2polos: Uma banda que mantém o rock brasileiro vivo
Resenha - 2polos - 2polos
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 05 de maio de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após um álbum de estreia sem muito impacto e um EP acústico, os potiguares da 2polos cravaram seu nome definitivamente no rock nacional recente com um álbum autointitulado de 2013, que lhes rendeu elogios da crítica e mais atenção da imprensa especializada.
E não é por menos. O começo deste álbum autointitulado já impressiona pelo peso e pela atitude do instrumental, mas as letras melosas farão os roqueiros mais conservadores levantarem uma sobrancelha. Se não forem impacientes demais, terão a oportunidade de ver a banda assumir um tom mais "sério" a partir da terceira faixa, "A Máquina". Juntamente a "Efeito Colateral", "Reino da Ilusão" e "Humaníase", forma um grupo de canções com teores bem mais interessantes e politizados. Fazem, assim, algo parecido com o que o Hempadura faria mais tarde, em 2014.
Mas mesmo as faixas mais melosas não chegam a ser um problema por si só. É verdade que é um tiro no pé tentar fazer rock no Brasil falando de amor - você pode ganhar um CD da Globo, mas terá o eterno desprezo dos tr00 666 from hell. Mas o 2polos explora o tema de maneira um pouco mais original, ajudados pelo peso nada romântico de suas guitarras. E mesmo faixas levinhas, como o encerramento "Outono", conseguem contrastar com o resto do CD de maneira coerente, sem simplesmente "jogar" uma balada bonitinha como é costume.
Os vocais agressivos e cantados ocasionalmente em ritmo de rap dividem com os riffs de guitarra o posto de destaque no trabalho. Se na voz temos resquícios de Fresno, Raimundos e até Planet Hemp, no instrumental ouvimos desde os três citados até Creed, Adrenaline Mob e outros grupos que primam pela agressividade no instrumental.
Uma banda que ainda não conquistou a atenção merecida (como tantas outras, é verdade), mas que mantém o rock brasileiro vivo. É gratificante ver que ainda há focos de peso e atitude numa cena abarrotada de músicos fazendo baladinhas simpáticas a programas de calouros televisivos.
Abaixo, o vídeo de "A Máquina":
Track-list:
1. "Anita"
2. "Inocente"
3. "A Máquina"
4. "Até o Fim"
5. "Efeito Colateral"
6. "Seu Lugar"
7. "Sétima Chave"
8. "Um Livro Sem Final"
9. "Tão Fácil"
10. "Reino da Ilusão"
11. "19 de Agosto"
12. "Humaníase"
13. "Outono"
* O CD 2polos foi enviado ao autor do blog via correio pela assessoria de imprensa da banda e a resenha foi escrita por sugestão da mesma.
Outras resenhas de 2polos - 2polos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"
O impagável apelido que Andre Matos deu a Luis Mariutti por sua pontualidade

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



