Ecliptyka: Heavy Metal tocado de forma única e inteligente
Resenha - Times Are Changed - Ecliptyka
Por Fila Benário
Fonte: fbenariomusic
Postado em 27 de agosto de 2014
Quando surgiu há exatos doze anos na cidade de Jundiaí (Interior de SP) o Eclipyka era apenas uma boa banda formada por excelentes músicos incluindo ai a bela e carismática vocalista Helena Martins, que entre duas tímidas canções próprias tocava o que havia de melhor no Heavy Metal Melódico como: Helloween, Stratovarius, Rhapsody, Avantasia, Sonata Arctica e Angra.
O tempo foi passando e o Ecliptyka se tornou referencia na cena Heavy Metal de toda a região, após o lançamento da demo The First Petal Falls(2007) fortemente influenciada pelo Power Metal alemão a banda embarcou em uma turnê européia em 2009 se apresentando em diversos festivais na Alemanha e na Bélgica.
No ano de 2011 a banda lança o seu primeiro álbum A Tale of Decadence que teve no Brasil a sua distribuição via Die Hard Records, alçando assim o Ecliptyka como uma das maiores revelações do gênero chegando a fazer a abertura dos shows de Tarja Turunen (ex-Nightwish) e The Agonist. Diferente do primeiro EP a banda adota uma sonoridade mais pesada, coesa, fazendo linha direta do Thrash Metal com Heavy Melódico.
E eis que agora a banda lança o seu mais novo trabalho Times Are Changed, que se peca pelo pouco numero de canções – oito no total – sobra pela qualidade e primor das músicas apresentadas.
Times Are Changed vem ainda mais pesado que o seu antecessor e com uma produção ainda mais límpida, que ficou a cargo de Jean Dolabella (Ex- Sepultura) e a masterização pelo genial Maor Appelbaum que já trabalhou com Rob Halford em sua carreira solo. Nomes de peso que vieram a somar.
A faixa título que já havia sido apresentada para todos com o seu sensacional vídeo clipe no começo do ano antes mesmo do lançamento do cd é a cereja do bolo, com um instrumental pesado e moderno a canção representa o dinamismo entre os guitarristas: Hélio Valisc e Guilherme Bollini com a vocalista Helena, enquanto o primeiro nos surpreende cantando em tons altíssimos com uma voz acima da média, Guilherme faz os seus guturais com maestria, fazendo a cama para Helena brilhar com a sua potente voz.
O disco segue com a pesada To Your Final Breath e Forgotten que traz uma batida forte e atual lembrando em partes bandas do moderno cenário metal como Sentenced, In Flames e Mastodon.
O instrumental afiado da banda é o grande trunfo do disco, a já citada dupla de guitarristas cantores Hélio e Guilherme fazem solos bem sacados e redireciona toda a atenção da banda para os seus pesados riffs, a precisa cozinha formada por Eric Zambonini (baixo) e Tiago Catalá (bateria) também salta aos ouvidos, com tamanha competência, peso e velocidade como pode ser ouvida na canção What You Think You Feel. E Helena por sua vez em nada lembra aquela garotinha que timidamente cantava Carry On e The Final Sacrifice nos primórdios do grupo, em Times Are Changed ela soltou o seu poderoso vozeirão e me arrisco a dizer que é a sua melhor performance já registrada.
A pesada Embrace The Pain é provavelmente o maior destaque de Times Are Changed por ser toda cantada pelo Guilherme e os seus já tradicionais guturais enquanto Helena surge apenas no refrão com a sua voz doce e angelical. Outros destaques do álbum ficam por conta da sensacional e belíssima balada Save Me from Myself e da "modernosa" e pesadérrima If You Only Knew também com aproveitosa participação de Hélio nos vocais, que encerra muito bem o disco deixando um gostinho de quero mais.
O que faz o Ecliptyka em Times Are Changed além de consolidar ainda mais a sua carreira, é moldar o Heavy Metal tocando-o de forma única e inteligente, nas oito faixas do disco a banda poda os excessos que torna o gênero tão estereotipado, tornando assim a música acessível a todos mas sem perder a garra, competência e o profissionalismo.
Parabéns Ecliptyka, que venham mais turnês internacionais e reconhecimento mundial com esse trabalho fantástico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Bruce Dickinson: por que ele nunca usou cocaína, mas experimentou metanfetamina
Conheça as duas versões da história "Metallica X Megadeth"
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



