Six Feet Under: Chris Barnes e sua insanidade estão de volta
Resenha - Crypt of the Devil - Six Feet Under
Por David Torres
Postado em 20 de maio de 2015
Após dois anos sem lançar nenhum material inédito de estúdio, Chris Barnes e seu Six Feet Under põem fim no hiato retornando com "Crypt of the Devil", o décimo primeiro álbum da carreira dos veteranos. A fama que precede Six Feet Under dentro do cenário do Death Metal mundial nunca foi das melhores, entretanto, o grupo lançou ótimos trabalhos ao longo de sua carreira e esse disco mais recente felizmente é um bom registro e não soa como um prego no caixão na discografia dos norte-americanos.
Six Feet Under - Mais Novidades
Lançado no dia 5 desse mês sob o selo da Metal Blade Records e gravado pelo guitarrista, baixista e vocalista Phil Hal (Cannabis Corpse, Municipal Waste, Iron Reagan) – que também toca baixo e guitarra nesse álbum - , mixado por Rob Caldwell (Iron Reagan, Mindscar) e masterizado por Alan Douches (Cannibal Corpse, Aborted, Death, Deicide e tantos outros), "Crypt of the Devil" também é dono de uma soberba e deslumbrante ilustração de capa ilustrada pelo vocalista Mike Hrubovcak (Monstrosity, Vile, Divine Rapture, J.J. Hrubovcak, Azure Emote), uma arte que combina perfeitamente com a proposta musical da banda e do álbum.
O álbum de inicia com "Gruesome". Primeiramente, as letras continuam recheadas de violência e temas sanguinolentos e doentios, cortesia, é claro, do "frontmen" e líder da banda, Chris Barnes, que desde os velhos tempos de Cannibal Corpse já presenteava os ouvintes com conteúdos vis e mórbidos. A faixa de abertura é dona de um "groove" insano, típico das composições da banda e já rasga os alto-falantes com seus "riffs" pesadíssimos e os guturais de Barnes, que apesar de terem sido bem prejudicados com o passar do tempo devido ao consumo abusivo de maconha, continuam monstruosos.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Open Coffin Orgy" é a segunda faixa do álbum e a primeira a ser divulgada meses antes do registro ser oficialmente lançado. Ela é uma música que mescla momentos cadenciados e arrastados com trechos bem rápidos e agressivos, brindando a todos com bons "riffs" e solos de guitarra de Steven Swanson e dos convidados Phil Hall e Brandon Ellis, além de possuir uma "cozinha" de baixo e bateria bem encaixada pelos irmãos Phil e Josh Hall, o último também convidado para gravar o disco. Resumindo: uma típica composição do Six Feet Under! Vale mencionar que foi produzido um videoclipe recentemente para essa música. Sem deixar o trabalho esfriar, emendam com a ótima "Broken Bottle Rape", novamente trazendo doses cavalares de "riffs" doentios e solos alucinantes.
Em seguida é a vez de "Break the Cross in Half", mais um som arrastado e não menos interessante, possuindo mudanças de andamento bem encaixadas e uma truculência do mesmo nível das composições anteriores. A próxima música é "Lost Remains", uma faixa que se inicia de forma violenta e novamente sofre alternâncias rítmicas bem conduzidas.
O "riff" de "Slit Wrists" rasga os alto-falantes mais uma vez com seu "groove" devastador e "Stab", por sua vez, é uma das composições mais violentas do disco. Uma verdadeira facada no peito e nos tímpanos do ouvinte, recheada de palhetadas cortantes e viscerais, uma bateria demente e claro, os vocais sempre urrados de Barnes. O registro prossegue com "The Night Bleeds" que traz os mesmos elementos sonoros tão peculiares da banda e "Compulsion to Brutalize", que possui linhas interessantes de baixo logo em seu início, "riffs" e solos exímios, além de exalar um clima soturno bastante apropriado. Para finalizar, vem a climática e interessante "Eternal Darkness", uma das melhores faixas do álbum, contando novamente com um desempenho instrumental irrepreensível.
Sucintamente, "Crypt of the Devil" é um ótimo álbum do Six Feet Under e um ótimo álbum de Death Metal como um todo, tendo composições interessantes e que não soam forçadas ou cansativas em momento algum. Por mais que exista um grande preconceito para com a banda, é inegável que dentre os diversos altos e baixos pelo qual passaram ao longo da carreira, esse novo lançamento pertence a safra dos bons trabalhos produzidos por eles e merece ser conferido por todos os apreciadores de Death Metal.
01. Gruesome
02. Open Coffin Orgy
03. Broken Bottle Rape
04. Break the Cross in Half
05. Lost Remains
06. Slit Wrists
07. Stab
08. The Night Bleeds
09. Compulsion to Brutalize
10. Eternal Darkness
Chris Barnes (Vocal)
Steve Swanson (Guitarra)
Músicos Convidados:
Phil Hall (Guitarra Rítmica / Baixo)
Brandon Ellis (Guitarra Principal)
Josh Hall (Bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
A música de Neil Young que George Harrison detonou: "Não sou fã, odeio sim, não suporto"
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths
Joe Elliott acha que único disco do Sex Pistols é tão planejado quanto um álbum do Genesis
Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Doro fala sobre suas novas bandas preferidas e cita nome brasileiro
O dia que Paula Toller deixou muito claro que não curte comparações com Madonna
David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters

Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão
