Yes: Voo de Ícaro com o "Heaven & Earth'
Resenha - Heaven & Earth - Yes
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 21 de março de 2015
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2011, o YES levantou novo voo com o competente Fly From Here, resenhado aqui no Whiplash.net (link ao final). Em julho do ano passado, despencou com Heaven & Earth.
O YES em seu apogeu foi tão marcante e idiossincrático que veta a possibilidade de não se estabelecer comparações. Mesmo que se pudesse avaliar o atual trabalho sem referenciar águas passadas, os caras clamam por comparações ao colocarem um vocalista que soa como filho do clássico Jon Anderson. David Benoit foi substituído por Jon (será que é o nome de batismo dele mesmo?) Davison.
Na quase totalidade, Heaven & Earth parece uma banda de jovens Neo Prog sem muita perícia imitando o YES nos anos 90 (em seu mais moderno!). Mas, na formação atual remanescem músicos incríveis: o baixista Chris Squire, o baterista Alan White e o guitarrista Steve Howie, responsáveis por pérolas como Roundabout, Astral Traveler e Gates of Delirium (covardia citar o perfeito Close to the Edge).
Heaven & Earth é fofo como um coala, mas quem disse que o simpático animalzinho pode gravar um álbum? Mal se ouvem o baixo e a bateria, os teclados são infantis com timbres de karaokê e as canções não têm as mudanças de andamento que tornavam o YES tão fascinante e amado/odiado. Basta ouvir Believe Again ou Step Beyond para comprovar.
Imagino um fã 50tão de FM de música faceless dirigindo seu conversível a caminho duma convenção sobre o poder curativo de cristais e curtindo o clima tchap tchura de The Game ou In a World of Our Own numa freeway californiana.
O começo de It Was All We Knew chegou a me fazer lembrar ABBA, aquela prova de que a Suécia definitivamente está longe da perfeição.
Boa parcela de Light of the Ages poderia ser definida como uma canção em busca de melodia. Salva-se a plangência de Howie em trechos.
O único indicativo da majestade perdida é Subway Walls, que encerra o álbum com 9 minutos onde o baixo de Squire brilha, o teclado finalmente tem momentos adultos e está em instigante interplay com o resto. O minuto e meio final dão vontade de chorar de saudades do ápice. O YES deveria ter lançado um single!
Resenha do "Fly From Here":
Tracklist:
• Believe Again
• The Game
• Step Beyond
• To Ascend
• In A World Of Our Own
• Light Of The Ages
• It Was All We Knew
• Subway Walls
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
"Eu estava na casa dos 30 anos quando Roger saiu do nosso pequeno grupo pop", diz Gilmour
"Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl", disse Hawkins em último show
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"

12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



