz Regis Tadeu
Ritchie Blackmore,ex-Deep Purple, fala sobre sua complicada relação com Ian Gillan
"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



