Six Feet Under: Chris Barnes e sua insanidade estão de volta
Resenha - Crypt of the Devil - Six Feet Under
Por David Torres
Postado em 20 de maio de 2015
Após dois anos sem lançar nenhum material inédito de estúdio, Chris Barnes e seu Six Feet Under põem fim no hiato retornando com "Crypt of the Devil", o décimo primeiro álbum da carreira dos veteranos. A fama que precede Six Feet Under dentro do cenário do Death Metal mundial nunca foi das melhores, entretanto, o grupo lançou ótimos trabalhos ao longo de sua carreira e esse disco mais recente felizmente é um bom registro e não soa como um prego no caixão na discografia dos norte-americanos.
Lançado no dia 5 desse mês sob o selo da Metal Blade Records e gravado pelo guitarrista, baixista e vocalista Phil Hal (Cannabis Corpse, Municipal Waste, Iron Reagan) – que também toca baixo e guitarra nesse álbum - , mixado por Rob Caldwell (Iron Reagan, Mindscar) e masterizado por Alan Douches (Cannibal Corpse, Aborted, Death, Deicide e tantos outros), "Crypt of the Devil" também é dono de uma soberba e deslumbrante ilustração de capa ilustrada pelo vocalista Mike Hrubovcak (Monstrosity, Vile, Divine Rapture, J.J. Hrubovcak, Azure Emote), uma arte que combina perfeitamente com a proposta musical da banda e do álbum.
Six Feet Under - Mais Novidades
O álbum de inicia com "Gruesome". Primeiramente, as letras continuam recheadas de violência e temas sanguinolentos e doentios, cortesia, é claro, do "frontmen" e líder da banda, Chris Barnes, que desde os velhos tempos de Cannibal Corpse já presenteava os ouvintes com conteúdos vis e mórbidos. A faixa de abertura é dona de um "groove" insano, típico das composições da banda e já rasga os alto-falantes com seus "riffs" pesadíssimos e os guturais de Barnes, que apesar de terem sido bem prejudicados com o passar do tempo devido ao consumo abusivo de maconha, continuam monstruosos.
"Open Coffin Orgy" é a segunda faixa do álbum e a primeira a ser divulgada meses antes do registro ser oficialmente lançado. Ela é uma música que mescla momentos cadenciados e arrastados com trechos bem rápidos e agressivos, brindando a todos com bons "riffs" e solos de guitarra de Steven Swanson e dos convidados Phil Hall e Brandon Ellis, além de possuir uma "cozinha" de baixo e bateria bem encaixada pelos irmãos Phil e Josh Hall, o último também convidado para gravar o disco. Resumindo: uma típica composição do Six Feet Under! Vale mencionar que foi produzido um videoclipe recentemente para essa música. Sem deixar o trabalho esfriar, emendam com a ótima "Broken Bottle Rape", novamente trazendo doses cavalares de "riffs" doentios e solos alucinantes.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Em seguida é a vez de "Break the Cross in Half", mais um som arrastado e não menos interessante, possuindo mudanças de andamento bem encaixadas e uma truculência do mesmo nível das composições anteriores. A próxima música é "Lost Remains", uma faixa que se inicia de forma violenta e novamente sofre alternâncias rítmicas bem conduzidas.
O "riff" de "Slit Wrists" rasga os alto-falantes mais uma vez com seu "groove" devastador e "Stab", por sua vez, é uma das composições mais violentas do disco. Uma verdadeira facada no peito e nos tímpanos do ouvinte, recheada de palhetadas cortantes e viscerais, uma bateria demente e claro, os vocais sempre urrados de Barnes. O registro prossegue com "The Night Bleeds" que traz os mesmos elementos sonoros tão peculiares da banda e "Compulsion to Brutalize", que possui linhas interessantes de baixo logo em seu início, "riffs" e solos exímios, além de exalar um clima soturno bastante apropriado. Para finalizar, vem a climática e interessante "Eternal Darkness", uma das melhores faixas do álbum, contando novamente com um desempenho instrumental irrepreensível.
Sucintamente, "Crypt of the Devil" é um ótimo álbum do Six Feet Under e um ótimo álbum de Death Metal como um todo, tendo composições interessantes e que não soam forçadas ou cansativas em momento algum. Por mais que exista um grande preconceito para com a banda, é inegável que dentre os diversos altos e baixos pelo qual passaram ao longo da carreira, esse novo lançamento pertence a safra dos bons trabalhos produzidos por eles e merece ser conferido por todos os apreciadores de Death Metal.
01. Gruesome
02. Open Coffin Orgy
03. Broken Bottle Rape
04. Break the Cross in Half
05. Lost Remains
06. Slit Wrists
07. Stab
08. The Night Bleeds
09. Compulsion to Brutalize
10. Eternal Darkness
Chris Barnes (Vocal)
Steve Swanson (Guitarra)
Músicos Convidados:
Phil Hall (Guitarra Rítmica / Baixo)
Brandon Ellis (Guitarra Principal)
Josh Hall (Bateria)
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Dimmu Borgir não é black metal? Silenoz dá a sua versão
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica
Quanto Joe Satriani cobrava por cada aula de guitarra que dava para Steve Vai?
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?


Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
