Chrome Over Brass: Rock instrumental de alto nível
Resenha - Chrome Over Brass - Chrome Over Brass
Por Mário Pescada
Postado em 08 de janeiro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Multi-instrumentista resolve montar um projeto solo para gravar um disco completo onde tocará todos os instrumentos, fará a gravação e a produção em seu próprio estúdio, tudo por sua conta. O que poderia ser coisa de quem sofre de megalomania ou um registro monótono com intermináveis experimentações e demonstrações do seu talento, termina como um ótimo disco de rock!
Chrome Over Brass (COB) é a banda de Alex Garcia-Rivera, baterista, técnico de bateria e engenheiro de gravação residente em Boston/EUA. Músico multi-instrumentista, já tocou, gravou e excursionou com diversas bandas da cena underground punk/hardcore norte-americana como SHELTER, CONVERGE, MADBALL, COLISEUM, etc., além de também ser o baterista da banda punk/hardcore GIVE UP THE GHOST, conhecida anteriormente como AMERICAN NIGHTMARE (tiveram de mudar de nome devido a um processo judicial movido por uma banda que alegou ser a dona do nome).
Apesar de toda essa bagagem punk/hardcore, o som do disco é um rock instrumental pesado com forte apoio na bateria (nem poderia ser diferente), mas que não foi feito exclusivamente aos amantes desse instrumento. É justamente aí que está o grande mérito do disco, na sua capacidade de agradar ouvintes de várias vertentes do rock. Dá para identificar toques dos anos 60/70, post-rock, metal, progressivo e até uso de sintetizadores Moog.
O disco foi todo gravado em um processo 100% analógico em fitas de 2 polegadas, sem nenhuma edição digital e lançado em vinil de 12 polegadas. Todos os instrumentos foram gravados em takes únicos, uma verdadeira raridade no processo atual que é de colar e copiar as melhores partes de diversos takes formando uma única faixa. Ponto para ele!
Apesar do bom nível geral do disco, destaco Elephants Never Forget com sua pegada tribal, Bear Attack, Fighting With Tooth And Nailgun, Moogs For Moderns cheia de viradas, baixo distorcido e efeitos Moog, Jeeps On Safari e One Night In St. Regis. O serviço de streaming da Apple elegeu o disco como um dos melhores álbuns de metal de 2015 (apesar dele extrapolar o estilo).
Nas suas apresentações ao vivo, Alex toca bateria tendo de fundo uma gravação com os demais instrumentos, no melhor estilo workshop.
Confira a faixa Bear Attack
Ouça o disco na íntegra
Faixas:
01 - Elephants Never Forget
02 - Bear Attack
03 - Crush On The Derbyshire
04 - Here Come The Stukas (lançada originalmente como single em 2014 sob o nome de Stukas In The Wind)
05 - Black Rainbow
06 - Fighting With Tooth And Nailgun
07 - Moogs For Moderns
08 - Jeeps On Safari
09 - One Night In St. Regis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
O estilo punk que Kurt Cobain considerava uma grande besteira
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
O grande álbum do Século 21 para George Martin, o "quinto Beatle"
Site americano aponta banda que é a maior piada do metal de todos os tempos



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



