Yes: Voo de Ícaro com o "Heaven & Earth'
Resenha - Heaven & Earth - Yes
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 21 de março de 2015
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2011, o YES levantou novo voo com o competente Fly From Here, resenhado aqui no Whiplash.net (link ao final). Em julho do ano passado, despencou com Heaven & Earth.
O YES em seu apogeu foi tão marcante e idiossincrático que veta a possibilidade de não se estabelecer comparações. Mesmo que se pudesse avaliar o atual trabalho sem referenciar águas passadas, os caras clamam por comparações ao colocarem um vocalista que soa como filho do clássico Jon Anderson. David Benoit foi substituído por Jon (será que é o nome de batismo dele mesmo?) Davison.
Na quase totalidade, Heaven & Earth parece uma banda de jovens Neo Prog sem muita perícia imitando o YES nos anos 90 (em seu mais moderno!). Mas, na formação atual remanescem músicos incríveis: o baixista Chris Squire, o baterista Alan White e o guitarrista Steve Howie, responsáveis por pérolas como Roundabout, Astral Traveler e Gates of Delirium (covardia citar o perfeito Close to the Edge).
Heaven & Earth é fofo como um coala, mas quem disse que o simpático animalzinho pode gravar um álbum? Mal se ouvem o baixo e a bateria, os teclados são infantis com timbres de karaokê e as canções não têm as mudanças de andamento que tornavam o YES tão fascinante e amado/odiado. Basta ouvir Believe Again ou Step Beyond para comprovar.
Imagino um fã 50tão de FM de música faceless dirigindo seu conversível a caminho duma convenção sobre o poder curativo de cristais e curtindo o clima tchap tchura de The Game ou In a World of Our Own numa freeway californiana.
O começo de It Was All We Knew chegou a me fazer lembrar ABBA, aquela prova de que a Suécia definitivamente está longe da perfeição.
Boa parcela de Light of the Ages poderia ser definida como uma canção em busca de melodia. Salva-se a plangência de Howie em trechos.
O único indicativo da majestade perdida é Subway Walls, que encerra o álbum com 9 minutos onde o baixo de Squire brilha, o teclado finalmente tem momentos adultos e está em instigante interplay com o resto. O minuto e meio final dão vontade de chorar de saudades do ápice. O YES deveria ter lançado um single!
Resenha do "Fly From Here":
Tracklist:
• Believe Again
• The Game
• Step Beyond
• To Ascend
• In A World Of Our Own
• Light Of The Ages
• It Was All We Knew
• Subway Walls
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
"O Savatage nunca devia ter parado", admite guitarrista Chris Caffery
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Bruce Dickinson escolhe a maior música que já escreveu
Shaman pegou música rejeitada do Angra e transformou em sucesso; "produtor riu dela"



As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor



