OFF!: hardcore curto e grosso, como deve ser
Resenha - Wasted Years - OFF!
Por Alisson Caetano
Postado em 02 de outubro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo não estando a frente do CIRCLE JERKS, Keith Morris tem correspondido a sede de hardcore punk de seus fãs com seu ótimo projeto paralelo (que vem tomando ares de banda séria), o OFF!.
Com três discos de estúdio na bagagem (incluindo este Wasted Years), Keith Morris não trás absolutamente nada de novo, nem em termos de hardcore punk, muito menos em se tratando de sua carreira solo, portanto, se você nunca havia simpatizado com o CIRCLE JERKS e com hardcore, não será agora que isso ocorrerá.
O grande ponto positivo do OFF! é ser assumidamente um projeto de hardcore punk honesto e feito por quem entende do que está fazendo, onde nada soa forçado ou falso. Isso ficou mais que evidente em sua estreia, First Four EP’s (como o nome entrega, os 4 primeiro EP’s da banda reunidos) e no autointitulado, ambos com músicas rápidas, arranjos simples e os vocais rasgados de Keith Morris, tudo distribuído em cerca de 16 faixas por disco, cada uma com menos de 1 minuto.
Em Wasted Years a fórmula é mantida, o hardcore visceral é o mesmo, mas algumas mudanças sutis fazem desse disco uma audição interessante. Primeiramente, as músicas possuem maior duração, com média de 1:30 cada. A velocidade sem limites dá lugar a maiores variações de andamentos e algumas músicas mais arrastadas, mas sem descaracterizar, de maneira alguma, as características básicas do estilo.
Algo que influencia no resultado final é o menor clima de "zoação". Keith Morris sempre foi conhecido pelo sarcasmo impresso em suas composições, com críticas políticas misturadas com tiradas e muito humor negro. O teor das letras pode até ter sido mantido, mas as afinações mais baixas das guitarras e um jeito menos despojado do instrumental (e do próprio Morris) contribuem para que as músicas tenham uma cara mais séria.
Apontar destaques em um disco de hardcore punk pode parecer uma tarefa desnecessária, mas aqui algumas se sobressaem, caso de "Void You Out", "Over Your Heads" e "Hypnotized", ambas exemplos das mudanças sutis citadas acima. "Red White and Black" é mais direta ao ponto e usa da velocidade habitual do estilo, mesmo com uma mudança de ritmo no meio que a torna ainda mais interessante. "Exorcised" faz jus a seu nome e é um ótimo exorcismo em forma de hardcore punk curto e grosso e "Death Trip on the Party Train" possui até um pequeno solo de guitarra ao estilo BLACK FLAG.
Wasted Years acaba sendo uma grata surpresa de um artista veterano que sabe usar sabiamente de toda a sua experiência para fazer algo que muitos penam e falham miseravelmente: músicas mais do mesmo, mas com qualidade. Ouça em alto volume, é diversão garantida.
Tracklist:
1. Void You Out
2. Red White and Black
3. Legion of Evil
4. No Easy Escape
5. Over Our Heads
6. Hypnotized
7. It Didn't Matter to Me
8. Exorcised
9. Death Trip On The Party Train
10. I Won't Be a Casualty
11. All I Can Grab
12. Time's Not on Your Side
13. Meet Your God
14. Mr. Useless
15. You Must Be Damned
16. Wasted Years
Lineup:
Keith Morris - vocal
Dimitri Coats - guitarra
Steven Shane McDonald - baixo
Mario Rubalcaba - bateria
"Para ver a matéria original, além de conteúdo sobre hard rock e heavy metal, acesse The Freak Zine:
http://www.thefreakzine.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



