OFF!: hardcore curto e grosso, como deve ser
Resenha - Wasted Years - OFF!
Por Alisson Caetano
Postado em 02 de outubro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo não estando a frente do CIRCLE JERKS, Keith Morris tem correspondido a sede de hardcore punk de seus fãs com seu ótimo projeto paralelo (que vem tomando ares de banda séria), o OFF!.
Com três discos de estúdio na bagagem (incluindo este Wasted Years), Keith Morris não trás absolutamente nada de novo, nem em termos de hardcore punk, muito menos em se tratando de sua carreira solo, portanto, se você nunca havia simpatizado com o CIRCLE JERKS e com hardcore, não será agora que isso ocorrerá.
O grande ponto positivo do OFF! é ser assumidamente um projeto de hardcore punk honesto e feito por quem entende do que está fazendo, onde nada soa forçado ou falso. Isso ficou mais que evidente em sua estreia, First Four EP’s (como o nome entrega, os 4 primeiro EP’s da banda reunidos) e no autointitulado, ambos com músicas rápidas, arranjos simples e os vocais rasgados de Keith Morris, tudo distribuído em cerca de 16 faixas por disco, cada uma com menos de 1 minuto.
Em Wasted Years a fórmula é mantida, o hardcore visceral é o mesmo, mas algumas mudanças sutis fazem desse disco uma audição interessante. Primeiramente, as músicas possuem maior duração, com média de 1:30 cada. A velocidade sem limites dá lugar a maiores variações de andamentos e algumas músicas mais arrastadas, mas sem descaracterizar, de maneira alguma, as características básicas do estilo.
Algo que influencia no resultado final é o menor clima de "zoação". Keith Morris sempre foi conhecido pelo sarcasmo impresso em suas composições, com críticas políticas misturadas com tiradas e muito humor negro. O teor das letras pode até ter sido mantido, mas as afinações mais baixas das guitarras e um jeito menos despojado do instrumental (e do próprio Morris) contribuem para que as músicas tenham uma cara mais séria.
Apontar destaques em um disco de hardcore punk pode parecer uma tarefa desnecessária, mas aqui algumas se sobressaem, caso de "Void You Out", "Over Your Heads" e "Hypnotized", ambas exemplos das mudanças sutis citadas acima. "Red White and Black" é mais direta ao ponto e usa da velocidade habitual do estilo, mesmo com uma mudança de ritmo no meio que a torna ainda mais interessante. "Exorcised" faz jus a seu nome e é um ótimo exorcismo em forma de hardcore punk curto e grosso e "Death Trip on the Party Train" possui até um pequeno solo de guitarra ao estilo BLACK FLAG.
Wasted Years acaba sendo uma grata surpresa de um artista veterano que sabe usar sabiamente de toda a sua experiência para fazer algo que muitos penam e falham miseravelmente: músicas mais do mesmo, mas com qualidade. Ouça em alto volume, é diversão garantida.
Tracklist:
1. Void You Out
2. Red White and Black
3. Legion of Evil
4. No Easy Escape
5. Over Our Heads
6. Hypnotized
7. It Didn't Matter to Me
8. Exorcised
9. Death Trip On The Party Train
10. I Won't Be a Casualty
11. All I Can Grab
12. Time's Not on Your Side
13. Meet Your God
14. Mr. Useless
15. You Must Be Damned
16. Wasted Years
Lineup:
Keith Morris - vocal
Dimitri Coats - guitarra
Steven Shane McDonald - baixo
Mario Rubalcaba - bateria
"Para ver a matéria original, além de conteúdo sobre hard rock e heavy metal, acesse The Freak Zine:
http://www.thefreakzine.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
As 10 músicas mais pesadas do Queen, incluindo uma raridade que quase ninguém conhece
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
Paulo Ricardo revela a maior bizarrice feita pelo RPM e Ultraje nos bastidores

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



