Resenha - Becoming - Abigail Williams
Por Alisson Caetano
Postado em 02 de outubro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O black metal vem dando mostras de que soube se reinventar e, melhor ainda, que soube envelhecer com a passagem do tempo, muito devido a grande quantidade de ótimas bandas novas com sonoridades intrigantes e desafiadoras, assim como os veteranos, que não fazem feio e nos proporcionam discos com muita qualidade.
Exemplo dessa vastidão de qualidade é o ABIGAIL WILLIAMS, banda que iniciou suas atividades como uma banda de deathcore e que atualmente aborda sonoridades mais atmosféricas e melódicas do black metal.
Músicas longas, passagens contemplativas e pouca velocidade e pouco uso de blast beats são uma constante aqui.
Porém, longe de apenas copiar da cartilha, o ABIGAIL WILLIAMS segue além ao saber inserir sabiamente elementos melódicos, boas alternâncias de andamentos (mesmo que poucas) e até elementos sinfônicos em suas músicas, contribuindo e muito para que elas não se tornem enfadonhas (não raramente ultrapassando os 11 minutos de duração).
O disco abre com "Ascension Sickness", que ultrapassa 11 minutos de alternâncias atmosféricas fantásticas. O disco segue com "Radiance", música que investe em riffs gélidos e sentimentais, criando uma atmosfera depressiva muito interessante.
"Elestial" se desenrola lentamente em palhetadas sutis na guitarra, para, lentamente, se tornar um monstro em forma de black metal e um dos poucos momentos em que se vê o uso de blast beats. Porém, o ápice do disco vem com "Beyond the Veil", com mais de 17 minutos de duração, ela nos transporta para um mundo onde a trilha sonora é melancólica, depressiva e por vezes agonizante. Um belo encerramento para uma grande obra do black metal contemporâneo.
Tido por muitos como um gênero pouco desenvolvido e limitado, esses americanos do Abigail Williams estão ai para provar que o black metal mais rústico e clássico pode seguir por novas estradas e mostrar novas possibilidades. Uma ótima audição para uma noite onde você procura por algum tipo de sentimento novo.
Tracklist:
1. Ascension Sickness
2. Radiance
3. Elestial
4. Infinite Fields of Mind
5. Three Days of Derkness
6. Beyond the Veil
Lineup:
Zach Gibson – bateria
Ken Sorceron- guitarra / vocal / baixo
Ian Jekelis – guitarra
Bryan O’ Sullivan – baixo* (em Radiance)
"Para ler a matéria original, além de conteúdos e textos especiais sobre hard rock e heavy metal, acessem The Freak Zine:
http://www.thefreakzine.blogspot.com.br"
Outras resenhas de Becoming - Abigail Williams
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O filme dos anos 90 que fez Dave Mustaine dar boas risadas
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
O hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
A canção do The Smiths que, para Johnny Mars, "só a gente pode tocar"

O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



