Bob Dylan: Ele foi muito bem sucedido em sua empreitada

Resenha - Shadows In The Night - Bob Dylan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

Por Claudinei José de Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Álbum lançado, em 2015, por Bob Dylan, com regravações de "standards"gravados anteriormente por Frank Sinatra.

3919 acessosA7X: o GNR havia consertado a música horrível de Bob Dylan5000 acessosSlipknot: demônio avistado em fogo durante show?

Desde o final da década de 1990, quando lançou "Time Out Of Mind" e, segundo a crítica especializada, voltou a produzir conteúdo autoral relevante, Bob Dylan assumiu de vez a estética sonora à qual sempre afirmou pertencer: o rock'n'roll da década de 1950, particularmente o produzido na gravadora Sun Records, onde Elvis Presley iniciou sua carreira.

Nas sessões que gravou na Sun, Elvis despiu "Blue Moon", um "standard" do cancioneiro norte-americano, de todo e qualquer adereço, expondo, num minimalismo arrebatador, a alma da canção. Guardadas as devidas proporções, é este o caminho tomado por Bob Dylan no álbum "Shadows In The Night", tanto que, ao divulgá-lo, em seu "site", afirmou que o maior desafio foi "traduzir" canções gravadas originalmente com orquestrações de até quarenta músicos para a formação de cinco músicos de sua banda de apoio.

Ao todo, são dez "standards" gravados anteriormente por Frank Sinatra e, ao ouvi-los, pode-se dizer que Dylan foi bem sucedido em sua empreitada. Isto não significa preterir o trabalho de Sinatra em relação ao seu: são ângulos muito diferenciados.

A sustentação do álbum se dá pela presença da "steel guitar", cumprindo a função das orquestrações originais e, assim, atribuindo às canções um caráter mundano. É o clima de espelunca de beira de estrada, de músicos curtidos pelo pó do caminho, do qual Dylan e sua banda em sua Turnê Sem Fim são tão íntimos, que tira as canções do sossego dos catálogos de colecionadores a as joga no vórtice da vida. Não há beleza na interpretação de Dylan. Não esta beleza previsível à qual nossos ouvidos estão acostumados.

Tracklist do CD:
1."I'm a fool to want you"
2."the night we call it a day"
3."Stay with me"
4."Autumm leaves"
5."Why try to change me now"
6."Some enchanted evening"
7."Full moon and empty arms"
8."Where are you?"
9."What'll I do
10."That lucky old sun"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Seguir Whiplash.Net

A7XA7X
M. Shadows achava que o GNR havia consertado a canção de Bob Dylan

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Bob Dylan"

PreçosPreços
Quanto custa para contratar a sua banda favorita

UCRUCR
Os 5 piores comerciais com astros do rock

Rock e cinemaRock e cinema
Veja grandes astros e seus intérpretes no cinema

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Bob Dylan"


SlipknotSlipknot
Demônio avistado em fogo durante show?

SoundcheckSoundcheck
Bandas que mandam bem até na passagem de som

Método científicoMétodo científico
Como escolher seu instrumento musical

5000 acessosMetal: 101 motivos para perceber que você ouve há muito tempo5000 acessosJames Hetfield: o álbum que ele volta e meia escuta novamente5000 acessosMetallica: as extravagâncias da banda para tocar no Rock in Rio5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"5000 acessosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e Mika Hakkinen5000 acessosMegadeth: dicas de cabelo com Dave Mustaine

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.