GLAY: Variedade dos antecessores deu lugar à coesão
Resenha - Music Life - GLAY
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 13 de dezembro de 2014
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma capa visivelmente inspirada em Revolver, dos Beatles - não é coincidência nem plágio, é que o artista responsável é o mesmo: Klaus Voormann - o quarteto japonês de pop rock GLAY fecha o ano de celebração de sua segunda década de carreira mainstream com seu décimo quarto álbum, Music Life. Um terço álbum de inéditas, dois terços coletânea, o disco regular pode vir acompanhado de dois discos com um total de 27 faixas marcantes da história da banda.
Diferentemente do lançamento duplo Justice/Guilty, de 2013, Music Life é um álbum mais direto ao ponto. A diversidade de outrora ainda está presente aqui, mas em intensidade visivelmente menor.
Não que isso seja um problema, por si só. Este trabalho não é nem de longe apenas uma sequência chata de riffs repetitivos. Na verdade, muitas faixas trazem seu charme particular: as linhas proeminentes de baixo em "Only Yesterday", o ska de "Uwaki na Kiss Me Girl", as guitarras de "Mousou Collector" e a introdução operática da faixa título. Mas no geral, é um disco muito coeso.
A alta qualidade, variedade e sofisticação de Justice/Guilty ficou lá em 2013 mesmo, e Music Life vem para entregar uma lista de faixas que não se destacam muito na vasta discografia do grupo (com algumas exceções), mas cumprem seu papel de "trabalhos de GLAY" - todos os temperos da banda estão aí para os fãs curtirem. Se o GLAY costuma se manter equidistante da música recheada de firulas e da música crua, este disco serve de indicador disso.
Morno e com alguns pontos altos, Music Life ajuda a manter o GLAY como um dos grupos asiáticos mais relevantes dos dias de hoje, e um nome-chave da música nipônica. Se não resgata a explosão de criatividade de Justice/Guilty, ao menos não fica abaixo da média.
Abaixo, a faixa "Only Yesterday":
Track-list da edição regular:
1. "Bleeze"
2. "百花繚乱" (Hyakka Ryoran)
3. "Only Yesterday"
4. "疾走れ!ミライ" (Hashire! Mirai)
5. "祭りのあと" (Matsuri no Ato)
6. "浮気なKiss Me Girl" (Uwaki na Kiss Me Girl)
7. "妄想コレクター" (Mousou Collector)
8. "Hospital pm9"
9. "Dark River"
10. "Till Kingdom Come"
11. "Music Life"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
A música do Judas Priest que foi gravada em 20 minutos, segundo Ian Hill
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
A sugestão de mudança no som que guitarrista do Linkin Park propôs para aceitar retorno
Como Quincy Jones salvou um grande hit pop dos anos 80 de ter sido uma canção de Heavy Metal


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



