Cássia Eller: registro caseiro da cantora em seus primórdios

Resenha - Espírito Do Som Vol. 1 Segredo - Cássia Eller

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Claudinei José de Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 6

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

É lançado, pela gravadora Coqueiro Verde, um conjunto de gravações caseiras de Cássia Eller, realizadas na cidade de Brasília, no final do ano de 1983, bem antes do início de sua trajetória discográfica.

5000 acessosMetalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosLemmy Kilmister: "Esta coisa de Black Metal me faz rir!"

Antes de, em 1990, gravar seu primeiro álbum, a cantora Cássia Eller já era dona de toda uma trajetória artística. Apesar disso, seus dois primeiros álbuns são uma espécie de busca do seu legítimo lugar na música nacional, definido no disco "Cássia Eller", lançado em 1994. Aí se tem a sua marca registrada: uma intérprete transitando entre o Rock e a MPB, porém, sempre com uma pegada rockeira sobressaindo em suas interpretações.

"O Espírito Do Som Vol. 1 Segredo - Cássia Eller Em Brasília" é uma espécie de rascunho da Cássia Eller conhecida. São gravações caseiras realizadas em Brasília, bem antes do início de sua trajetória discográfica oficial e, assim, tem um apelo muito grande para os fãs que gostam de colecionar tudo do seu artista preferido.

E, como rascunho, o que há de melhor nas gravações foi aprimorado em seus álbuns oficiais e lapidado em suas experiências de palco. É só comparar a versão de "Golden Slumbers" daqui com a que Cássia gravou para o DVD "Submarino Verde E Amarelo". Além de "Golden Slumbers", o gosto da cantora pelos Beatles também se manifesta em versões de "For No One" e "Happiness Is A Warm Gun".

A bela versão de "Sua Estupidez", de Roberto e Erasmo ao lado de "Segredo", de Luiz Melodia e de "Ne Me Quitte Pas", do cancioneiro francês poderia indicar um conjunto esquizofrênico, no entanto, são todas vergadas pela forte personalidade artística de Cássia e, assim, há coesão no conjunto de canções.

Há, ainda, a gravação de "Flor Do Sol" composição de Cássia. A cantora ainda gravaria suas raras composições nos dois primeiros discos, abandonando, em seguida, o costume.

O fato de as gravações serem apenas voz e violão somado à voz ainda "verde" da cantora, a qual, em algumas canções, padece de um vibrato estridente transmite um certo ar monótono ao álbum (o álbum "O Lado Do Avesso", também em voz e violão, gravado bem depois, descontando os aspectos técnicos da gravação, escancara a evolução artística de Cássia), o que não quer dizer que não vale a pena ouvi-lo, principalmente se se for uma admirador do trabalho da artista, ainda mais nesses tempos onde uma tal de Maria Gadú é saudada como "a nova Cássia Eller". O álbum ajuda a por as coisas em seu devido lugar.

Cássia Eller: "retrato da artísta quando jovem
Cássia Eller: "retrato da artísta quando jovem

Tracklist do CD:

1."Segredo"
2."For No One"
3."Happiness Is A Warm Gun"
4."Flor Do Sol"
5."Ne Me Quitte Pas"
6."Airecillos"
7."Ausência"
8."Sua Estupidez"
9."Good Morning Heartache"
10."Golden Slumbers"

Gravadora: Coqueiro Verde

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Cassia Eller"

PsicografiaPsicografia
Uma suposta carta do espírito de Cássia Eller

Cássia EllerCássia Eller
Viúva diz que carta psicografada não é da cantora

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Cassia Eller"

MetalcoreMetalcore
Os trabalhos essenciais do estilo segundo About.com

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Esta coisa de Black Metal me faz rir!"

HumorHumor
Você está ouvindo rock progressivo demais quando...

5000 acessosJoão Gordo: Crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro5000 acessosAC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott5000 acessosEstado Islâmico: jovem de 15 anos é decapitado por ouvir música ocidental5000 acessosDerek Riggs: a inspiração para a capa do álbum Iron Maiden5000 acessosPolêmica eterna: O rock pesado tem um "pai"?

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online