Nad Sylvan: Courting the Widow soa como o velho Genesis anos 70
Resenha - Courting the Widow - Nad Sylvan
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 16 de novembro de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não muitos músicos experimentam a emoção de conhecer seus ídolos e influências e muitos menos logram tocar com suas inspirações. Imagine a emoção de Nad Sylvan, quando Steve Hackett ligou pra ele em abril de 2012, convidando-o para cantar em três faixas de Genesis Revisited II, onde o guitarrista regravou faixas de sua clássica ex-banda prog. A colaboração foi mais além e Sylvan viajou o mundo em shows com Mestre Hackett.
O parentesco vocal com Peter Gabriel e Phil Collins deve ter pesado deveras o convite. Fã confesso do Genesis, à semelhança vocal some-se forte influência sonora, ambas presentes no álbum Courting the Widow, trabalho solo de Nad Sylvan, lançado em outubro. A maior parte do álbum pode ser descrita como uma banda prog em fins dos 70’s homenageando o Genesis. Basta escutar a abertura midtempo de Carry Me Home para ser transportado à época do lançamento de Duke. A voz do norte-americano criado na Suécia certamente causará a mesma celeuma entre fãs genesianos, quando a enxurrada de grupos Neo Prog de outrora emulava o cantar de Gabriel/Collins. Cópia ou acaso de semelhança, é preciso algum tempo para se acostumar, porque a comparação (desfavorável para Sylvan) é inevitável.
Os teclados são puro Tony Banks; atente para aquele som assobiado das teclas na faixa-título. As guitarras são maciçamente Hackett; confira os 9:41 sublimes minutos de Echoes of Ekwabet, com solos de flauta e guitarra capazes de emocionar montanhas. Ponto everéstico de Courting the Widow; saudosistas do Genesis progressivo chorarão.
Há até uma tentativa de Supper’s Ready. To Turn the Other Side é uma suíte de mais de 22 minutos, cheia de mudanças de ritmo e tempo, instrumentação variada, epítome do prog sinfônico. Mas, jamais consegue elevar-se ao patamar de Echoes of Ekwabet. Canções quilométricas como Close to the Edge, do Yes; Remember the Future, do Nektar e, claro, Supper’s Ready conquistam o interesse logo no início. To Turn the Other Side não, e jamais ultrapassa o nível de boa. Arrepia imaginar o que Nad teria conseguido se tivesse recheado a melodia superior de Echoes e fizesse dela o épico do álbum.
Nas 4 canções finais a sombra genesiana é menos evidente e Sylvan exerce um prog ainda setentista, mas mais genérico no bom sentido. Ship’s Cat é uma fofura que conquistará gateiros e a derradeira Long Slow Crash Landing abre como marcha de bolero raveliano para incorporar a guitarra de Mestre Hackett em pessoa, costurando com elegância pela faixa sisuda.
Courting the Widow suscitará amores e ódios: será visto como homenagem ou usarão o velho clichê "melhor álbum que o Genesis não fez", será acusado de cópia barata. Muito mais homenagem que cópia, Sylvan deveria trazer sorrisos aos fãs de Genesis por vermos o legado ainda importando, 40 anos depois do período que mais influencia o álbum.
Tracklist
1. Carry Me Home
2. Courting The Widow
3. Echoes Of Ekwabet
4. To Turn The Other Side
5. Ship´s Cat
6. The Killing Of The Calm
7. Where The Martyr Carved His Name
8. Long Slow Crash Landing
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


