Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
Por André Garcia
Postado em 14 de outubro de 2023
O rock setentista foi marcado pela transição dos diametralmente opostos rock progressivo e punk, no começo da segunda metade da década. Paralelo a isso, surgiu o Van Halen com seu guitarrista que mudou para sempre a forma de se tocar o instrumento, provocando um impacto comparado ao de Jimi Hendrix 10 anos antes.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 2018 ao programa de rádio do guitarrista do Sex Pistols, Jonesy's Jukebox, Slash comentou o impacto provocado por Eddie Van Halen no mundo do rock:
"Sou um grande fã de Eddie [Van Halen], como pessoa e como músico. Eu adorei o álbum 'Van Halen', de 1978, quando ele foi lançado. Aquele estilo que ele tinha, sempre considerei algo que ninguém mais conseguia fazer como ele. E então aquilo se disseminou. Definitivamente, não segui por aquele caminho quando comecei a tocar guitarra, mas, ao mesmo tempo, fui indiretamente influenciado por ele. Porque ele é um músico incrível, com habilidade e feeling excepcionais."
"O pessoal muitas vezes não percebe tanto essa parte dele, como percebe todas as coisas pirotécnicas que ele faz. Quando 'Van Halen' foi lançado, assim que ouvi aquele disco, fiquei tipo... em 1978, eu tinha 13 anos, e ainda não tinha começado a tocar guitarra, mas mesmo assim aquilo marcou o fim do rock como o conhecíamos. Jamais esquecerei aquela sensação, aquela vibe dos anos 60 e 70 que estava evoluindo, aquela coisa punk rock… E tudo o que estava acontecendo até aquele momento, tudo mudou completamente. Aquilo foi o que deu início à era do 'hair metal' que aconteceu em Los Angeles, com certeza."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps