Cássia Eller: registro caseiro da cantora em seus primórdios
Resenha - Espírito Do Som Vol. 1 Segredo - Cássia Eller
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 17 de outubro de 2015
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É lançado, pela gravadora Coqueiro Verde, um conjunto de gravações caseiras de Cássia Eller, realizadas na cidade de Brasília, no final do ano de 1983, bem antes do início de sua trajetória discográfica.
Antes de, em 1990, gravar seu primeiro álbum, a cantora Cássia Eller já era dona de toda uma trajetória artística. Apesar disso, seus dois primeiros álbuns são uma espécie de busca do seu legítimo lugar na música nacional, definido no disco "Cássia Eller", lançado em 1994. Aí se tem a sua marca registrada: uma intérprete transitando entre o Rock e a MPB, porém, sempre com uma pegada rockeira sobressaindo em suas interpretações.
"O Espírito Do Som Vol. 1 Segredo - Cássia Eller Em Brasília" é uma espécie de rascunho da Cássia Eller conhecida. São gravações caseiras realizadas em Brasília, bem antes do início de sua trajetória discográfica oficial e, assim, tem um apelo muito grande para os fãs que gostam de colecionar tudo do seu artista preferido.
E, como rascunho, o que há de melhor nas gravações foi aprimorado em seus álbuns oficiais e lapidado em suas experiências de palco. É só comparar a versão de "Golden Slumbers" daqui com a que Cássia gravou para o DVD "Submarino Verde E Amarelo". Além de "Golden Slumbers", o gosto da cantora pelos Beatles também se manifesta em versões de "For No One" e "Happiness Is A Warm Gun".
A bela versão de "Sua Estupidez", de Roberto e Erasmo ao lado de "Segredo", de Luiz Melodia e de "Ne Me Quitte Pas", do cancioneiro francês poderia indicar um conjunto esquizofrênico, no entanto, são todas vergadas pela forte personalidade artística de Cássia e, assim, há coesão no conjunto de canções.
Há, ainda, a gravação de "Flor Do Sol" composição de Cássia. A cantora ainda gravaria suas raras composições nos dois primeiros discos, abandonando, em seguida, o costume.
O fato de as gravações serem apenas voz e violão somado à voz ainda "verde" da cantora, a qual, em algumas canções, padece de um vibrato estridente transmite um certo ar monótono ao álbum (o álbum "O Lado Do Avesso", também em voz e violão, gravado bem depois, descontando os aspectos técnicos da gravação, escancara a evolução artística de Cássia), o que não quer dizer que não vale a pena ouvi-lo, principalmente se se for uma admirador do trabalho da artista, ainda mais nesses tempos onde uma tal de Maria Gadú é saudada como "a nova Cássia Eller". O álbum ajuda a por as coisas em seu devido lugar.
Tracklist do CD:
1."Segredo"
2."For No One"
3."Happiness Is A Warm Gun"
4."Flor Do Sol"
5."Ne Me Quitte Pas"
6."Airecillos"
7."Ausência"
8."Sua Estupidez"
9."Good Morning Heartache"
10."Golden Slumbers"
Gravadora: Coqueiro Verde
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
A Perfect Circle e Puscifer confirmam show conjunto em São Paulo
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
Os 10 maiores discos de heavy metal da história para Ozzy Osbourne
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico
A canção que Dave Mustaine, líder do Megadeth, menos gosta
Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"


7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Sérgio Serra teve carreira quase destruida pelo álcool: "Ninguém mais queria tocar comigo"



