Miasthenia: "Legados Do Inframundo", arte além do óbvio
Resenha - Legados Do Inframundo - Miasthenia
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 01 de abril de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Do "underground" do Distrito Federal, a banda Miasthenia nos brinda com "Legados Do Inframundo", álbum lançado em 2014 e que esbanja originalidade, singularidade e uma beleza incomum, sem abrir concessões.
Muitas vezes, o radicalismo do "underground" funciona como uma espécie de cortina de fumaça, escondendo a falta de talento. Porém, podemos, também, encontrar na cena, artistas que fazem arte com um senhor "A" maiúsculo, sem a preocupação com qualquer espécie de retorno, seja ele o reconhecimento midiático ou o econômico. Um representante honroso do segundo caso é a banda brasiliense de "Pagan Black Metal" Miasthenia.
Para começar, a banda passa longe do lugar comum, isto já na peculiaridade de sua formação: um trio cuja vocalista e letrista Hécate também cuida dos teclados, enquanto que Thormianak é responsável pela guitarra e pelo baixo e, completando, o baterista V. Digger. Ao vivo, as linhas de baixo são executadas através do teclado e de pedais de efeito na guitarra. Outra peculiaridade na banda: a temática das letras é centrada na cultura dos povos pré-colombianos, também chamados pelos estudiosos de ameríndios ou, pura e simplesmente, índios.
O "Pagan Black Metal" tem raízes escandinavas e, assim sendo, a cultura abordada na temática das letras é a das tribos germânicas erroneamente chamadas de "vikings". O Miasthenia, apesar de, em seus primórdios ter sido influenciado por bandas de "Black Metal" gregas e pelo paganismo da Antiga Grécia, adequa a abordagem pagã para a realidade do Brasil enquanto país americano, ao invés de bancarem os "crentes de Odin" perdidos no calor tropical. O paganismo nas letras é abordado com seriedade e conhecimento de causa (para quem se interessar, é só conferir a excelente entrevista com a vocalista Hécate na revista "Road Crew" n° 187, onde não há espaço para as obviedades da maioria dos entrevistados).
"Legados Do Inframundo", lançado em 2014 é o quarto álbum da banda e, desta vez, o paganismo das letras foca na cosmologia mítica da civilização maia, numa jornada pelo "Inframundo" ou mundo dos espíritos, erroneamente associado ao Inferno cristão pelos colonizadores. Para quem nunca ouviu o som do Miasthenia, outra peculiaridade: as letras em português e um aviso: a sonoridade da banda faz parte daquilo que se convencionou chamar "Metal Extremo", ou seja, é arte feita com técnica e beleza, porém carregada de brutalidade como se, enfim, todo o genocídio e a aculturação infligidos pelos europeus na América pudessem finalmente se manifestar na cultura dominante.
"Legados Do Inframundo" é uma espécie de tratado de História Cultural, pois contextualiza, quase que de maneira conceitual, a beleza artística como legado cultural, considerando que toda cultura se sustenta sobre oceanos de sangue e, o que é melhor, sem recorrer ao inocente erro do "mito do bom selvagem" de Jean Jacques Rousseau, vício encalacrado na historiografia ocidental.
Arte além do óbvio.
Tracklist do CD:
1."Deuses Fúnebres"
2."Saga Do Xibalbá"
3."Entronizados Na Morte"
4."Sacerdote Jaguar"
5."Tok'yah"
6."13 Ahau Katún"
7."Senhores Do Mitnal"
8."Legados Do Inframundo"
9."onde Sangram Pagãs Memórias" (Faixa Bônus)
Gravadoras: Mutilation e Misanthorpic
Outras resenhas de Legados Do Inframundo - Miasthenia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
Richard Wright e seu álbum preferido do Pink Floyd; "Eu escuto esse álbum por prazer"
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
A diferença do fãs dos EUA do Capital Inicial e do Ratos de Porão, segundo Yves Passarell



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



