Chrome Over Brass: Rock instrumental de alto nível
Resenha - Chrome Over Brass - Chrome Over Brass
Por Mário Pescada
Postado em 08 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Multi-instrumentista resolve montar um projeto solo para gravar um disco completo onde tocará todos os instrumentos, fará a gravação e a produção em seu próprio estúdio, tudo por sua conta. O que poderia ser coisa de quem sofre de megalomania ou um registro monótono com intermináveis experimentações e demonstrações do seu talento, termina como um ótimo disco de rock!
Chrome Over Brass (COB) é a banda de Alex Garcia-Rivera, baterista, técnico de bateria e engenheiro de gravação residente em Boston/EUA. Músico multi-instrumentista, já tocou, gravou e excursionou com diversas bandas da cena underground punk/hardcore norte-americana como SHELTER, CONVERGE, MADBALL, COLISEUM, etc., além de também ser o baterista da banda punk/hardcore GIVE UP THE GHOST, conhecida anteriormente como AMERICAN NIGHTMARE (tiveram de mudar de nome devido a um processo judicial movido por uma banda que alegou ser a dona do nome).
Apesar de toda essa bagagem punk/hardcore, o som do disco é um rock instrumental pesado com forte apoio na bateria (nem poderia ser diferente), mas que não foi feito exclusivamente aos amantes desse instrumento. É justamente aí que está o grande mérito do disco, na sua capacidade de agradar ouvintes de várias vertentes do rock. Dá para identificar toques dos anos 60/70, post-rock, metal, progressivo e até uso de sintetizadores Moog.
O disco foi todo gravado em um processo 100% analógico em fitas de 2 polegadas, sem nenhuma edição digital e lançado em vinil de 12 polegadas. Todos os instrumentos foram gravados em takes únicos, uma verdadeira raridade no processo atual que é de colar e copiar as melhores partes de diversos takes formando uma única faixa. Ponto para ele!
Apesar do bom nível geral do disco, destaco Elephants Never Forget com sua pegada tribal, Bear Attack, Fighting With Tooth And Nailgun, Moogs For Moderns cheia de viradas, baixo distorcido e efeitos Moog, Jeeps On Safari e One Night In St. Regis. O serviço de streaming da Apple elegeu o disco como um dos melhores álbuns de metal de 2015 (apesar dele extrapolar o estilo).
Nas suas apresentações ao vivo, Alex toca bateria tendo de fundo uma gravação com os demais instrumentos, no melhor estilo workshop.
Confira a faixa Bear Attack
Ouça o disco na íntegra
Faixas:
01 - Elephants Never Forget
02 - Bear Attack
03 - Crush On The Derbyshire
04 - Here Come The Stukas (lançada originalmente como single em 2014 sob o nome de Stukas In The Wind)
05 - Black Rainbow
06 - Fighting With Tooth And Nailgun
07 - Moogs For Moderns
08 - Jeeps On Safari
09 - One Night In St. Regis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Hojerizah: uma banda que deve ser revisitada (sempre)
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco
"Tudo que eu não queria ser": o guitarrista com quem Jeff Beck não queria ser comparado
O clássico do Black Sabbath que fala sobre o fim do mundo e apresenta um herói que fracassa

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



