Mother Love Bone: 25 anos do CD que catalisou grunge para o mundo
Resenha - Apple - Mother Love Bone
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de julho de 2015
O LP de estreia do MOTHER LOVE BONE, ‘Apple’, chegou às lojas no dia 19 de julho de 1990, permeado por uma nuvem de tragédia. Apenas 4 meses antes, o frontman do grupo, ANDY WOOD, morrera de uma overdose de heroína. Ele tinha apenas 24 anos.
Mother Lovebone - Mais Novidades
Para seus amigos na cena musical de Seattle, sua morte foi um golpe. "Eu me senti muito só quando Andy morreu", disse Chris Cornell do SOUNDGARDEN ao jornalista Lonn Friend da revista RIP em 1992. "Eu passava muito tempo com ele e tentei canalizar sua dor de modo criativo. A maior parte do tempo eu nem sabia que ele estava se drogando. Eu ofereci a ele que viesse morar comigo, porque ele tinha acabado de sair do tratamento. Ele ia viver na ilha com os pais dele, onde ele crescera. Eu achava que seria mais duro para ele. A maior parte do tempo era eu assistindo a ele lutando contra a vontade de se injetar, de beber. Não era como observar ele pirado, era mais como viver ele agonizando. "
As coisas deveriam ter sido muito diferentes para o Mother Love Bone. ‘Apple’ deveria ter saído originalmente no mês que Wood morrera, e havia muita expectativa em relação ao disco. Isso devido em parte ao sucesso do EP ‘Shine’, de 1989, o primeiro trabalho da banda de Seattle por uma grande gravadora, mas também pela abordagem singular do Mother Love Bone. O grupo – que, além de Wood tinha os futuros membros do PEARL JAM Jeff Ament no baixo e Stone Gossard na guitarra, assim como o guitarrista Bruce Fairweather e o baterista Greg Gilmore – abraçava a tradição sem ser escravo dela.
Em ‘Apple’, o quinteto combinava momentos funk-metal, homenagens bluesy ao Led Zeppelin, carisma glam-grunge e a agressividade do hard rock com a pompa do hair metal em favor de algo com mais alma.
Quando ele finalmente foi lançado em julho, ‘Apple’ tinha perdido sua janela; na verdade, ele nem sequer conseguiu emplacar no Top 200 da Billboard nos EUA [um relançamento combinando ele e Shine em 1992, intitulado simplesmente ‘Mother Love Bone’, conseguiu bater no #77]. No fim de 1990, Ament e Gossard se reuniram na banda Mookie Blaylock [que seria rebatizada de Peral Jam logo depois] e começaram a se preparar para o que acabaria virando ‘Ten’, de 1991.
Os colegas de Wood fizeram sua parte para manter sua memória viva. Ament e Gossard uniram-se ao novo colega Mike McCready, Chris Cornell e Matt Cameron e ao produtor e tecladista Rick Parashar para formar uma banda tributo a Andy, o TEMPLE OF THE DOG, que lançou um disco autointitulado em 1991. Aquele disco acabaria registrando clássicos como ‘Hunger Strike’, e ‘Say Hello To Heaven’ que imprimiriam a marca de Wood até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista

O "Freddie Mercury" do grunge, de acordo com Chris Cornell; "ele já era um rockstar"
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


